O cinema na desconstrução de estereótipos de género

VERTERE

O ser em (des)construção

Tipo de atividade: Filme

Duração: 50 minutos

Data Estreia: 31 maio, 19h

Localização: Auditório Laginha Serafim, DEC, Polo 2

Produção: Ponto Criação | LIPA

Descrição:

Milhares de pessoas partilham e dão sentido ao mesmo espaço. Todos os dias. Na urgência de pensar a vertigem e os lugares que cada um tenta ocupar, emergem pistas para novas perguntas, topografias urbanas e humanas, múltiplas áreas do saber que se cruzam e complementam, oportunidades em aberto, tetos por abrir e premissas por desconstruir. Nas fronteiras entre corpos que se estranham ou reconhecem, encontramos, porém, a energia que serve o movimento e a mudança conjunta.

Vertere, "girar", "mover", “mudar” é o verbo que denuncia uma viagem pelo universo da Universidade de Coimbra, partindo de um conjunto de entrevistas a estudantes e investigadores de diferentes áreas. Através do seu olhar, aspirações e expectativas, descobrimos novos lugares e pontos de partida, um veículo para refletir sobre as questões de género, a ciência e o outro.

Este filme será apresentado durante os Equality Days.

Trailer VERTERE

Destinatários: Comunidade UC (estudantes de todos os ciclos e investigadores).

Objetivos: Criação de um filme com apresentação pública em maio de 2023 a partir de trabalho com alunos da UC, nacionais e internacionais, que reflete sobre questões de género, estereótipos e igualdade de oportunidades nas diferentes áreas do conhecimento. Envolvendo a comunidade estudantil e partindo das vivências, desafios e anseios dos próprios intervenientes, alunos de diversas áreas e de ciclos de ensino distintos, o filme será o resultado de uma abordagem a estas questões transformada num objeto de criação colaborativa.

Atividades principais: Captação dentro da comunidade UC de participantes para a constituição das equipas de trabalho; realização de entrevistas exploratórias dentro da comunidade estudantil enquanto objeto múltiplo de reflexão, articulação de questões e captação de intervenientes para o filme; criação, através da prática artística fílmica, de uma linguagem visual e sonora que seja veículo de transmissão das ideias e reflexões geradas no decorrer do processo de trabalho; trabalho em rede com diferentes estruturas e organismos do universo UC; apresentação pública do filme e fomento da sua circulação nacional e internacional.

Equipa: Luisa Neves Soares (coordenação)​, Sílvia Carballo​, Joana Silva Ferrajão, Arianna Angioli​, José Gonçalves, Tomás Oliveira​ e Sam Martins​.

Entidades Parceiras: Ponto Criação e LIPA.