Guia do CES-UC promove a integração de género no Ensino Superior

Destinado a docentes de todas as áreas científicas, este guia fornece orientações úteis de resposta às exigências de um ensino sensível ao género, apresentando possíveis formas de integrar a dimensão de género no ensino superior, seja nos conteúdos curriculares, seja nas práticas pedagógicas e no comportamento em sala de aula.

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CES-UC
18 july, 2024≈ 4 min read

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) acaba de divulgar alguns dos resultados de investigação do projeto ENGENDER – Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino superior em Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

A investigação, que se encontra na sua fase final, teve como objetivo determinar o lugar ocupado pelo ensino da perspetiva de género nos diferentes campos disciplinares do ensino superior em Portugal.

O estudo desenvolvido pelo projeto mapeou as questões de género nos currículos e práticas pedagógicas, oferecendo a primeira análise completa dos estudos de género e da integração da dimensão de género nos conteúdos lecionados.

Este mapeamento, feito com base na análise documental dos planos de estudo dos cursos e dos programas das unidades curriculares disponíveis nos websites institucionais, revelou uma incorporação incipiente, acessória e precária dos estudos de género no ensino superior no nosso país.

De um modo geral, verificou-se que o género raramente faz parte dos currículos das instituições de ensino superior em Portugal. Apenas um terço das instituições e 5% dos cursos incluem Estudos de Género. Além disso, 76% das disciplinas de Estudos de Género são opcionais, e nas licenciaturas essa proporção sobe para 96%. Isso mostra que a integração dos Estudos de Género ainda é praticamente inexistente e vista como complementar e marginal.

O diagnóstico apurado reforçou claramente a urgência de produzir recursos que possam ajudar a modificar esta situação e apoiar a expansão e aprofundamento da dimensão de género nos currículos e no regime de ensino/aprendizagem. Respondendo a essa necessidade, foi elaborado o Guia para a Integração da Perspetiva de Género no Ensino Superior.

Destinado a docentes de todas as áreas científicas (e não especificamente a docentes do campo de Estudos de Género), este guia fornece orientações úteis de resposta às exigências de um ensino sensível ao género, apresentando possíveis formas de integrar a dimensão de género no ensino superior, seja nos conteúdos curriculares, seja nas práticas pedagógicas e no comportamento em sala de aula.

A partir das análises realizadas foi possível produzir um conjunto de outros recursos úteis que, tal como o Guia para a Integração da Perspetiva de Género no Ensino Superior, podem ser acedidos na secção “Recursos” do website do projeto:

  • Linha de tempo de cursos de Estudos sobre Mulheres/de Género/Feministas;
  • Banco de programas de unidades curriculares com perspetiva de género;
  • Levantamento de teses de Mestrado e Doutoramento com perspetiva de género.