/ Our UC: projects and initiatives of our community

Episódio #22 - Academia Sino-Lusófona

Levar a língua portuguesa e o conhecimento da UC a novos territórios

A Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC) foi lançada em junho de 2019, com a missão de levar o conhecimento da Universidade de Coimbra (UC) a novos territórios, estreitando, sobretudo, as relações entre China, Portugal e Países de Língua Portuguesa. Desde a sua criação, este projeto especial da Reitoria da UC tem levado o saber da nossa Universidade, assim como a língua portuguesa, a novas geografias.

A união através do conhecimento e a difusão da língua portuguesa em novos territórios foram os desafios que deram mote para a criação da Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra. A par disso, também o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Paz, Justiça e Instituições Eficazes” alavancou a missão deste projeto especial da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Lançada em 2019, a Academia Sino-Lusófona tem vindo a contribuir para “a internacionalização da Universidade de Coimbra, cumprindo os objetivos e a missão que presidiram à sua criação: aproveitar a marca UC, o conhecimento, e o nosso prestígio de quase 733 anos a difundir a língua portuguesa para nos projetarmos no mundo”, explica o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

Para responder às missões de promover o espírito de união no mundo de língua portuguesa e de levar o saber produzido na UC a outros países, a ASL-UC tem pensado numa série de iniciativas “que olham para os outros e que refletem sobre a receção que vão encontrando para pensar o futuro”, destaca o Diretor da Academia Sino-Lusófona, Rui de Figueiredo Marcos.

Além de potenciar as ligações com o Brasil, com os países africanos de língua oficial portuguesa e com Timor-Leste, o projeto especial tem procurado também “projetar em outras paragens a nossa influência, o nosso saber, e a excelência dos nossos professores e investigadores”, destaca o Vice-Reitor da UC. Para o Diretor da Academia Sino-Lusófona, “espalhar o prestígio da universidade portuguesa no mundo lusófono e na China será sempre uma das missões centrais deste projeto especial”.

Desde o seu nascimento, foram muitas as entidades e comitivas de Angola, do Brasil, da China, de Moçambique, de São Tomé e Príncipe e, mais recentemente, de Timor-Leste recebidas na Universidade de Coimbra no âmbito das atividades promovidas pela Academia Sino-Lusófona, como, por exemplo, workshops, cursos ou congressos. O Vice-Reitor considera que as ações que têm sido promovidas na UC, sobretudo na área da justiça, “são absolutamente decisivas para a consolidação do estado de direito democrático e para a qualificação de profissionais”.

No futuro, a Academia Sino-Lusófona da UC quer continuar a ser um elo de ligação entre o mundo de língua portuguesa e outros países, “cumprindo o seu papel através da formação, da qualificação e da capacitação rumo à paz”, sublinha o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra.

Assista ao vídeo sobre a Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra:

Alguns dados sobre a Academia Sino-Lusófona da universidade de Coimbra


Website: www.uc.pt/asl


Contacto: asl@uc.pt | 239 247 319


Atividades desenvolvidas:

  • organização de eventos científicos; gestão de parcerias com entidades chinesas dentro do âmbito da sua missão;
  • elaboração e publicação de estudos científicos, em especial em matéria de direito comparado chinês e português;
  • realização de cursos não conferentes de grau e outras ações de formação em matérias de direito chinês e/ou português, ciência da administração, ciência política, políticas públicas, a par de outras consideradas relevantes;
  • promoção e organização de atividades de intercâmbio cultural.

Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro, DCOM e Inês Coelho, DCOM

Imagem e Edição de Vídeo: Ana Bartolomeu, DCOM e Marta Costa, DCOM

Edição de Imagem: Sara Baptista, NMAR

Publicado a 23.02.2023