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Episódio #12 - Serviço de Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação

Manter a qualidade das TIC na Universidade de Coimbra

A equipa do Serviço de Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação da Universidade de Coimbra (SGSIIC-UC) é responsável pela gestão e manutenção dos equipamentos e sistemas de informação que permitem a eficaz comunicação interna e externa na Universidade de Coimbra (UC). Criado em 2010 para dar uma resposta de qualidade e cada vez mais especializada na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a equipa de cerca de 30 colaboradores/as do Serviço presta apoio a toda a comunidade UC, para que todas as pessoas possam desenvolver o seu trabalho com qualidade e segurança e tendo, em simultâneo, acesso a equipamentos, ferramentas e sistemas cada vez mais modernizados. Estivemos nas instalações do SGSIIC-UC para conhecer a equipa e as diversas atividades que desenvolvem no quotidiano.

Em 2010, decorreu uma restruturação dos serviços na Universidade de Coimbra, de forma a criar um centro de serviços comuns, capaz de assegurar um apoio de qualidade a todas as unidades orgânicas e outras unidades e serviços da UC. E foi durante esta etapa da vida da Universidade que nasceu o Serviço de Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação como hoje o conhecemos. Antes disso, era o Centro de Informática da Universidade de Coimbra que apoiava a comunidade UC em matérias relacionadas com as Tecnologias de Informação e Comunicação, serviço que foi integrado na nova estrutura que nasceu para prestar um apoio cada vez mais transversal às pessoas da Universidade de Coimbra nas diversas áreas relacionadas com as TIC.

Desde o início, o Serviço de Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação contempla duas grandes áreas de intervenção: a Divisão de Sistemas de Informação, “que está focada no software, nomeadamente na conceção e apoio à exploração do software”; e a Divisão de Infraestruturas de Tecnologias de Informação e Comunicação, “ligada à parte de infraestruturas de comunicação e de computação, que abrange quer o Centro de Dados, quer a parte de apoio aos utilizadores finais”, explica o diretor do Serviço, Jorge China. Mais recentemente, em alinhamento com as preocupações atuais sobre a presença no digital, foi criado “um núcleo específico para cibersegurança para nos prepararmos cada vez mais para as ameaças”, adianta o coordenador.

As grandes linhas orientadoras do trabalho do SGSIIC-UC passam por “assegurar que tudo o que são os sistemas e as infraestruturas de comunicações da Universidade funcionem e bem” e também por “implementar políticas e estratégias na área das Tecnologias de Informação e Comunicação”, afirma Jorge China. Diariamente, este desígnio é levado a cabo pelos/as cerca de 30 colaboradores/as que integram a equipa e que se dividem pelas três áreas de trabalho do serviço: infraestruturas, sistemas de informação e cibersegurança.

Na área de infraestruturas, são vários os domínios de intervenção e apoio prestado, que vão desde o apoio aos postos de trabalho à gestão e manutenção da infraestrutura de comunicação, de computação e de armazenamento de informação da UC. E é o cuidado diário com a gestão do Centro de Dados, do correio eletrónico dos membros da comunidade, da estrutura central da rede de voz e dados que permite que a nossa Universidade se ligue diariamente a qualquer canto do mundo.

No domínio dos sistemas de informação, o trabalho desenvolvido pelo SGSIIC passa quer pelo apoio aos sistemas atuais (SAP, LUGUS, NONIO, entre outros), quer pelo desenvolvimento e implementação de novos sistemas. No caso do acompanhamento de sistemas já existentes, é feito o apoio à exploração através da realização de atividades de manutenção corretiva para resolução de problemas que surgem no decorrer da sua utilização. São ainda realizadas atividades de manutenção evolutiva que passam, nomeadamente, pela introdução de novas funcionalidades que permitam otimizar a utilização dos sistemas e, consequentemente, tornar os processos mais céleres. No âmbito do desenvolvimento de novos sistemas, as atividades desenvolvidas centram-se na conceção de software, envolvendo todas as partes interessadas e culminando com o desenvolvimento, a implementação e o apoio à utilização do software. A equipa está também encarregue pela gestão de outros sistemas licenciados para a Universidade, garantindo a sua correta e eficaz utilização pela comunidade UC.

Na área da cibersegurança, a equipa está focada em dotar todos os sistemas da Universidade de Coimbra com condições adequadas, garantindo permanentemente a segurança quer da rede, quer dos/as utilizadores/as. Para dar resposta ao reforço da proteção dos ativos digitais da UC e da segurança de utilizadoras/es, a equipa procura estar “atenta e cada vez mais atualizada para estarmos melhor preparados contra as ameaças atuais”, revela o diretor do Serviço de Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação.

A área da cibersegurança é desde logo um dos grandes desafios no horizonte do serviço. A par desta missão de manter a segurança do sistema e das/os utilizadoras/es, também a desmaterialização de processos se apresenta como uma das missões do futuro. E neste âmbito têm vindo a ser desenvolvidas ferramentas que, por exemplo, permitam “embutir a assinatura digital em sistemas de forma mais automatizada, com assinatura integrada nas plataformas utilizadas pela comunidade UC”, refere Jorge China, de forma a evitar o longo trânsito de documentos ou a morosidade dos processos. O objetivo da resposta a estes desafios é comum: ter novos ganhos para que todos os processos possam fluir de forma cada vez mais simplificada e segura, ganhando mais tempo e garantindo a modernização da Universidade de Coimbra.

Seja através do contacto mais direto com os membros da comunidade UC, seja através do apoio às unidades orgânicas e serviços da Universidade de Coimbra, a equipa do Serviço de Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação está sempre ao dispor da nossa Universidade. A porta de entrada no Serviço é feita através do endereço helpdesk@uc.pt e a partir daí cada processo é alvo de triagem para que possa ser tratado da melhor forma possível.

Assista ao vídeo sobre o Serviço de Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação da Universidade de Coimbra:

Alguns Dados sobre os Serviços de Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação


Atividades desenvolvidas: apoiar a definição das políticas e estratégias para a área das Tecnologias da Informação e Comunicação; apoiar a conceção e acompanhar projetos estratégicos na área das TIC; monitorizar e gerir a qualidade das atividades relativas às TIC; realizar auditorias de segurança; executar políticas, estratégias e projetos definidos; gerir e operar as infraestruturas, bem como suportar e prestar serviços a utilizadores/as na área das TIC; executar outras atividades que, no domínio da gestão de sistemas e infraestruturas de informação e comunicação, lhe sejam cometidas pela Administração.


Pedidos de suporte/ano: ≈10.500


Equipamentos ativos de rede: ≈1.300


Postos de trabalho: ≈500


Sistemas administrados: ≈30


E-mail: helpdesk@uc.pt


Apoio via atendimento telefónico: 239 242 870 | segunda a sexta | 09h00-12h30 e 14h00-17h30


Website: www.uc.pt/sgsiic

Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro, DCOM e Inês Coelho, DCOM

Imagem e Edição de Vídeo: Marta Costa, DCOM

Edição de Imagem: Sara Baptista, NMAR

Publicado a 17.03.2022