12 PROJETOS INOVADORES E TECNOLÓGICOS DO INEO START VÃO SER APRESENTADOS A INVESTIDORES

Os projetos tecnológicos idealizados e estruturados na 12ª edição do programa de aceleração INEO START vão ser apresentados publicamente a uma plateia de investidores, potenciais clientes, empresas, entidades regionais e academia no Demo Day, que decorre a 5 de maio, a partir das 9h30 no Edifício D do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.

04 may, 2023≈ 3 min read

O Ineo Start é o programa de aceleração para ideias ou projetos de base tecnológica, promovido pelo Instituto Pedro Nunes, desenhado para apoiar a estruturação de negócios, alargar as redes de contactos e identificar oportunidades de financiamento.

No DEMO DAY, que decorre a 5 de maio, a partir das 9h30 no Edifício D do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, os participantes vão realizar apresentações em formato pitch, perante uma plateia de investidores e outros stakeholders, o que lhes permitirá ter acesso a parcerias, mercados, e financiamento.

Nesta 12.º edição, foram selecionadas 12 equipas em áreas como saúde, alimentação, ambiente, turismo, recursos humanos e cidades inteligentes que, durante quatro semanas, testaram o valor das suas ideias com o apoio de cerca de 30 mentores e mentoras.

Uma tecnologia baseada em fibra ótica que deteta em tempo real fugas de água; uma plataforma que otimiza o desenvolvimento de fármacos para doenças neurológicas associadas ao envelhecimento e uma ferramenta que descomplica e automatiza a nutrição e a alimentação são alguns dos projetos promissores que participam na 12.ª edição do Ineo Start.

Um dos projetos que vai tentar convencer a plateia a investir na sua ideia de negócio está a Fiberloop, uma spin-off do CERN, que está a desenvolver uma tecnologia baseada em fibra ótica que permite a deteção em tempo real de fugas de água, permitindo uma gestão mais eficiente deste recurso. Minimizar perdas, reduzir os custos e promover uma utilização mais sustentável são algumas das vantagens.

Já a PURR.AI, uma spin-off da Universidade de Coimbra, está a criar uma plataforma de Inteligência Artificial, que otimiza e simplifica o processo de desenvolvimento de fármacos para doenças neurológicas associadas ao envelhecimento, poupando tempo e dinheiro à indústria farmacêutica.

Outra participante do Ineo Start é a Freeasy que está a desenvolver uma ferramenta de Inteligência Artificial que descomplica e automatiza a nutrição e a alimentação, propondo refeições congeladas personalizadas com base nos dados biométricos dos utilizadores.

CONHEÇA OS PROJETOS

PROGRAMA

09h30 | Acolhimento

10h00 | Boas-vindas - João Gabriel Silva, Presidente da Direção do IPN

10h15 | Pitch

Fiberloop

myPOC

Pubbly

Tensgrity

Kulture

11h30 | Intervalo

11h45 | Pitch

PURR.AI

eFilters

Paperlens

In Fibro

Trilha do Sabor

Exos

Freeasy

13h25 | Encerramento & Foto de Grupo - Jorge Pimenta, Diretor de Inovação do IPN

13h30 | Almoço de networking

15h00 | Reuniões 1-to-1

17h00 | Fim

O IneoStart enquadra-se nas atividades do INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO, um projeto liderado pela Universidade de Coimbra cofinanciado pelo CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.