Já são conhecidos os vencedores da 4.ª edição dos “Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar”

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
30 march, 2023≈ 3 min read

No âmbito da 4.ª Edição do programa de financiamento para “Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar”, são entregues 100 mil euros para apoiar um total de cinco projetos de investigação interdisciplinar, um em cada Área Estratégica da Universidade de Coimbra (AEUCs).

O júri "escolheu áreas e projetos que considerou muito relevantes, mesmo multidisciplinares", garantiu o Vice-Reitor da UC para a Investigação, João Ramalho-Santos. "Pretende-se que sejam o que o nome diz: semente. E que sirvam para alavancar a carreira [dos investigadores] e outros projetos", acrescentou. Também o coordenador da Comissão de Ensino, Investigação e Desenvolvimento, Adérito Araújo, destacou a multidisciplinariedade dos “Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar” que, "valorizam a juventude e o contributo dos jovens" investigadores da Universidade.

A iniciativa, que tem o apoio do programa Santander Universidades do Banco Santander Totta, é dinamizada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar (IIIUC). De acordo com Nuno Vieira, em representação do Santander Universidades, "é um orgulho enorme" a associação ao projeto que, espera, "seja o catapultar para outros no futuro".

A sessão de entrega de prémios aos vencedores aconteceu a 30 de março, na Sala do Senado da UC.

----------------------------------------------

Mónica Zuzarte, investigadora do iCBR-FMUC lidera um dos 5 projetos premiados.

AEUC Saúde

Título: ValorIzar o Desperdício Alimentar (VIDA)

Investigadora Principal: Mónica da Rocha Zuzarte

Afiliação: CIBB - Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia

O projeto VIDA aposta no aproveitamento de desperdícios alimentares para a obtenção de vesículas com potencial aplicação na saúde, nomeadamente no desenvolvimento de estratégias inovadoras de entrega de fármacos dentro da célula.