Universidade de Verão 2023

03 july, 2023≈ 4 min read

Decorre já a partir deste Domingo, dia 23, a 28 de julho mais uma edição da Universidade de Verão. Com a participação nesta iniciativa, os estudantes do ensino secundário vão poder descobrir várias áreas do saber e ter a oportunidade de pensar e atuar em temáticas estruturantes, como a sustentabilidade ou o voluntariado.

Dirigida ao público pré-universitário, a iniciativa vai proporcionar aos participantes a possibilidade de conhecer o ensino, a investigação, a tradição, o desporto e a cultura da Universidade de Coimbra. Do programa da edição de 2022, fazem parte diversas atividades, desde logo as ações de formação nas 23 áreas do saber, que potenciam o contacto direto com várias disciplinas, como também com professores, investigadores e atuais estudantes da UC.

Na FEUC decorrem 4 áreas de saber:

Em Economia os alunos vão procurar as respostas às seguintes questões: A pandemia fez parar o mundo. O embate económico foi brutal. No entanto o impacto não foi igual em todas as economias. Que indicadores económicos podemos usar para analisar esta situação? Que empresas não sobrevivem? Quais os setores de atividade mais afetados? Como é que a Europa se uniu para responder à crise económica?

Em Gestão, os estudantes irão refletir sobre uma temática de investigação da área da gestão. Neste sentido, através de sessões dinamizadas na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, os estudantes irão desenvolver um trabalho para apresentarem no Congresso Júnior.

As Relações Internacionais são uma área de estudo cada vez mais significativa para o mundo contemporâneo. Mas o que é que realmente se aprende quando se estuda RI? Através de uma série de sessões dedicadas a temas tão variados como ambiente, terrorismo ou crises humanitárias, será possível perceber a relevância atual do estudo das RI e os caminhos profissionais que se abrem a alguém com formação nesta área.

Em Sociologia vão saber quais as dinâmicas de transformação que estão em curso nas sociedades contemporâneas em termos de democracia, participação pública e cidadania? De que forma os indivíduos se organizam para lutar pela resolução de problemas locais, nacionais e globais? Que direitos temos, queremos ter ou sentimos que não foram ainda concretizados? A Sociologia apresenta uma abordagem própria para estudar todas estas questões. Sendo uma ciência que analisa as relações sociais através de uma diversidade de teorias, métodos e técnicas de recolha e análise de dados, é particularmente útil na compreensão e explicação dos fenómenos e processos sociais relativos aos grandes desafios e interrogações da atualidade.