De forma a assinalar a 7ª edição do Dia Internacional do Microrganismo, celebrado a 17 de setembro de 2023, os microbiólogos da Universidade de Coimbra organizam nas tardes dos próximos dias 15, 16 e 17 de setembro o evento “Vem conhecer tudo sobre o meu microrganismo de estimação”. Este evento decorrerá no Exploratório de Coimbra em paralelo com o festival Brew! Coimbra (Festival de Cerveja Artesanal). Esta é uma organização conjunta entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia, a Faculdade de Farmácia e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, com a participação da Escola Universitária Vasco da Gama e o Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra.

A 17 de setembro de 1683 Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society of London, na qual relatava a primeira observação feita de um microrganismo. Desde esse dia sabemos da omnipresença e da abundância dos microrganismos no Homem e em tudo o que o rodeia. E hoje temos a certeza que estes são ferramentas imprescindíveis para a resolução dos principais problemas enfrentados pela sociedade.

Neste evento, terá a oportunidade de ter um momento de speed dating com os microbiólogos de Coimbra, onde pode observar microrganismos ao microscópio e em placa de Petri, experimentar jogos educativos, discutir os últimos avanços científicos e tecnológicos da microbiologia, entre outras coisas.

Está também convidado a assistir à live stream no canal do YouTube da Sociedade Portuguesa de Microbiologia (https://www.youtube.com/@SPMicrobiologia) com a ligação em direto aos eventos locais realizados em Portugal pelas diferentes instituições. Em paralelo está ainda disponível online a exposição Microrganismos de Estimação (https://exploratorio.wixsite.com/microrganismos). Esta exposição digital reúne fotografias dos microrganismos em placas de Petri e testemunhos dos investigadores.

Não perca esta oportunidade para descobrir o mundo dos microrganismos em Coimbra, onde a Ciência encontra a diversão!

Coordenação e organização:

Paula V. Morais & Grupo MicroEnvTec, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Paulo Trincão & Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra