Ciência no RÓMULO: Buracos Negros como bolas de sabão

16 july, 2024≈ 3 min read

No próximo dia 23 de julho de 2024, terça-feira, pelas 18h15, teremos Ciência no Rómulo com o tema "Buracos Negros como bolas de sabão", pelo Professor Óscar Dias (Univ. Southampton, Reino Unido), no âmbito da conferência EREP 2024 - Encontro de Relatividade Espanhol e Português 2024, que decorrerá no Departamento de Física da Universidade de Coimbra de 22 a 26 de julho de 2024 (https://indico.cern.ch/event/1346918/.

Buracos negros como bolas de sabão

Stephen Hawking mostrou que os buracos negros afinal não são assim tão negros pois emitem radiação. Isto significa que buracos negros (pequenos) são objetos quânticos: pela primeira vez na física e na Natureza encontramos um sistema que tem de ser descrito por uma teoria que incorpore simultaneamente a gravidade de Einstein e a física quântica! Esta será uma teoria de gravidade quântica. Procurando esta teoria, nos últimos anos descobriu-se uma ‘dualidade holográfica’. Como as palavras sugerem, esta dualidade projeta assimptoticamente num écran bidimensional quântico a informação gravitacional que vive no interior do volume tridimensional delimitado pelo écran. Não menos extraordinário, em certas condições (elevados comprimentos de onda e temperatura) a física quântica no écran holográfico tem uma descrição hidrodinâmica. Isto significa, por exemplo, que buracos negros se comportam como fluídos e bolas de sabão! Significa também que fenómenos de turbulência, como os que aparecem em furacões e vórtices, tem uma descrição dual em gravidade. Nesta palestra faremos uma viagem na qual teremos a oportunidade de descrever pitorescamente estas ideias e observar vídeos de simulações numéricas em buracos negros que mostram as suas relações com fluídos e turbulência.

Biografia

Óscar Dias é Professor Catedrático na Universidade de Southampton (Reino Unido). Doutorou-se no IST, Universidade de Lisboa. O seu percurso inclui posições de Investigador no Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá), Kavli Institute for Theoretical Physics (Univ. Califórnia UCSB, EUA), Barcelona (Espanha), Dept. Applied Mathematics and Theoretical Physics (Univ. Cambridge, Reino Unido) e Comissariado de Energia Atómica (CEA) em Paris-Saclay (França) e permanências prolongadas no Yukawa Institute (Kioto, Japão) e Niels Bohr Institute (Dinamarca). Obteve uma prestigiada bolsa de investigação Ernest Rutherford no Reino Unido (1 milhão de euros), duas Ramón y Cajal (Espanha) e duas Marie Curie (União Europeia).