Master in Teaching of Biology and Geology in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education
Apresentação
O Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário destina-se à formação inicial de Professores para estes ciclos de estudo pré-universitários. Constitui uma oferta de qualidade para alunos com competências em Ciências Naturais que considerem apelativa uma carreira ligada ao ensino em escolas públicas ou privadas, contribuindo ativamente para a educação das novas gerações, através da sua literacia e inclusão na sociedade. Nos próximos anos, face ao envelhecimento sentido da comunidade docente do Ensino Básico e Secundário, prevê-se que os mestrados em ensino constituam uma excelente aposta com significativa empregabilidade.
Plano do curso
1º ANO - 1º Semestre
NOME DA CADEIRA | TIPO | ÁREA CIENTÍFICA | ECTS |
Didáctica da Biologia I | Obrigatória | Didáticas Específicas | 7 |
Didáctica das Geociências I | Obrigatória | Didáticas Específicas | 7 |
Observação e Experimentação em Biologia | Obrigatória | Área da Docência | 6 |
Organização Escolar e Gestão da Sala de Aula | Obrigatória | Educação Geral | 4 |
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem | Obrigatória | Educação Geral | 5 |
1ª ANO - 2º Semestre
NOME DA CADEIRA | TIPO | ÁREA CIENTÍFICA | ECTS |
Desenvolvimento Curricular e Avaliação | Obrigatória | Educação Geral | 5 |
Didáctica da Biologia II | Obrigatória | Didáticas Específicas | 7 |
Didáctica das Geociências II | Obrigatória | Didáticas Específicas | 7 |
Necessidades Educativas Especiais | Obrigatória | Educação Geral | 4 |
Observação e Experimentação em Geociências | Obrigatória | Área da Docência | 6 |
2º ANO
NOME DA CADEIRA | REGIME | TIPO | ÁREA CIENTÍFICA | ECTS |
Projeto de Investigação Educacional em Biologia e Geologia I | 1º Semestre | Obrigatória | Área da Docência | 6 |
Projeto de Investigação Educacional em Biologia e Geologia II | 2º Semestre | Obrigatória | Área da Docência | 6 |
Estágio Pedagógico e Relatório | 2º Semestre | Obrigatória | Iniciação à Prática Profissional | 48 |
O trabalho a desenvolver durante um ano letivo, de acordo com o plano indicativo do ciclo de estudos e em regime de tempo integral, corresponde a 60 ECTS. |
Informações gerais
- Nome do curso: Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Tipo: 2º Ciclo
- Classificação atribuída: Mestre
- Coordenação do curso: Coordenador: Prof. Doutor Pedro Callapez (callapez@dct.uc.pt) do Departamento de Ciências da Terra / Representante do DCV: Prof. Doutor António Veríssimo (averissimo@uc.pt)
- Coordenador da mobilidade: Prof. Doutor António Pereira Coutinho (cafe@bot.uc.pt)
- Objectivos: O MEBG tem como principal finalidade a formação de professores das disciplinas de Ciências Naturais, Biologia, Geologia, Biologia e Geologia dos ensinos básico (3º ciclo) e secundário. O mestrado confere aos seus detentores:
• Conhecimentos sólidos nas áreas de Biologia e Geologia para que leccionem, com rigor científico, os conteúdos no âmbito das Orientações Curriculares da disciplina de Ciências Naturais (3º Ciclo do Ensino Básico) e dos Programas das disciplinas de Biologia e Geologia, de Biologia e de Geologia (Ensino Secundário);
• Conhecimentos sólidos no âmbito das Didácticas Específicas e do Estágio Pedagógico para que, enquanto profissionais, possam fazer planificações, construir materiais didácticos e implementá-los tendo em conta os modelos de ensino vigentes;
• Conhecimentos no âmbito das novas tecnologias audiovisuais e informáticas e das suas aplicações e integração no ensino das Ciências;
• Conhecimentos no âmbito da Investigação Educacional e das Didácticas Específicas, que lhes permitam ter uma atitude reflexiva e implementar trabalhos de investigação-acção no âmbito das suas práticas de leccionação;
• Conhecimentos no âmbito da Realidade Escolar que lhes permitam uma cooperação eficiente com os Órgãos Directivos das escolas, com os outros professores do mesmo e/ou outros Departamentos e com a comunidade escolar em geral;
• Competências para o desempenho de cargos de Director de Turma, Coordenador de Departamento, etc;
• Capacidade de uma postura assertiva e de resolução de problemas em contexto de sala de aula e de outros espaços da escola;
• Competências no âmbito dos métodos de avaliação, nomeadamente através da construção e implementação de instrumentos diversos;
• Conhecimento da legislação relacionada com o ensino e com a escola.
- Duração: 4 semestres
- ECTS: 120
- Saídas Profissionais: Formação inicial de Professores para o 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário
- Numerus clausus: 20
- Condições de ingresso: Licenciatura em Biologia ou em áreas afins em formato Bolonha ou pré-Bolonha ou Bacharelato equivalente a 180 ECTS. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia podem também candidatar-se.
- Mais informação: Website da UC
Dissertações apresentadas
Pode consultar as dissertações que foram apresentadas no Departamento de Ciências da Vida no âmbito deste mestrado.