Próxima edição


Período de candidaturas - 06/05/2024 a 06/06/2024

Realização do curso - 24/09/2024 a 17/06/2025

CANDIDATURAS

Apresentação


Assumindo que os modos de fazer do campo artístico e cultural são hoje interrogados e mobilizados pelas questões ecológicas, este programa de formação avançada propõe-se relacionar as exigências ambientais e de sustentabilidade social e humana – e os desafios políticos, éticos e práticos que colocam – com as práticas artísticas, de programação e de gestão cultural.

Assente numa abordagem exploratória e crítica, o curso serve dois propósitos correlacionados: promover uma atualização dos discursos e práticas em termos de políticas culturais, e propor uma aproximação inicial e experimental à sustentabilidade, traduzida na exploração de conceitos e na análise de práticas no campo da eco-dramaturgia, da justiça ambiental ou da gestão eco-ética.

Cruzando o campo dos estudos artísticos, da produção criativa e da ecologia, constitui uma oferta formativa singular e relativamente pioneira, respondendo a um conjunto emergente de necessidades reflexivas e competências do setor cultural.

Coordenação científica e pedagógica:

Vânia Rodrigues e Fernando M. Oliveira

Docente principal:

Vânia Rodrigues

Para mais informações: vania.rodrigues@uc.pt

Outros convidados (1ª edição)

Benjamin Twist (Escócia), Catarina Vaz Pinto (Portugal), Daniele Sampaio (Brasil) Fernando M. Oliveira (Portugal), Justin O’ Connor (Austrália), Herman Bashiron-Mendolicchio (Catalunha/Espanha), Iphigenia Taxopoulou (Grécia), Liliana Coutinho (Portugal), Milena Dragicevic Sesic (Sérvia), Paula Abreu (Portugal), Pedro Quintela (Portugal), Rita Natálio a.k.a Ritó (Portugal) Thomas Schmidt (Alemanha).

A 2ª edição contará de novo com convidados externos (a anunciar), incluindo casos e projetos internacionais, desenvolvidos no contexto de festivais, instituições artísticas ou companhias e coletivos.

A informação nesta página será permanentemente atualizada.


Créditos: 30 ECTS

Duração: 161 horas

Vagas: 25

Regime/local: Ensino misto (b-learning)

Idioma(s) de ensino: Português e Inglês

Financiamento: Plano de Recuperação e Resiliência

Regime de funcionamento


Regime misto, com aproximadamente 30 sessões/dias, 60% das quais presenciais, e 40% sessões online síncronas.

Dias e horário de funcionamento


Salvo situações excepcionais, o curso funcionará às terças-feiras das 10h30 às 17h30, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Datas (calendário provisório sujeito a confirmação):

Em 2024

24 Setembro sessão presencial

1 Outubro sessão presencial

8 Outubro sessão presencial

15 Outubro sessão presencial

22 Outubro sessão presencial

5 Novembro sessão online

12 Novembro sessão presencial

26 Novembro sessão online

3 Dezembro sessão presencial

10 Dezembro sessão presencial

Em 2025

21 Janeiro sessão online

28 Janeiro sessão online

4 Fevereiro sessão presencial

18 Fevereiro sessão presencial

25 Fevereiro sessão presencial

11 Março sessão online

18 Março sessão presencial

25 Março sessão online

1 Abril sessão presencial

8 Abril sessão online

2,3 e 4 Maio sessão presencial

13 Maio sessão online

20 Maio sessão online

27 Maio sessão online

03 Junho sessão online

17 Junho sessão presencial

Objetivos


- estabelecer nexos entre os múltiplos desafios contemporâneos da sustentabilidade, a formulação de políticas e projetos culturais e os papéis evolutivos da gestão cultural;

- desenvolver capacidades analíticas e especulativas em torno das possibilidades de reconfiguração dos modos de fazer do campo cultural e artístico face aos desafios ambientais e às desigualdades económico-sociais;

- distinguir as diferentes modalidades de produção criativa e de gestão das artes, e respetivas implicações no domínio da colaboração interna, liderança e governança

- conhecer e discutir a potencialidade e aplicabilidade dos conceitos e práticas de eco-dramaturgia, eco-performance e eco-produção nos processos de criação, produção e circulação de artes performativas

- elaborar microprojetos de investigação ou intervenção aplicada no domínio da produção eco-responsável.

Condições de acesso


Pode candidatar-se qualquer pessoa titular de uma licenciatura no domínio das artes, das humanidades e das ciências sociais.

Podem ainda candidatar-se:

- titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

- titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

- pessoas com um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: 200 €

(O preço do curso é de 800€ e terá um apoio de 75% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).


De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de NIF português e residência em Portugal, à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Plano de Estudos


1. Políticas Culturais e Sustentabilidade Ambiental e Social

- Políticas culturais: conceitos, delimitações e dinâmicas;

- Novos discursos: paradigmas das políticas culturais contemporâneas em mudança.

2. Gestão e Direção Eco-ética de organizações culturais

- Modos de Produzir. Regimes de criação, produção e organização nas artes.

- Liderança, modelos de gestão e eco-ética;

- Cooperação transnacional, trabalho em rede e mobilidade de artistas e profissionais da cultura;

- Práticas justas e sustentáveis: casos e experiências.

3. Eco-dramaturgia, eco-performance, eco-crítica

- Eco-crítica e pensamento ecológico

- Imaginação e ecologia: entre a performance e as novas dramaturgias

- Casos de estudo: artistas convidados (práticas artísticas eco-conscientes)

4. Laboratório

- Laboratório: enquadramento, metodologias e processos;

- Desenvolvimento de projeto coletivo, em regime de orientação tutorial.

Promotores

CENTRO(S) DE INVESTIGAÇÃO

Parceria Institucional

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.