General States - Safeguarding and Transforming the NHS

O Conselho de Administração da Fundação para a Saúde - SNS, em parceria com outras organizações cívicas, está a promover em 2023 a iniciativa “Estados Gerais – Salvaguardar e Transformar o SNS”, que inclui um conjunto de conferências regionais.

01 june, 2023≈ 5 min read

Tem por missão promover, no seu âmbito de atuação, a salvaguarda e o desenvolvimento de um SNS que sirva o conjunto dos portugueses. E realiza essa missão acompanhando, analisando e divulgando factos relevantes sobre a evolução do SNS, mobilizando a sociedade portuguesa para os conhecer e contribuir para encontrar as soluções mais desejáveis.

A Fundação para a Saúde - SNS (FSNS) é uma organização criada por iniciativa de vários profissionais de saúde e que tinham em comum o interesse na área da saúde, bem como a defesa de um Serviço Nacional de Saúde como se encontra disposto na Constituição da República.

Esta organização é de caráter cívico e independente do poder político ou económico. Ao longo dos anos, tem organizado vários congressos em vários pontos do país, reuniões temáticas e outras inciativas com o envolvimento de organizações e personalidades com interesse em defender, promover e transformar o SNS.

Em 2022, a Fundação lançou um conjunto de 10 testes com o objetivo de salvaguardar, reforçar e tranformar o sistema de saúde em Portugal e o SNS. Foram desenvolvidos artigos, podcasts e videocasts para cada uma das teses, em parceria com o Diário de Notícias, e que podem ser encontradas aqui.

Posteriormente, o Conselho de Administração da FSNS promoveu a iniciativa Estados Gerais sobre Saúde - Salvaguardar e Transformar o SNS. O objetivo era organizar e desenvolver um processo descentralizado para o debate e mobolização da sociedade.

Assim, ficaram previstas a realização da várias conferências regionais ao longo do ano de 2023. Cada conferência é constituída por duas partes: na primeira é discutida a necessidade de transformar o SNS; na segunda são analisadas algumas experiências locais necessárias, relacionadas com essa transformação, diferentes de região para região.

As duas primeiras conferências foram no Porto e em Évora, em fevereiro e abril de 2023 e que podem ser revistas aqui e aqui, respetivamente. A terceira conferência dos Estados Gerais - Salvaguardar e Transformar o SNS ocorreu na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no dia 12 de maio. Depois das primeiras conferências incidirem nos temas "Processo Transformativo" e "Transformar os Modelos de Cuidados", a conferência que teve lugar em Coimbra foi relativa ao tópico "Centralidade das pessoas no sistema de saúde".

Da parte da manhã foram abordados os temas Espaço Europeu de Dados de Saúde: um passo para a equidade no acesso?, Participação Social, Acesso Universal e Equidade em Saúde, e um espaço participativo sobre Bem-estar e Centralidade do sistema nas pessoas. Na parte da tarde, os temas em debate foram a Proximidade, Integração de Cuidados e Informação de Saúde ao serviço das pessoas e um espaço participativo sobre Dinâmicas de Participação para Transformar o SNS. Posteriormente, houve o Lançamento do Concurso de Ideias para Salvaguardar e Transformar o SNS, um Resumo da Sessão e Próximos Passos. O encerramento foi realizado pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.

Pode assistir à sessão da manhã aqui e à da tarde aqui.