2023

RODRIGUES, N. S. (org.), (2023), J. R. R. Tolkien, Construtor de Mundos. Personagens, Lugares, Adaptações, em coordenação com A. Varandas, A. Simões, J. Varandas, Lisboa: Colibri.

RODRIGUES, N. S. (2023), “‘One Ring to Rule them All’. Tolkien e o mitema do anel”, in A. Varandas, A. Simões, J. Varandas, N. S. Rodrigues (coord.), J. R. R. Tolkien, Construtor de Mundos. Personagens, Lugares, Adaptações, Lisboa: Colibri, 13-24.

VÁRZEAS, M. (2023) "O menino de sua mãe: alguns aspectos da caracterização da figura materna na mitologia grega", CEM 15: 11-22.

2022

HÖRSTER, M. A. / SILVA, M. F. (2022), “’I walked to Delphi / For I believed that the world was sacred’. Notes on Sophia de Mello Breyner Andresen’s Delphica”, in SILVA, M. F. / HARDWICK, L. / PEREIRA, S. M. (eds.), The Classical Tradition in Portuguese and Brazilian Poetry. Newcastle, Cambridge Scholars Publishing: 2-26.

MARQUES, S. (2022), “A poesia de Manuel Alegre: ecos do mito de Ulisses na Contemporaneidade”, in F. Lourenço e S. Marques (Coord.), Miscelânea de Estudos em honra de Maria de Fátima Silva II (499-514). Coimbra: IUC.

MARQUES, S. and ALVES, I. (2022), “Classical motives in contemporary poetry of Nuno Júdice” in M. F. Silva, L. Hardwick, and S. Marques (Edd.), The classical tradition in Portuguese and Brazilian poetry. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 53-79.

MARQUES, S. (2022), “Penélope: tradição e liberdade criativa no esboço de alguns retratos”, in R. T. Faria (coord.), in Representações e legado da mulher na Antiguidade clássica: olhares e perspetivas. Linda-a-Velha: DG Edições, 87-103.

MORAIS, C. (2022), “Antígona, um mito de exílio no teatro português e espanhol”, in F. Lourenço, & S. Marques (coords.), Miscelânea de estudos em honra de Maria de Fátima Silva. Vol. II. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 341-367. (DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1524-0_48).

MORAIS, C., FERREIRA, A. M., RAMALHEIRA, A. M., BRASETE, M. F. & COIMBRA, R. L. (eds.) (2022), Torre de Babel: alteridade e estereótipos. Número temático de Forma breve 18.

MORAIS, C. (no prelo), “Maria das Almas, by Rodrigo Estramanho de Almeida: a tropical and Vicentian Antigone”, in Greek mythic heroines in Brazilian literature and stage. Leiden: Brill.

NOGUEIRA, A. (2022), “Ecos da Antiguidade na Poesia Portuguesa Contemporânea: Ulisses Plurais – Memórias Míticas”, in F. Lourenço S. Marques (Coord.), Miscelânea de Estudos em Honra de Maria de Fátima Silva, Vol. II. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 515-536. Disponível em <http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/view/316/712/1279-2>

RODRIGUES, N. S. (2022), “The Hydria of Black Figures from the Collection of Sir Francis Cook”, in R. Morais, R. Centeno, D. Ferreira eds., Myths, Gods and Heroes. Greek Vases in Portugal – Mitos, Deuses e Heróis. Vasos Gregos em Portugal, vol. I, Santa Maria da Feira/ Porto/ Coimbra, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira – Museu Convento dos Lóios/ Reitoria da Universidade do Porto/ Faculdade de Letras da Universidade do Porto/ Imprensa da Universidade de Coimbra, 129-131.

SILVA, M. F., HARDWICK, L. & MARQUES PEREIRA, S.(eds.) (2022), in Classical Motives in Portuguese and Brazilian poetry. Cambridge: Scholars Publishing.

SILVA, M. F. (no prelo), Classical Reception in Brazilian Theatre. Leiden: Brill.

VÁRZEAS, M. (2022), «Antígona está só», in Enciclopédia Mínima: Uma Antologia de Cem Textos, Porto, Teatro Nacional S. João, pp. 435-439.

VÁRZEAS, M. (2022), “Os Antigos são vindouros ou a importância de escutar os mortos”, in M. Pagotto-Euzebio; R. Almeida, (eds.), Experiência e formação no mundo antigo, São Paulo, Brasil: FEUSP, 8-21.

2021

MARQUES, Susana (2021), “Os Clássicos na poesia de Nuno Júdice: o mito de Europa”, Nuntius Antiquus 17. 2: 95-106.

MORAIS, C., FERREIRA, A., PRÍNCIPE, J., BRASETE, M. F., & COIMBRA, R. L. (eds.) (2021), António Sérgio: Literatura e crítica literária. Aveiro: UA Editora.

MORAIS, C., FERREIRA, A. M., RAMALHEIRA, A. M., BRASETE, M. F. & COIMBRA, R. L. (eds.) (2021). Olhares de Narciso: egotismo e alienação. n.º temático de Forma Breve, 17.

MORAIS, C., (2021), “Antígona, um alter ego de António Sérgio na luta contra as ditaduras”, in Ferreira, A. M., Morais, C., Príncipe, J., Brasete, M. F., & Coimbra, R. L. (eds.), António Sérgio: Literatura e crítica literária. Aveiro: UA Editora.

RODRIGUES, N. S. (2021), “A Península Ibérica como horizonte mitológico do conflito para Gregos e Romanos”, in C. Pereira, P. Albuquerque, A. Morillo, C. Fabião, F. Chaves (eds.), De Ilipa a Munda: Guerra e conflito no Sul da Hispânia. Lisboa: Uniarq, 21-28.

RODRIGUES, N. S. (2021), “Uma cena de necromancia em Flávio Josefo”, in M. C. Fialho, M. R. Candido, N. S. Rodrigues (eds.), Magia e Superstição no Mediterrâneo Antigo. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 141-157.

RODRIGUES, N. S. (2021), “O estudo da (homo)sexualidade na Antiguidade Clássica: questões epistemológicas, problemas de método, perspectivas e propostas de corpus para análise”, in K. T. C. Azevedo (org.), Educação, Ensino e os Estudos Clássicos. São Paulo: Odysseus Editora, 160-235.

RODRIGUES, N. S. (2021), “As Electras de João Canijo”, in M. Marcos Ramos (coord.), Mucho más que cine: historia, literatura y arte en el cine en español y en português. Madrid: Editorial Dykinson, 806-820.

RODRIGUES, N. S., GONZÁLEZ GONZÁLEZ, M. (2021), “Perspectiva de género en el estúdio del mito”, in M. González González & L. Romero Mariscal (eds.), Claves para la lectura del mito griego. Madrid: Editorial Dykinson, 327-354

RODRIGUES, N. S. (2021), “Mitologia griega en el cine”, in M. González González & L. Romero Mariscal (eds.), Claves para la lectura del mito griego. Madrid: Editorial Dykinson, 407‑443.

RODRIGUES, N. S. (2021), “Narciso antes do espelho: o primeiro sentido do mito”, Forma Breve. Olhares de Narciso: Egotismo e Alienação 17: 23-33.

SEIÇA CARVALHO, A. (2021), "Traços de Eros e Mania - o topos da mulher abandonada nas Lettres Portugaises e nas Heroides ovidianas" in Melancholy, Love and Letters International Congress on Soror Mariana Alcoforado (1640-1723). Beja.

SILVA, M. F. (2021), “Entre realidade e ficção: Ana Clitemnestra, de Carlos Henrique Escobar”, in Prezotto, J., Araújo, O., Silva, R. C. (eds.), Recepção dos mitos gregos na dramaturgia brasileira. II. Catu: Editora Bordô-Grená, 49-76.

SILVA, M. F. (2021), "O feitiço de Medeia sobre o Brasil do séc. XX", Em Tese 27.2: 239-263.

SILVA, M. F. (2021), “Mulheres ao tear: tradição grega em Marina Colasanti”, Forma Breve 16: 241-252.

SILVA, M. F. (2021), “Rendición de cuentas, de Andrés Pociña. Agamenón y Clitemnestra outra vez frente a frente”, in Pricco, A., Maiorana, D., Moro, S. M., Martí, M. E. (eds.), Mujeres en la Literatura Greco-Latina. Imágenes y discursos. Rosario: Studia et Nugae, 318-339.

SILVA, M. F. (2021), “Um Narciso em Eugénio de Andrade”, in Molina, M. (ed.), Graiae Camenae. Homenaje a los Professores Andrés Pociña Pérez y Aurora López López. Granada: Universidade de Granada, 673-685.

2020

AMADO RODRIGUEZ, M. T. e Silva, M. F. (2020), Clásicos en escena ayer y hoy. Coimbra: IUC.

BRASETE, M. F. & MORAIS, C. (2022), “A Poetic Drift through the Confines of the Mediterranean in the Poetry of João Luís Barreto Guimarães”, in M. F. Silva, L. Hardwick and S. M. Pereira (Eds.), The Classical Tradition in Portuguese and Brazilian Poetry. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 102-126.

BRASETE, M.F. and MORAIS, C. (2020), Classical References in the Poetry of João Luís Barreto Guimarães: A Poetic Drift through the Confines of the Mediterranean, Oxford.

CASTRO FILHO, C.; Kroll, S. (eds.) (2020), El Theatro de los dioses: herencia clásica y nuevas mitografías en el campo cultural hispánico. Berlin: Peter Lang, no prelo.

CASTRO FILHO, C. (2020), “Antes diré al fin lo que siento: mito, verdad y simulacro en la dramaturgia de Reinaldo Arenas", in Tedeschi, S. (ed.). El largo viaje de los mitos: mitos clásicos y mitos prehispánicos en las literaturas latinoamericanas. Roma: Sapienza Università Editrice, 207-217

CASTRO FILHO, C. (2020), “Así que pasen cinco años: Federico García Lorca y el problema de lo trágico”. Tropelías. Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada 33: 61-72.

HÖRSTER, M. A. / SILVA, M. F. (2020), “Recriaciones homéricas en una biografía de Safo. La novela Rocha Branca, de Fernando Campos”, Revista Virtual Quimera. Univ. Costa Rica.

LEÃO, D. F. (2020), “Plutarch on Lycurgus: outline of the mythical founder: of the Spartan constitution”, in Josep Antoni Clúa Serena (ed.), Mythologica Plutarchea: estudios sobre los mitos en Plutarco. Madrid, Ediciones Clásicas, 203-214.

LEÃO, D. F. (2020), “António Arnaut: a palavra, o tempo e a justiça”, in Ana Paula Arnaut (org.), As palavras justas: ensaios sobre literatura e direito. Coimbra, MinervaCoimbra, 235-257.

MARQUES, S. (2020), “Revisiting the Classics in the Portuguese Program of Primary Education: Maria Alberta Menéres, Ulisses” in M. F. Silva, D. Bouvier, M. G. Augusto (eds.), A special model of classical reception: summaries and short narratives. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 31-148.

MORAIS, C. (2020), António Sérgio, Antígona(s): quatro variações sobre um mito. Lisboa: Âncora.

MORAIS, C. (2020), “Diálogo de Creonte e Antígona, de António Sérgio: uma nova (e inédita) variação sobre o mito de Antígona”, Ágora. Estudos Clássicos em Debate 22: 267-285.

MORAIS, C. (2020), “Antígona, um alter ego de António Sérgio na luta contra a ditadura”, in Morais, C., Ferreira, A., Brasete, M. F. & Coimbra, R. L. (eds.), Voltar a ler: António Sérgio – Literatura e crítica literária. Aveiro: UA Editora.

RODRIGUES, N. S. (2020), “Quem é a “Glafira” de Camões (Lus. 5.95)?”, in A. Rebelo & M. Miranda (coords.), O Mundo Clássico e a Universalidade dos seus Valores. Homenagem a Nair de Nazaré Castro Soares, vol. II. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 299‑309.

RODRIGUES, N. S. (2020), “A Goddess for the Greeks. Demeter as Identity Factor in Herodotus”, in Thomas Figueira & Carmen Soares eds., Ethnicity and Identity in Herodotus. London: Routledge, 178-197.

RODRIGUES, N. S. (2019 [2020]), “A violação de Crisipo à luz das ideias de physis e nomos”, in M. F. Silva, M. G. de Moraes Augusto, M. C. Zambujo Fialho (coords.), Casas, Património, Civilização. Nomos uersus Physis no Pensamento Grego. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 99-115.

RODRIGUES, N. S., RIBEIRO, M. (2020), “Os três sarcófagos etruscos da colecção de Sir Francis Cook no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas (Sintra)”, Ophiussa. Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa 4: 143-162.

SEIÇA CARVALHO, A. (2020), “El choque de Las Troianas de Olga Roriz: un desafío danzante”, in M. Rodríguez, M. Fátima Silva, B. Villaro (eds.), Clásicos en escena ayer y hoy. Coimbra

SILVA, M. F., Bouvier, D. e Augusto, M. G. (eds.) (2020), A special model of classical reception: summaries and short narratives. Cambridge, Cambridge Scholars Publishing.

SILVA, M. F. (2020), Francisco Dias Gomes, Duas tragédias clássicas: ‘Ifigénia’ e ‘Electra’. Introdução e edição de texto de José Augusto Cardoso Bernardes, Maria de Fátima Sousa e Silva & Maria Fernanda Brasete. Coimbra.

VÁRZEAS, M. (2020), “Falsos mensageiros: Electra de Sófocles” in M. T. Amado Rodríguez, B. O. Villaro, M. F. Sousa e Silva (coords.), Clásicos en escena ayer y hoy. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 551-563.

2019

CASTRO FILHO, C. (2019), “De verde ausencia y lágrima cautiva: considerações sobre Cisso na obra de Federico García Lorca”. Humanitas 74. 2: 103-117.

CASTRO FILHO, C. (2019), [Recensão] «Theatre and Dictatorship in the Luso-Hispanic World", London and New York: Routledge, 2017, by Diego SANTOS SÁNCHEZ», RCL – Revista de Comunicação e Linguagens | Journal of Communication and Languages, 50: 211-215.

LEÃO, D. F. , & L. R. Lanzillotta (2019), A Man of Many Interests: Plutarch on Religion, Myth, and Magic. Leiden - Boston, Brill.

LEÃO, D. F. (2019), “A Statesman of Many Resources: Plutarch on Solon’s Use of Myth and Theatricality for Political Purposes”, in D.F. Leão, & L. R. Lanzillotta (eds.), A Man of Many Interests: Plutarch on Religion, Myth, and Magic. Leiden, Brill, 41-58.

LEÃO, D. F. (2019), “Poemas da (in)finitude”, in António Arnaut, Poemas de outono e de inverno. Poemas da finitude. Coimbra, MinervaCoimbra, 7-17.

MARQUES, S. (2019), "Os Clássicos revisitados pela Arcádia Lusitana: o testemunho de Manuel de Figueiredo", in M. T. Amado Rodrigues e M. F. S. Silva (coords.), Clásicos en escena ayer y hoy. Coimbra, 275-294.

MORAIS, C. (2019), “Maria das Almas, de Rodrigo Estramanho de Almeida: uma Antígona tropical e vicentina”, in M. T. Amado Rodríguez, B. Ortega Villaro & M. F. Silva (eds.), Clasicos en Escena Ayer y Hoy. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 329-355.

MORAIS, C. (2019), “Nómos e phýsis em Antígonas portuguesas do período da ditadura”, in M. F. Silva, M. C. Fialho & M. G. Moraes Augusto (eds.), Casas, património, civilização. Nomos versus Physis no Pensamento Grego. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 301-314.

NOGUEIRA, A. (2019), «A Antiguidade greco-latina na comunicação e na arte contemporâneas – O exemplo das ‘Três Graças’», in D. Araújo, J. Carrega e I. Fechine, orgs., Perspectivas luso-brasileiras em Artes e Comunicação – Vol.2., Edição do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Memória e Cultura Popular” da UEPB (Brasil)/ CIAC – Universidade do Algarve (Portugal)/CIC DA Grupo de Pesquisa “Comunicação, Imagem e Contemporaneidade” da UTP (Brasil), 254-270.

RODRIGUES, N. S. (2019), “Eneias no Cinema”, Ágora. Estudos Clássicos em Debate 21: 339-359.

RODRIGUES, N. S. (2019), “Agamémnon e Clitemnestra na Escola. Os Clássicos como tema estruturante de The Browning Version”, Fortunatae. Revista canaria de filologia, cultura y humanidades clásicas 29: 151-162.

SEIÇA CARVALHO, A. (2019), “El choque de Las Troianas de Olga Roriz: un desafío danzante”, in M. T. Amado Rodríguez, B. Ortega Villaro, M. F. Silva (eds.), Clásicos en escena ayer y hoy. Coimbra, 479-494.

SILVA, M. F. (2019), Amado Rodríguez, M. T., Clásicos en escena ayer y hoy. Coimbra.

SILVA, M. F. (2019), “El arte de esperar. Glória o como Penélope se murió de tedio de Cláudia Lucas Chéu”, in M. T. Amado Rodríguez, M. F. Silva, Clásicos en escena ayer y hoy. Coimbra, 495-511.

2018

Bellomi, P.; CASTRO FILHO, C.; Sartor, E. (2018) (eds.). Desplazamientos de la tradición clásica en las culturas hispánicas. Coimbra, São Paulo: Imprensa da Universidade de Coimbra, Annablume.

Gentil, Mônica Maria & SOARES, Maria Luísa de Castro (2018), De Amor e Mar: A erospoética de Linhares Filho. Coleção Literatura 6. Vila Real: FCT CELUTAD/ GELLP- (Universidade Estadual de Piauí- Brasil).

LEÃO, D. F. (2018), “Aristófanes e as leis de Sólon”, in Claudia N. Fernández, Juan T. Nápoli & Graciela C. Zecchin De Fasano (eds.), [Una] nueva visión de la cultura griega antigua en el comienzo del tercer milenio: perspectivas y desafíos. La Plata, Editorial de la Universidad de La Plata, 213-233.

LEÃO, D. F. (2018), “Com Medeia solitária no banco dos réus”, Archai 22: 167-198.

LEÃO, D. F. (2018), “Existe-t-il une limite à la paidotrophia et à la gêrotrophia?”, Cahiers Mondes anciens, 10 | 2018 [mis en ligne le 8 février 2018].

MARQUES, S. (2018), “Revisiting Medea: Carlos Jorge Pessoa’s Escrita da água: no rasto de Medeia (Water writing: in Medea’s wake), in A. Pociña Pérez, A. López, C. Morais, M. F. S. and P. Finglass (eds.), Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st Centuries. Brill, 216-232.

MORAIS, C. (2018), “Measure in Hélia Correia’s Desmesura: an Exercise in Recreating Classical Rhythm”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva & P. Finglass (eds.) (2018). Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st Centuries. Leiden: Brill, 184-199.

NOGUEIRA, A. (2018), “Monstros marinhos na mitologia e na arte”, in J. Carvalho e A. A. Carvalho, coords., O monstruoso na literatura e outras artes. Lisboa: CLEPUL, 7-18.

POCIÑA, A., López, A., Morais, C., Silva, M. F. & Finglass, P. (eds.) (2018), Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st Centuries. Leiden: Brill. (ISBN 978-90-04-38339-5).

RODRIGUES, N. S. (2018), «“I’m Spartacus!” Kubrick, Espartaco y Lope de Vega», Florentia Iliberritana 29: 261-275.

SILVA, M. F. (2018), “Os encantos de Medeia by António José da Silva: Comedy version of a tragic theme (18th century)”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva, P. Finglass, Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st centuries. Leiden, 45-64.

SILVA, M. F. (2018), “In search of lost identity; Jean Anouilh’s Medea”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva, P. Finglass, Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st centuries. Leiden, 65-86.

SILVA, M. F. (2018), “A Portuguese Medea: Eduarda Dionísio, Antes que a noite venha (Before the night comes)”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva, P. Finglass, Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st centuries. Leiden, 123-43.

SILVA, M. F., c/ M. A. Hörster (2018), “Hélia Correia’s A de Cólquida (The woman from Colchis)”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva, P. Finglass, Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st centuries. Leiden, 144-57.

SILVA, M. F. (2018), “Language, barbarism, and civilization: Hélia Correia’s Desmesura (Excess)”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva, P. Finglass, Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st centuries. Leiden, 158-84.

SILVA, M. F. (2018), “Medea in the society of entertainment: a reading of Mário Cláudio’s Medeia”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva, P. Finglass, Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st centuries. Leiden, 200-15.

SILVA, M. F. (2018), “The art of translating a classic: Author’s and translator’s marks”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva, P. Finglass, Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st centuries. Leiden, 233-57.

2017

LEÃO, D. F. , “Tensiones generacionales y la ‘carga’ de la vejez en Alcestis de Eurípides”, Revista Jurídica de Buenos Aires - año 42 - número 94: 265-281

MORAIS, C. (2017), “António Sérgio’s Antígona: ‘a social study in dialogue form’”, in C. Morais, L. Hardwick & M. F. Silva (eds.), Portrayals of Antigone in Portugal: 20th and 21st Century Rewritings of the Antigone Myth. Leiden: Brill, 113-139.

MORAIS, C. (2017), “António Sérgio’s Antigone Revisited: Two Invectives against the Salazar Dictatorship”, in C. Morais, L. Hardwick & M. F. Silva (eds.), Portrayals of Antigone in Portugal: 20th and 21st Century Rewritings of the Antigone Myth. Leiden: Brill, 140-159.

MORAIS, C. (2017), “Taking Liberties: António Pedro’s Recreation of Antigone”, in C. Morais, L. Hardwick & M. F. Silva (eds.), Portrayals of Antigone in Portugal: 20th and 21st Century Rewritings of the Antigone Myth. Leiden: Brill, 175-191.

MORAIS, C. (2017), “Antígona, ‘la razón suprema de la libertad’: intertexto y metateatro en la recreación de Carlos de la Rica (1968)”, in A. R. Pricco & S. M. Moro (eds.). Pervivencia del mundo clásico en la literatura: tradición y relecturas. Coimbra, S. Paulo: IUC, Annablume, 91-104.

MORAIS, C., Hardwick, L. & Silva, M. F. (eds.). (2017), Portrayals of Antigone in Portugal: 20th and 21st Century Rewritings of the Antigone Myth. Leiden: Brill.

MORAIS, C. & Ling, Sh. (2017), “El Coro en La sangre de Antígona: texto, música y puesta en escena” (CD anexo, com 5 fragmentos de La Sangre de Antígona de S. Bacarisse y J. Bergamín), in J. V. Bañuls & F. de Martino (eds.), El coro dramático: un personaje singular. Bari: Levante Editori, 269-288.

RODRIGUES, N. S. (2017), “As Clitemnestras portuguesas de João Canijo” in F. De Martino, C. Morenilla, M. C. Fialho, M. F. Silva, D. De Martino, A. Navarro eds., Clitemnestra o la Desgracia de ser Mujer en un Mundo de Hombres. Bari, 313-326.

RODRIGUES, N. S. (2017), «From Kubrick's Political Icon to Television Sex Symbol» in A. Augoustakis and M. S. Cyrino eds., STARZ Spartacus. Reimagining an Icon on Screen. Edinburgh, 34-51.

RODRIGUES, N. S. (2017), «“I’m Spartacus!” Kubrick, Espártaco e Lope de Vega», Nuntius Antiquus 13/1: 171-183.

RODRIGUES, N. S. (2017), «“Like a Ghost of Antigone": Ganhar a Vida (Get a life), by João Canijo» in C. Morais, L. Hardwick and M. F. Silva eds., Portrayals of Antigone in Portugal. Leiden, 239-250.

SEIÇA CARVALHO, A., Cação, E., Carvalho, S. (2017), “Troubled Waters: Performative imaginary in the Project PI – Pequena Infância”, in Ancient Mediterranean Sea in Modern Visual and Performing Arts, Sailing in Troubled Waters, IMAGINES – Classical Receptions in the Visual and Performing Arts, Bloomsbury Academic.

SILVA, M. F., em colaboração com M. A. Hörster (2017), “Hélia Correia, A de Cólquida”, in M. F. Silva, M. C. Fialho, J. L. Brandão, O livro do tempo: escritas e reescritas. Teatro Greco-latino e sua recepção II. Coimbra, 55-68.

2016

CASTRO FILHO, C. (2016), Eu mesma matei meu filho: poéticas do trágico em Eurípides, Goethe e García Lorca. Coimbra, São Paulo: Imprensa da Universidade de Coimbra, Annablume.

CASTRO FILHO, C. (2016), “Lo eterno femenino en una nación invertebrada: el teatro del deseo en la España a las puertas de la Transición”, in: Peters, K.; Aresti, N.; Brühne, J. (eds.). ¿La España invertebrada? Masculinidad y nación a comienzos del siglo XX. Granada: Comares, 259-273.

CASTRO FILHO, C. (2016), “Entre nós e as raízes: Mário Dionísio e as solicitações lorquianas”, Nova Síntese: textos e contextos do Neo-realismo (Museu do Neo-realismo) 11: 453-461.

CASTRO FILHO, C. (2016), “Das solicitações pessoanas às emboscadas dionisíacas: Portugal em Lorca, Lorca em Portugal”, Coloquio | Letras (Fundação Calouste Gulbenkian), núm. 192: 80-89.

LEÃO, D. F. (2016), “Gerotrophia: a controversial law — Response to Eva Cantarella”, in D. F. Leão & G. Thür (Hrsg.), Symposion 2015. Vorträge zur griechischen und hellenistischen Rechtsgeschichte. Wien, Verlag der Österreichischen Akademie der Wissenschaften, 75-82.

LEÃO, D. F. (2016), “O livro do tempo na Alceste de Eurípides: narrativa passada e suas reescritas”, in Maria de Fátima Silva, Maria do Céu Fialho e José Luís Brandão (coords.), O livro do tempo. Escritas e reescritas: teatro greco-latino e sua recepção. Coimbra, Imprensa da Universidade, 77-88.

MARQUES, S. (2016), “Antígona: norma e transgressão em Sófocles e em Hélia Correia”, in A. Pociña, C. Morais e M. F. Silva (coords.), Antígona: a eterna sedução da filha de Édipo. Coimbra, 255-266.

MARQUES, S. (2016), “Carlos Jorge Pessoa, Escrita da água: no rasto de Medeia”, in M. F. Silva, M. C. Fialho e J. L. Brandão (coords.), O livro do tempo: escritas e reescritas. Teatro Grego-Latino e sua recepção II. Coimbra, 43-53.

MORAIS, C. (2016), “Salida de la sombra: la Ismena de Agustín García Calvo”, in F. Martino y C. Morenilla (eds.), Personajes secundarios con historia, Bari: Levante Editori, 351-365.

MORAIS, C. (2016), “Figurações da guerra civil espanhola em duas releituras do mito de Antígona”, in M. F. Silva, M. C. Fialho & J. L. Brandão (coords.), O Livro do Tempo: Escritas e reescritas. Teatro Greco-Latino e sua recepção, vol. II. Coimbra, S. Paulo: Imprensa da Universidade de Coimbra, Annablume, 85-99.

RODRIGUES, N. S. (2016), “Representações cinematográficas do Êxodo: de Cecil B. DeMille a Ridley Scott”, Forma Breve 13: 319-336.

RODRIGUES, N. S. (2016), “Tragedia Griega y Western Americano. Estudio de cuatro casos”, Habis 47: 307-323.

VÁRZEAS, M. (2016), “Calímaco e a linguagem universal do mito” in C. Soares; M.C. Fialho; Th. Figueira (coords.), Pólis/Cosmópolis: identidades globais & locais. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra; Annablume editora, 149-155.

2015

LEÃO, D. F. (2015), “Imaginário clássico na poesia de António Arnaut”, in M. F. Silva, M. G. Moraes Augusto (coord.), A recepção dos clássicos em Portugal e no Brasil. Coimbra, Imprensa da Universidade, 145-159.

HÖRSTER, M. A. / SILVA, M. F. (2015), “Penthesiléa, de Hélia Correia. Notas de leitura”, Humanitas 67: 169-192.

MARQUES, S. (2015), Marques, S., “Encenar peças clássicas na atualidade – o Rei Édipo pela ACE/ Teatro do Bolhão”, Humanitas 67: 205-218.

MARQUES, S. (2015), “Motivos clássicos na poesia novilatina em Portugal”, in M. F. Silva, M. G. Augusto (coords.), A recepção dos clássicos em Portugal e no Brasil. Coimbra, 161-172.

MORAIS, C. (2015), “Antígona entre muros, contra os muros de silêncio: mito e história na recriação metateatral de José Martín Elizondo”, in A. Pociña, A. López, C. Morais & M. F. Silva (Eds.), Antígona. A eterna sedução da filha de Édipo. Coimbra: IUC, Annablume, 241-253.

MORAIS, C. (2015), “Sob o signo de Antígona: da guerra civil à luta contra a tirania, em El Límite de Alberto de Zavalía”, Forma breve 12: 359-369.

POCIÑA, A., López, A., Morais, C. & Silva, M. F. (eds.) (2015), Antígona. A eterna sedução da filha de Édipo. Coimbra: IUC, Annablume.

RODRIGUES, N. S. (2015), «“Narcissus Circaeus”» ou o trágico em “Il Compleanno” de Marco Filiberti», Boletim de Estudos Clássicos 60: 199-210.

RODRIGUES, N. S. (2015), «Uma Ifigénia portuguesa: Noite Escura de João Canijo» in M. F. Silva, M. G. de Moraes Augusto, coords., A Recepção dos Clássicos em Portugal e no Brasil, Coimbra/São Paulo, 173 184.

SANTOS, Alexandra (2015), "O fogo de Prometeu: uma visão do mito a partir de conceitos da filosofia de P. Ricoeur ", Biblos - Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra 1: 395 - 417.

SILVA, M. F. (2015), “Fantasia para dois coronéis e uma piscina – Ecos clássicos num contexto do séc. XX português”, in M. F. Silva, M. G. Moraes Augusto (coords.), A recepção dos clássicos em Portugal e no Brasil. Coimbra, 229-54.

SILVA, M. F. (2015), “Helen”, in R. Lauriola, K. N. Demetriou (coords.), Brill’s Companion to the Reception of Euripides. Leiden, 174-98.

SILVA, M. F., em colaboração com M. A. Hörster (2015), “Penthesiléa de Hélia Correia. Notas de leitura”, Humanitas 67: 169-92.

VÁRZEAS, M. (2015), “Em demanda dos lugares sagrados: a Grécia de Ruben A.” in P. Morão; C. Pimentel (coords.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa: uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade. Lisboa: Campo da comunicação, 337-350.

2014

CASTRO FILHO, C. (2014), Federico García Lorca. Assim que passarem cinco anos – Lenda do Tempo. Tradução, apresentação e notas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

HÖRSTER, M. A. / SILVA, M. F. (2014), “Crime: a morte do teatro. Uma leitura de Medeia de Mário Cláudio”, in OLIVEIRA, F. / SILVA, M. F. / BARBOSA. T. V. (eds.), Violência e transgressão: uma trajetória da Humanidade. Coimbra: IUC / Annablume, 279-294.

HÖRSTER, M. A. / SILVA, M. F. (2014), “Em Knossos, de Hélia Correia. Notas de leitura”, Humanitas 66: 421-432.

MORAIS, C. (2014), “Antígona, ‘a razão suprema da liberdade’: intertexto e metateatro na recriação de Carlos de la Rica (1968)”, in B. F. Pereira e A. Ferreira, Symbolon IV – Esperança e Medo. Porto: Editorial UP, 97-108.

MORAIS, C. (2014), “A la sombra de Antígona: innovación en la construcción de personajes secundarios en tres recriaciones portuguesas", in F. Martino y C. Morenilla (eds.), A la sombra de los héroes: Personajes secundarios en la acción dramática. Bari: Levante Editori, 421-436.

RODRIGUES, N. S. (2014), “A Antiguidade no Cinema: Caligula de Tinto Brass e Bob Guccione (1979)”, Boletim de Estudos Clássicos 59: 137-152.

SILVA, M. F., c/ Hörster, M. A. (2014), “Crime: a morte do teatro. Uma leitura de Medeia de Mário Cláudio”, in F. Oliveira, M. F. Silva, Tereza V. Barbosa (coords.), Violência e transgressão: uma trajetória da Humanidade. Coimbra, 279-294.

SILVA, M. F. (2014), “O professor de grego. Mário de Carvalho, Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto”, Euphrosyne 42: 217-24.

SILVA, M. F., c/ Hörster, M. A. (2014), “Em Knossos, de Hélia Correia. Notas de leitura”, Humanitas 66: 421-32.

2013

LEÃO, D. F. (2013), “Ulisses e o espírito agônico grego: o herói da imaginação, do sacrifício e do conhecimento”, in Gabriele Conelli & Gilmário Guerreiro da Costa (orgs.), Estudos Clássicos 1. Origens do pensamento ocidental. Brasília e Coimbra, UNESCO, Imprensa da Universidade de Coimbra, Annablume, 17-23.

MARQUES, S. (2013), “Raíces clásicas del repertorio musical de Zé Ramalho”, in J. M. Losada Goya, A. Lipscomb, coords. Mito e interdisciplinariedad: los mitos antiguos, medievales y modernos en la literatura y las artes contemporáneas. Bari, 281.291.

RODRIGUES, N. S. (2013), «Roma Antiga no Cinema: Utopia, Distopia e Pornotopia» in M. Acciauiolli, A. Duarte Rodrigues, M. J. Castro, P. André e P. Simões Rodrigues, Arte & Utopia. Lisboa, 55-69.

SILVA, M. F. (2013), Ensaios sobre Mário de Carvalho (coord. e colaboração). Coimbra.

SILVA, M. F. (2013), “A imagem literária do Tempo e da História em Mário de Carvalho”, in Ensaios sobre Mário de Carvalho. Coimbra, 13-30.

SILVA, M. F. (2013), “Escrever tem arte e tem segredos … Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto”, in Ensaios sobre Mário de Carvalho. Coimbra, IUC, 77-126.

SILVA, M. F. (2013), “Pirro e Cíneas: o para quê da acção humana”, Sapere Aude (Belo Horizonte) 3. 6: 298-309.

SILVA, M. F. (2013), De ayer a hoy. Influencias clásicas en la literatura (coord. e colabor.). Coimbra.

SILVA, M. F. (2013), “Una Medea portuguesa: Eduarda Dionísio, Antes que a noite venha”, in De ayer a hoy. Influencias clásicas en la literatura. Coimbra, 517-27.

SILVA, M. F. (2013), “Henrique Aires Vitoria. Tragedy on the revenge of King Agamemnon’s Death”, in L. M. Pino Campos, G. Santana Henriquez, ΚΑΛΟΣ ΚΑΙ ΑΓΑΘΟΣ ΑΝΗΡ ΔΙΔΑΣΚΑΛΟΣ ΠΑΡΑΔΕΙΓΜΑ, Homenaje al Profesor Juan Antonio López Férez. Madrid, Ediciones Clásicas, 785-92.

2012

2020

CASTRO FILHO, C.; Kroll, S. (eds.) (2020), El Theatro de los dioses: herencia clásica y nuevas mitografías en el campo cultural hispánico. Berlin: Peter Lang, no prelo.

CASTRO FILHO, C. (2020), “Antes diré al fin lo que siento: mito, verdad y simulacro en la dramaturgia de Reinaldo Arenas", in Tedeschi, S. (ed.). El largo viaje de los mitos: mitos clásicos y mitos prehispánicos en las literaturas latinoamericanas. Roma: Sapienza Università Editrice, 207-217

CASTRO FILHO, C. (2020), “Así que pasen cinco años: Federico García Lorca y el problema de lo trágico”. Tropelías. Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada 33: 61-72.

LEÃO, D. F. (2020), “Plutarch on Lycurgus: outline of the mythical founder: of the Spartan constitution”, in Josep Antoni Clúa Serena (ed.), Mythologica Plutarchea: estudios sobre los mitos en Plutarco. Madrid, Ediciones Clásicas, 203-214.

LEÃO, D. F. (2020), “António Arnaut: a palavra, o tempo e a justiça”, in Ana Paula Arnaut (org.), As palavras justas: ensaios sobre literatura e direito. Coimbra, MinervaCoimbra, 235-257.

SILVA, M. F. (2020), Francisco Dias Gomes, Duas tragédias clássicas: ‘Ifigénia’ e ‘Electra’. Introdução e edição de texto de José Augusto Cardoso Bernardes, Maria de Fátima Sousa e Silva & Maria Fernanda Brasete. Coimbra.

2019

CASTRO FILHO, C. (2019), “De verde ausencia y lágrima cautiva: considerações sobre Cisso na obra de Federico García Lorca”. Humanitas 74. 2: 103-117.

CASTRO FILHO, C. (2019), [Recensão] «Theatre and Dictatorship in the Luso-Hispanic World", London and New York: Routledge, 2017, by Diego SANTOS SÁNCHEZ», RCL – Revista de Comunicação e Linguagens | Journal of Communication and Languages, 50: 211-215.

LEÃO, D. F. , & L. R. Lanzillotta (2019), A Man of Many Interests: Plutarch on Religion, Myth, and Magic. Leiden - Boston, Brill.

LEÃO, D. F. (2019), “A Statesman of Many Resources: Plutarch on Solon’s Use of Myth and Theatricality for Political Purposes”, in D.F. Leão, & L. R. Lanzillotta (eds.), A Man of Many Interests: Plutarch on Religion, Myth, and Magic. Leiden, Brill, 41-58.

LEÃO, D. F. (2019), “Poemas da (in)finitude”, in António Arnaut, Poemas de outono e de inverno. Poemas da finitude. Coimbra, MinervaCoimbra, 7-17.

MARQUES, S. (2019), "Os Clássicos revisitados pela Arcádia Lusitana: o testemunho de Manuel de Figueiredo", in M. T. Amado Rodrigues e M. F. S. Silva (coords.), Clásicos en escena ayer y hoy. Coimbra, 275-294.

NOGUEIRA, A. (2019), «A Antiguidade greco-latina na comunicação e na arte contemporâneas – O exemplo das ‘Três Graças’», in D. Araújo, J. Carrega e I. Fechine, orgs., Perspectivas luso-brasileiras em Artes e Comunicação – Vol.2., Edição do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Memória e Cultura Popular” da UEPB (Brasil)/ CIAC – Universidade do Algarve (Portugal)/CIC DA Grupo de Pesquisa “Comunicação, Imagem e Contemporaneidade” da UTP (Brasil), 254-270.

RODRIGUES, N. S. (2019), “Eneias no Cinema”, Ágora. Estudos Clássicos em Debate 21: 339-359.

RODRIGUES, N. S. (2019), “Agamémnon e Clitemnestra na Escola. Os Clássicos como tema estruturante de The Browning Version”, Fortunatae. Revista canaria de filologia, cultura y humanidades clásicas 29: 151-162.

SEIÇA CARVALHO, A. (2019), “El choque de Las Troianas de Olga Roriz: un desafío danzante”, in M. T. Amado Rodríguez, B. Ortega Villaro, M. F. Silva (eds.), Clásicos en escena ayer y hoy. Coimbra, 479-494.

SILVA, M. F. (2019), Amado Rodríguez, M. T., Clásicos en escena ayer y hoy. Coimbra.

SILVA, M. F. (2019), “El arte de esperar. Glória o como Penélope se murió de tedio de Cláudia Lucas Chéu”, in M. T. Amado Rodríguez, M. F. Silva, Clásicos en escena ayer y hoy. Coimbra, 495-511.

2018

Bellomi, P.; CASTRO FILHO, C.; Sartor, E. (2018) (eds.). Desplazamientos de la tradición clásica en las culturas hispánicas. Coimbra, São Paulo: Imprensa da Universidade de Coimbra, Annablume.

Gentil, Mônica Maria & SOARES, Maria Luísa de Castro (2018), De Amor e Mar: A erospoética de Linhares Filho. Coleção Literatura 6. Vila Real: FCT CELUTAD/ GELLP- (Universidade Estadual de Piauí- Brasil).

LEÃO, D. F. (2018), “Aristófanes e as leis de Sólon”, in Claudia N. Fernández, Juan T. Nápoli & Graciela C. Zecchin De Fasano (eds.), [Una] nueva visión de la cultura griega antigua en el comienzo del tercer milenio: perspectivas y desafíos. La Plata, Editorial de la Universidad de La Plata, 213-233.

LEÃO, D. F. (2018), “Com Medeia solitária no banco dos réus”, Archai 22: 167-198.

LEÃO, D. F. (2018), “Existe-t-il une limite à la paidotrophia et à la gêrotrophia?”, Cahiers Mondes anciens, 10 | 2018 [mis en ligne le 8 février 2018].

MARQUES, S. (2018), “Revisiting Medea: Carlos Jorge Pessoa’s Escrita da água: no rasto de Medeia (Water writing: in Medea’s wake), in A. Pociña Pérez, A. López, C. Morais, M. F. S. and P. Finglass (eds.), Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st Centuries. Brill, 216-232.

NOGUEIRA, A. (2018), “Monstros marinhos na mitologia e na arte”, in J. Carvalho e A. A. Carvalho, coords., O monstruoso na literatura e outras artes. Lisboa: CLEPUL, 7-18.

RODRIGUES, N. S. (2018), «“I’m Spartacus!” Kubrick, Espartaco y Lope de Vega», Florentia Iliberritana 29: 261-275.

SILVA, M. F. (2018), “Os encantos de Medeia by António José da Silva: Comedy version of a tragic theme (18th century)”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva, P. Finglass, Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st centuries. Leiden, 45-64.

SILVA, M. F. (2018), “In search of lost identity; Jean Anouilh’s Medea”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva, P. Finglass, Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st centuries. Leiden, 65-86.

SILVA, M. F. (2018), “A Portuguese Medea: Eduarda Dionísio, Antes que a noite venha (Before the night comes)”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva, P. Finglass, Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st centuries. Leiden, 123-43.

SILVA, M. F., c/ M. A. Hörster (2018), “Hélia Correia’s A de Cólquida (The woman from Colchis)”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva, P. Finglass, Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st centuries. Leiden, 144-57.

SILVA, M. F. (2018), “Language, barbarism, and civilization: Hélia Correia’s Desmesura (Excess)”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva, P. Finglass, Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st centuries. Leiden, 158-84.

SILVA, M. F. (2018), “Medea in the society of entertainment: a reading of Mário Cláudio’s Medeia”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva, P. Finglass, Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st centuries. Leiden, 200-15.

SILVA, M. F. (2018), “The art of translating a classic: Author’s and translator’s marks”, in A. Pociña, A. López, C. Morais, M. F. Silva, P. Finglass, Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st centuries. Leiden, 233-57.

2017

LEÃO, D. F. , “Tensiones generacionales y la ‘carga’ de la vejez en Alcestis de Eurípides”, Revista Jurídica de Buenos Aires - año 42 - número 94: 265-281

RODRIGUES, N. S. (2017), “As Clitemnestras portuguesas de João Canijo” in F. De Martino, C. Morenilla, M. C. Fialho, M. F. Silva, D. De Martino, A. Navarro eds., Clitemnestra o la Desgracia de ser Mujer en un Mundo de Hombres. Bari, 313-326.

RODRIGUES, N. S. (2017), «From Kubrick's Political Icon to Television Sex Symbol» in A. Augoustakis and M. S. Cyrino eds., STARZ Spartacus. Reimagining an Icon on Screen. Edinburgh, 34-51.

RODRIGUES, N. S. (2017), «“I’m Spartacus!” Kubrick, Espártaco e Lope de Vega», Nuntius Antiquus 13/1: 171-183.

RODRIGUES, N. S. (2017), «“Like a Ghost of Antigone": Ganhar a Vida (Get a life), by João Canijo» in C. Morais, L. Hardwick and M. F. Silva eds., Portrayals of Antigone in Portugal. Leiden, 239-250.

SILVA, M. F., em colaboração com M. A. Hörster (2017), “Hélia Correia, A de Cólquida”, in M. F. Silva, M. C. Fialho, J. L. Brandão, O livro do tempo: escritas e reescritas. Teatro Greco-latino e sua recepção II. Coimbra, 55-68.

2016

CASTRO FILHO, C. (2016), Eu mesma matei meu filho: poéticas do trágico em Eurípides, Goethe e García Lorca. Coimbra, São Paulo: Imprensa da Universidade de Coimbra, Annablume.

CASTRO FILHO, C. (2016), “Lo eterno femenino en una nación invertebrada: el teatro del deseo en la España a las puertas de la Transición”, in: Peters, K.; Aresti, N.; Brühne, J. (eds.). ¿La España invertebrada? Masculinidad y nación a comienzos del siglo XX. Granada: Comares, 259-273.

CASTRO FILHO, C. (2016), “Entre nós e as raízes: Mário Dionísio e as solicitações lorquianas”, Nova Síntese: textos e contextos do Neo-realismo (Museu do Neo-realismo) 11: 453-461.

CASTRO FILHO, C. (2016), “Das solicitações pessoanas às emboscadas dionisíacas: Portugal em Lorca, Lorca em Portugal”, Coloquio | Letras (Fundação Calouste Gulbenkian), núm. 192: 80-89.

LEÃO, D. F. (2016), “Gerotrophia: a controversial law — Response to Eva Cantarella”, in D. F. Leão & G. Thür (Hrsg.), Symposion 2015. Vorträge zur griechischen und hellenistischen Rechtsgeschichte. Wien, Verlag der Österreichischen Akademie der Wissenschaften, 75-82.

LEÃO, D. F. (2016), “O livro do tempo na Alceste de Eurípides: narrativa passada e suas reescritas”, in Maria de Fátima Silva, Maria do Céu Fialho e José Luís Brandão (coords.), O livro do tempo. Escritas e reescritas: teatro greco-latino e sua recepção. Coimbra, Imprensa da Universidade, 77-88.

MARQUES, S. (2016), “Antígona: norma e transgressão em Sófocles e em Hélia Correia”, in A. Pociña, C. Morais e M. F. Silva (coords.), Antígona: a eterna sedução da filha de Édipo. Coimbra, 255-266.

MARQUES, S. (2016), “Carlos Jorge Pessoa, Escrita da água: no rasto de Medeia”, in M. F. Silva, M. C. Fialho e J. L. Brandão (coords.), O livro do tempo: escritas e reescritas. Teatro Grego-Latino e sua recepção II. Coimbra, 43-53.

RODRIGUES, N. S. (2016), “Representações cinematográficas do Êxodo: de Cecil B. DeMille a Ridley Scott”, Forma Breve 13: 319-336.

RODRIGUES, N. S. (2016), “Tragedia Griega y Western Americano. Estudio de cuatro casos”, Habis 47: 307-323.

2015

LEÃO, D. F. (2015), “Imaginário clássico na poesia de António Arnaut”, in M. F. Silva, M. G. Moraes Augusto (coord.), A recepção dos clássicos em Portugal e no Brasil. Coimbra, Imprensa da Universidade, 145-159.

MARQUES, S. (2015), Marques, S., “Encenar peças clássicas na atualidade – o Rei Édipo pela ACE/ Teatro do Bolhão”, Humanitas 67: 205-218.

MARQUES, S. (2015), “Motivos clássicos na poesia novilatina em Portugal”, in M. F. Silva, M. G. Augusto (coords.), A recepção dos clássicos em Portugal e no Brasil. Coimbra, 161-172.

RODRIGUES, N. S. (2015), «“Narcissus Circaeus”» ou o trágico em “Il Compleanno” de Marco Filiberti», Boletim de Estudos Clássicos 60: 199-210.

RODRIGUES, N. S. (2015), «Uma Ifigénia portuguesa: Noite Escura de João Canijo» in M. F. Silva, M. G. de Moraes Augusto, coords., A Recepção dos Clássicos em Portugal e no Brasil, Coimbra/São Paulo, 173 184.

SANTOS, Alexandra (2015), "O fogo de Prometeu: uma visão do mito a partir de conceitos da filosofia de P. Ricoeur ", Biblos - Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra 1: 395 - 417.

SILVA, M. F. (2015), “Fantasia para dois coronéis e uma piscina – Ecos clássicos num contexto do séc. XX português”, in M. F. Silva, M. G. Moraes Augusto (coords.), A recepção dos clássicos em Portugal e no Brasil. Coimbra, 229-54.

SILVA, M. F. (2015), “Helen”, in R. Lauriola, K. N. Demetriou (coords.), Brill’s Companion to the Reception of Euripides. Leiden, 174-98.

SILVA, M. F., em colaboração com M. A. Hörster (2015), “Penthesiléa de Hélia Correia. Notas de leitura”, Humanitas 67: 169-92.

2014

CASTRO FILHO, C. (2014), Federico García Lorca. Assim que passarem cinco anos – Lenda do Tempo. Tradução, apresentação e notas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

RODRIGUES, N. S. (2014), “A Antiguidade no Cinema: Caligula de Tinto Brass e Bob Guccione (1979)”, Boletim de Estudos Clássicos 59: 137-152.

SILVA, M. F., c/ Hörster, M. A. (2014), “Crime: a morte do teatro. Uma leitura de Medeia de Mário Cláudio”, in F. Oliveira, M. F. Silva, Tereza V. Barbosa (coords.), Violência e transgressão: uma trajetória da Humanidade. Coimbra, 279-294.

SILVA, M. F. (2014), “O professor de grego. Mário de Carvalho, Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto”, Euphrosyne 42: 217-24.

SILVA, M. F., c/ Hörster, M. A. (2014), “Em Knossos, de Hélia Correia. Notas de leitura”, Humanitas 66: 421-32.

2013

LEÃO, D. F. (2013), “Ulisses e o espírito agônico grego: o herói da imaginação, do sacrifício e do conhecimento”, in Gabriele Conelli & Gilmário Guerreiro da Costa (orgs.), Estudos Clássicos 1. Origens do pensamento ocidental. Brasília e Coimbra, UNESCO, Imprensa da Universidade de Coimbra, Annablume, 17-23.

MARQUES, S. (2013), “Raíces clásicas del repertorio musical de Zé Ramalho”, in J. M. Losada Goya, A. Lipscomb, coords. Mito e interdisciplinariedad: los mitos antiguos, medievales y modernos en la literatura y las artes contemporáneas. Bari, 281.291.

RODRIGUES, N. S. (2013), «Roma Antiga no Cinema: Utopia, Distopia e Pornotopia» in M. Acciauiolli, A. Duarte Rodrigues, M. J. Castro, P. André e P. Simões Rodrigues, Arte & Utopia. Lisboa, 55-69.

SILVA, M. F. (2013), Ensaios sobre Mário de Carvalho (coord. e colaboração). Coimbra.

SILVA, M. F. (2013), “A imagem literária do Tempo e da História em Mário de Carvalho”, in Ensaios sobre Mário de Carvalho. Coimbra, 13-30.

SILVA, M. F. (2013), “Escrever tem arte e tem segredos … Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto”, in Ensaios sobre Mário de Carvalho. Coimbra, IUC, 77-126.

SILVA, M. F. (2013), “Pirro e Cíneas: o para quê da acção humana”, Sapere Aude (Belo Horizonte) 3. 6: 298-309.

SILVA, M. F. (2013), De ayer a hoy. Influencias clásicas en la literatura (coord. e colabor.). Coimbra.

SILVA, M. F. (2013), “Una Medea portuguesa: Eduarda Dionísio, Antes que a noite venha”, in De ayer a hoy. Influencias clásicas en la literatura. Coimbra, 517-27.

SILVA, M. F. (2013), “Henrique Aires Vitoria. Tragedy on the revenge of King Agamemnon’s Death”, in L. M. Pino Campos, G. Santana Henriquez, ΚΑΛΟΣ ΚΑΙ ΑΓΑΘΟΣ ΑΝΗΡ ΔΙΔΑΣΚΑΛΟΣ ΠΑΡΑΔΕΙΓΜΑ, Homenaje al Profesor Juan Antonio López Férez. Madrid, Ediciones Clásicas, 785-92.

2012

CASTRO FILHO, C. (2012), “Hipólito e a aprendizagem teatral: atuar em face do trágico”, in: Jesus, C. A. M.; Castro Filho, C.; Ferreira, J. R. (coords.). Hipólito e Fedra: nos caminhos de um mito. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 177-186.

CASTRO FILHO, C. (2012), “Apresentação”, in: Jesus, C. A. M.; Castro Filho, C.; Ferreira, J. R. (coords.). Hipólito e Fedra: nos caminhos de um mito. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 7-24.

Jesus, C. A. M.; CASTRO FILHO, C.; Ferreira, J. R. (coords.)(2012), Hipólito e Fedra: nos caminhos de um mito. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.

LEÃO, D. F. (2012), “The myth of autochthony, Athenian citizenship and the right of enktesis: a legal approach to Euripides’ Ion”, in B. Legras, and G. Thür (hrsg.). Symposion 2011. Vorträge zur griechischen und hellenistischen Rechtsgeschichte. Wien, Österreichische Akademie der Wissenschaften, 135-152.

LEÃO, D. F. (2012), [em coautoria com Maria do Céu G.Z. Fialho] “Aeschylus”, in Roger S. Bagnall, Kai Brodersen, Craige B. Champion, Andrew Erskine, and Sabine R. Huebner (eds.), The Encyclopedia of Ancient History. Oxford, Wiley-Blackwell, 137-138. DOI: 10.1002/9781444338386.wbeah04009

NOGUEIRA, A. (2012), “Héracles: mito, história e algumas imagens”, in A. P. F. Pinto et al. Mitos e heróis: a expressão do imaginário. Braga: Aletheia, 627-635.

RODRIGUES, N. S. (2012), «A Antiguidade no Cinema: “Sebastiane” de Derek Jarman e Paul Humfress (1976)», Boletim de Estudos Clássicos 57: 123-135.

RODRIGUES, N. S. (2012), “A Lucrécia de Garrett”, in C. Pimentel, P. Morão, coords., A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura. Uma (re)visão da Literatura Portuguesa das origens à contemporaneidade. Lisboa, 117-132.

RODRIGUES, N. S. (2012), “Fedra e Hipólito no Cinema”, in Carlos A. Martins de Jesus, C. Castro Filho, J. Ribeiro Ferreira, eds., Hipólito e Fedra: nos caminhos de um mito. Coimbra, 147-169.

RODRIGUES, N. S. (2012), “Helena de Troya en el séptimo arte”, in D. Romero González, coord., El mundo clásico en el cine. Ámbitos. Revista de Estudios de Ciencias Sociales y Humanidades 27: 27-37.

RODRIGUES, N. S. (2012), “Least that’s what Plutarch says. Plutarco no Cinema”, in Plutarco e as Artes. Pintura, Cinema e Artes Decorativas, 2ª ed., em coautoria com L. N. Ferreira, P. Simões Rodrigues. Coimbra, 139-272.

RODRIGUES, N. S. (2012), “Poppaea Serpens. Construções cinematográficas da anti-heroína da Antiguidade”, in C. Alvarez, A. L. Curado, S. G. de Sousa, orgs., Figuras do Herói. Literatura. Cinema. Banda Desenhada, Braga/V. N. de Famalicão: 259-275.

SEIÇA CARVALHO, A. (2012), “O silencioso coro no Hipólito euripidiano do Thíasos”, in C. Jesus, C. Filho, J. Ribeiro Ferreira, (coords), Hipólito e Fedra nos Caminhos de um Mito. Coimbra, 187-194.