Maria Helena da Cruz Coelho

Professora Catedrática aposentada da FLUC. Especialista em História medieval é autora de uma tese de doutoramento sobre história rural, de biografais de reis, rainhas e infantas e de estudos sobre o quotidiano ou festivo.

Membro de várias academias científicas (Vice-Presidente da Academia Portuguesa da História), recebeu numerosos prémios e foi agraciada com o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

No campo da temática da história e cultura da alimentação tem-se debruçado essencialmente sobre a produção, distribuição e consumo dos alimentos e os cerimoniais, ritualidade e convivialidade da mesa. No âmbito das suas atividades de docência neste domínio, destaque para o cargo de Coordenadora do mestrado em “Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade” da FLUC (2012-2016), de coorientadora de uma tese de doutoramento já concluída e de outra em curso e da orientação de 8 dissertações de mestrado, já concluídas (5 em coorientação).

Publicações selecionadas

"Um doce e nutritivo fruto: a castanha na história da alimentação e da gastronomia portuguesas", in Carmen Soares, Cilene da Silva Gomes Ribeiro (ed.), Mesas luso-brasileiras: alimentação, saúde & cultura. Coimbra e Curitiba, Imprensa da Universidade de Coimbra e PUCPRESS, 2018, pp. 104-176.

“Mais de um século em prol da agricultura: a Gazeta das Aldeias”, in Carmen Soares (ed.), BiblioAlimentaria. Alimentação, Saúde e Sociabilidade à Mesa no Acervo Bibliográfico da Universidade de Coimbra. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018, pp. 148-154.

“ No quotidiano e na festa: os gastos em alimentação de dois concelhos do além Tejo, no século XV”, in Soares, Carmen, ed.; Pinheiro, Joaquim, ed., Patrimónios alimentares de aquém e além-mar, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016, pp. 571-590.

J. Marinho dos Santos, M. H. Cruz Coelho, “Os alimentos identitários do Reino do Algarve: d’aquém para além mares (séculos XIII-XVII)”, in Raízes Medievais do Brasil Moderno “Do Reino de Portugal ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, Lisboa, Academia Portuguesa da História, 2016, pp. 227-246.

“Os alimentos ao correr dos forais manuelinos de Seia”, Escola Profissional da Serra da Estrela. Valorizar a Terra, 1 (2015), pp. 18-28.

“A mesa do rei de Avis. Espaços, Oficiais, Alimentos e Cerimoniais”, in Carmen Soares, Irene Coutinho de Macedo (eds.), Ensaios sobre Património Alimentar Luso-brasileiro. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014, pp. 89-111.

J. Marinho dos Santos, M. H. Cruz Coelho, “A aculturação alimentar no Império Luso-brasileiro”, in Brasil e Portugal. Unindo as duas margens do Atlântico, Lisboa, Academia Portuguesa da História, 2013, pp. 53-72.

“Ao correr do vinho: ‘governança’ e ‘desgovernança’ dos homens”, Portefólio, 1, Évora, Fundação Eugénio de Almeida, 2005, pp. 112-121.