Carmen Soares

Professora Catedrática da FLUC, na área dos Estudos Clássicos.

Investigadora e Coordenadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra

Tem desenvolvido a sua investigação, ensino e publicações nas áreas das Culturas, Literaturas e Línguas Clássicas, da História da Grécia Antiga e da História da Alimentação.

Membro do Conselho Científico do Instituto Europeu de História e Culturas da Alimentação (Tours, França), Co-coordenadora do Projeto transnacional luso-brasileiro "DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia", Coordenadora Executiva do mestrado em “Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade” da FLUC e Diretora da Coleção DIAITA: Scripta&Realia, editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra [aqui].

Na área dos Estudos sobre Alimentação (co)orienta 8 teses de doutoramento e 2 dissertações de mestrado. Já foram defendidas 9 dissertações de mestrado neste mesmo domínio desenvolvidas sob sua (co)orientação

As áreas de conhecimento em que tem atuado neste domínio são: a história de produtos ou pratos alimentares tradicionais (pão, vinho, castanha e canja de galinha); patrimónios e identidades alimentares (nacionalismo culinário; cozinhas do território; cozinha dos afetos; cozinha honorífica); dietética e gastronomia (Antiguidade Clássica, América Portuguesa e Portugal)

Publicações selecionadas

"Um doce e nutritivo fruto: a castanha na história da alimentação e da gastronomia portuguesas", in Carmen Soares, Cilene da Silva Gomes Ribeiro (ed.), Mesas luso-brasileiras: alimentação, saúde & cultura. Coimbra e Curitiba, Imprensa da Universidade de Coimbra e PUCPRESS, 2018, pp. 104-176.

“A Universidade de Coimbra no cardápio da Cosinha Portugueza de 1902: uma história por contar”, in Carmen Soares (ed.), BiblioAlimentaria. Alimentação, Saúde e Sociabilidade à Mesa no Acervo Bibliográfico da Universidade de Coimbra. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018, pp. 158-169.

Arquéstrato, Iguarias do Mundo Grego. Guia gastronómico do Mediterrâneo Antigo (Coimbra, novembro 2016).

Cozinha simples, mesa farta: os requintes da gastronomia mediterrânea grega antiga (Arquéstrato, séc. IV a.C”, in Joaquim Pinheiro, Carmen Soares (eds.), Patrimónios Alimentares de Aquém e Além Mar. Coimbra e São Paulo, Imprensa da Universidade de Coimbra e Annablume, agosto 2016, 479-498.

“Gastronomia”, in Francisco Contente Domingues (Dir.), Dicionário da Expansão Portuguesa. 1415-1600. Volume I: de A a H. Círculo de Leitores. (Lisboa 2016) 430-436.

Carmen Soares & Irene Macedo Coutinho, “Representações sociais, histórica e cultural da canja de galinha: estudo de fontes históricas e de fontes orais de uma população de idosos”, DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 11 (1), 2016, 27-46.

“Pão com todos na Grécia Antiga”, Visão História, nº 28 (abril de 2015) – À mesa: cinco mil anos através da alimentação”, 24-27.

Pão e Vinho sobre a mesa: um “clássico” da alimentação Portuguesa”, in C. Soares, I. C. Macedo (eds.), Ensaios sobre o Património Alimentar Luso-brasileiro. Imprensa da Universidade de Coimbra-Annablume (Coimbra, 2014) 17 - 50.