No âmbito da celebração dos 400 anos da Canonização de St. Inácio de Loyola e de S. Francisco Xavier, duas figuras cujo legado histórico e cultural teve um impacto assinalável nos estudos Humanísticos, à escala mundial, o CECH- Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra - e o CHAM – Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa/Universidade dos Açores organizam um Colóquio Internacional, uma Exposição Bibliográfica, bem como um Concurso Iconográfico especialmente destinado às gerações pré-universitárias.

Prémio: 250€

Destinatários: Estudantes dos Cursos de Artes Visuais do Ensino Secundário ou outros jovens entre os 15 e os 20 anos de idade.

Prazos:

Candidaturas: até 14 de março

Entrega de trabalhos: até 31 de março

Objetivos:

- criar oportunidades de produção artística aos jovens estudantes.

-aproximar os estudantes de Artes Visuais do público e de um possível mercado da arte.

-estimular a curiosidade por duas figuras históricas, cuja ação teve um forte impacto espiritual e cultural, educativo e científico.

-fomentar a participação e o envolvimento cívico nos estudos Humanísticos em geral e nos estudos do Humanismo Renascentista em Portugal, em particular.

Regulamento

Aceita-se a concurso toda a representação iconográfica criativa das figuras de Inácio de Loyola, Francisco Xavier ou de ambos.

Podem concorrer todos os estudantes de Artes Visuais e outros jovens entre os 15 e os 23 anos de idade.

Cada autor pode concorrer com um ou mais trabalhos artísticos.

As candidaturas deverão ser entregues até 14 de março no seguinte formulário: https://forms.gle/y4TsJ7zZnfYzUbuR7

As obras devem ser entregues até dia 31 de março na morada: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Largo da Porta Férrea, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 3004-530 Coimbra, acompanhadas de uma breve descrição (máximo 1 página A4) e de um mínimo 4, máximo 10 fotografias das mesmas a enviar para o email cech@fl.uc.pt.

As obras a concurso não devem de modo algum estar identificadas. A cada candidatura será atribuído um número de código, idêntico ao que será atribuído à obra, para garantir o anonimato.

Os trabalhos deverão ser executados em suporte físico, de modo a ser possível a sua exposição.

Os concorrentes podem participar com obras realizadas em vários meios, como pintura, escultura, desenho ou gravura.

As obras a concurso serão expostas por ocasião do Colóquio Internacional Teatros Hagiográficos: santos, mestres e peregrinos. IV Centenário da Canonização de Santo Inácio de Loyola e de São Francisco Xavier (1622-2022), a decorrer no próximo dia 6 de Abril de 2022 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O vencedor será revelado no dia do Colóquio. O prémio oferecido pelo DLLC - Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUC, será no valor de 250€.Todos os concorrentes receberão certificado de participação.

Júri

As obras a concurso serão apreciadas por um júri constituído por:

António Macedo

Clara Ferrand

Maria de Fátima Lambert

Milton Pedro Dias Pacheco

Sandra Costa Saldanha

O júri baseará a sua avaliação nos critérios de criatividade, originalidade e domínio técnico na representação e interpretação do tema proposto.

Para mais informações contactar o email cech@fl.uc.pt