A segunda sessão de «A Antropologia e os desafios do século XXI: das paisagens humanizadas à inteligência artificial», um ciclo de conversas organizado pelo Centro de Investigação em Antropologia e Saúde. foi adiada para o segundo semestre, em data a indicar.

Os desafios da Inteligência Artificial (IA)

Com

  • Gonçalo Santos (CIAS/UC)
  • André Saramago (FEUC/UC)

Org. CIAS, BGUC

Sessão adiada para o 2.º Semestre, em data a indicar

O campo da ciência da computação desenvolveu sistemas que podem executar tarefas que exigem, normalmente, a inteligência humana. É um campo complexo que parece pronto para impactar quase todos os aspetos da vida, do trabalho às relações interpessoais, da educação à saúde mental e muito mais. Para os antropólogos e os cientistas sociais, não se trata apenas de um conjunto de utensílios e ferramentas práticas, é o futuro das sociedades humanas. Este facto mobiliza a reflexão sobre diversas questões:

Quais são as implicações da IA na compreensão da consciência, da identidade ou mesmo da própria realidade?

Como a IA transforma a sociedade e é moldada por processos sociais e valores particulares?

Como podemos entender a IA na história mais ampla dos humanos e da tecnologia?

De que maneira a IA desafia os conceitos, as teorias e as metodologias tradicionais da antropologia e das ciências sociais?

Quais os desafios/oportunidades colocadas pela IA no que diz respeito à capacidade dos humanos organizarem a sua relação com a natureza não-humana no Antropoceno?

Quais são os imaginários para a IA, nomeadamente na literatura e ficção, que nos possam ajudar a navegar esta nova realidade e a ponderar sobre as suas implicações éticas, sociológicas e ambientais?