Laboratório da Preguiça | Encontro em Coimbra

Nos dias 25 e 26 de abril de 2019, teve lugar no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra [DARQ] o seminário de apresentação e discussão plenária do anteplano e anteprojetos desenvolvidos pela equipa da Universidade de Coimbra do Plano de Salvaguarda da Vila da Preguiça (São Nicolau, Cabo Verde).

07 maio, 2019≈ 3 mins de leitura

A ação, globalmente designada Laboratório da Preguiça, é a resposta, protocolada entre a Cátedra Patrimónios e o Atelier Mar, à solicitação específica do Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação e do Município da Ribeira Brava de Cabo Verde. No seminário participaram todos os membros da equipa, incluindo Leão Lopes e Valdemar Lopes (Atelier Mar e MEIA) que, com Walter Rossa, Adelino Gonçalves e Nuno Lopes da Universidade de Coimbra, coordenam a ação.

Os trabalhos em questão são também a matéria central das teses de mestrado em curso dos 8 alunos finalistas do Mestrado Integrado do DARQ-UC e consistem em:

  • Plano de Pormenor
  • Laboratório da Preguiça: centro de acolhimento e gabinete técnico
  • Espaço público
  • Reabilitação de edifícios de habitação e comércio
  • Habitação
  • Porto de pesca artesanal e desportiva
  • Complexo de salga e secagem de peixe
  • Piscina marítima

Está ainda prevista a elaboração de um projeto de Restauração e Hotelaria e outro para um Centro de Desenvolvimento.

No final dos trabalhos concluiu-se que quer em termos de resposta, quer de desenvolvimento, estão cumpridos o cronograma e desenvolvimento previstos, pelo que em breve serão formalizados e apresentados ao nível de anteplano e anteprojeto às entidades competentes. Por outro lado, passar-se-á agora ao seu desenvolvimento, quer enquanto proposta de plano e projetos, quer como dissertações de mestrado, sendo em alguns casos previsível a sua apresentação para provas públicas até ao final do presente ano-letivo.

Uma nota final para registar a notícia veiculada pelos colegas cabo-verdianos de já existir financiamento para a execução de alguns dos projetos e de se manter claro o desígnio da Ribeira Brava de São Nicolau de querer encetar o procedimento necessário para a adoção do formal do Plano de Pormenor…

Partilhe