Internacionalização de ciclo de estudos

Ao longo do tempo, a UC tem desenvolvido vários esforços no sentido de proporcionar aos/às seus/suas estudantes e docentes experiências enriquecedoras, quer ao nível académico, quer ao nível pessoal, através do contacto com diferentes métodos de ensino-aprendizagem, de investigação e de trabalho em ambientes multiculturais, no quadro de um vasto portefólio de acordos de cooperação com IES de outros países.

Tipologia da internacionalização de ciclos de estudos

• Criação de novos ciclos de estudos conjuntos com IES estrangeiras

Este tipo de ciclo de estudos é criado quando se deteta uma necessidade formativa nova que só pode ser provida pela colaboração entre instituições em diferentes países. Nota: recomenda-se que as orientações fornecidas no âmbito deste modelo sejam tidas em consideração, com as devidas adaptações, na criação de ciclos de estudos conjuntos com IES nacionais.

• Concessão de graus com IES estrangeiras a partir de ciclos de estudos existentes

Esta modalidade surge da constatação da existência de ciclos de estudos com objetivos e estruturas semelhantes em diferentes universidades e da perceção de que a possibilidade de facultar aos/às estudantes percursos de mobilidade estruturada entre as instituições constitui uma mais-valia significativa, que aumenta a capacidade de atração dos programas individuais. Um caso particular deste modelo são as cotutelas de doutoramento e os programas de intercâmbio com reconhecimento da formação, habitualmente designados internacionalmente de “duplas titulações” ou “duplos diplomas”.

• Deslocalização de curso/ciclo de estudos da UC noutro país

Esta modalidade surge da constatação de uma procura significativa de um curso/ciclo de estudos existente na UC por parte de um país estrangeiro, justificando-se a criação da possibilidade de frequência, total ou parcial, do curso/ciclo de estudos nesse país, com economia de custos para os/as interessados/as.

• Apoio a IES estrangeira na realização de cursos e ciclos de estudos

Esta modalidade é suscitada pelo interesse de uma IES estrangeira em fornecer formação de qualidade numa área para a qual não possui conhecimento nem recursos humanos suficientes. O papel da UC é o de auxiliar a instituição estrangeira a desenhar e a implementar cursos ou ciclos de estudos e, assim, contribuir para formação progressiva dos recursos humanos necessários à futura autonomização da oferta de ensino nessa instituição.

Considerações gerais

Os ciclos de estudos criados conjuntamente são aqueles em que se procede a um desenho curricular original, em colaboração com instituições parceiras, resultando num ciclo de estudos novo que terá que ser acreditado pelas entidades competentes de cada país envolvido. Em Portugal, este tipo de ciclos de estudos exige acreditação junto da A3ES.

As parcerias estabelecidas entre as instituições participantes visam favorecer o desenvolvimento, a melhoria e internacionalização das atividades académicas e de formação universitária, devendo ser autofinanciáveis ou financiadas por via das propinas ou de programas de financiamento específicos.

É importante realçar que existem financiamentos específicos para este tipo de ciclos de estudos, nomeadamente os programas europeus: Erasmus+, Key Action 1 – Erasmus Mundus Joint Master Degrees, Joint Doctoral Degrees dentro das Ações Marie Skłodowska-Curie- Research networks (Europa e países terceiros).

Contacto:
Raquel Sampaio