O Projeto “3Cs - Cycling, Campus & City” arrancou em Coimbra

23 fevereiro, 2023≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra recebeu os parceiros do projeto 3Cs em Coimbra para a primeira reunião de trabalho que se focou, sobretudo, no planeamento dos vários módulos previstos no projeto e dos respetivos comités.

Este projeto, que decorre até 2025, pretende promover a sustentabilidade através do desporto, desenvolvendo para isso estratégias que possibilitem às suas comunidades optar, cada vez mais, por meios de deslocação ativos e ecológicos, com principal enfoque na utilização da bicicleta e nas deslocações entre o campus e a cidade. O projeto propõe-se a identificar boas práticas e recolher os dados de um grupo piloto que será a base de análise das medidas a implementar. Para isso será utilizada a ferramenta 3Cs e serão implementadas estratégias que contribuam para a alteração de comportamentos e para a sensibilização da importância da adoção de estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Durante o projeto, serão ainda identificadas as melhores rotas e quais as necessidades infraestruturais para o alcance destes objetivos. O projeto culminará com a publicação do Manual 3Cs e com a realização de uma estafeta ecológica e ativa que terá como ponto de partida Coimbra e passara por todos os países envolvidos no projeto.

Para o Vice-Reitor com o pelouro do Desporto, Qualidade e Serviços de Ação Social, António Figueiredo, “foi com muita satisfação que se deu o pontapé de saída deste projeto através desta Kick-off meeting realizada em Coimbra. A UC, ao coordenar um projeto desta dimensão e tipologia, concorre para uma sua dupla missão, tanto no âmbito de captação de financiamento competitivo, como na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis na sua comunidade. Mais, este projeto, permite o alavancar da UC no reconhecimento internacional, dada a importância e o número de parceiros envolvidos, assim como, no desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade. Trata-se de um projeto para três anos, findo o qual se espera que a UC atinja patamares de competência e operacionais bastante elevados.”

Este projeto é co-financiado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus +, num total de 400 000,00€.

Consórcio

• Universidade de Coimbra
  • Union Europeenne Cyclotourisme
  • Federation Internationale du Sport Universitaire
  • Universidad Camilo Jose Cel, Centro de Ensenanza Universitaria Sek Saucjc
  • Universita Degli Studi di Torino
  • Universite Paul-Valery Montpellier 3
  • Muv Societa' A Responsabilita Limitata Societa Benefit

The “3Cs - Cycling, Campus & City” project is funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Education and Culture Executive Agency (EACEA). Neither the European Union nor EACEA can be held responsible for them.