Projeto Mare OCEANUS aproxima crianças ao mar

11 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

O projeto MARE oceanus, promovido pelo Rotary Club da Figueira da Foz, em coorganização com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, Autoridade Marítima Nacional, Administração do Porto da Figueira da Foz e Universidade de Coimbra, tem como principal objetivo aproximar a cidade e as sociedade ao mar, nomeadamente os mais jovens, alertando-os para a cidadania marítima.

Nas duas primeiras sessões, no auditório do CAE e no auditório Madalena Perdigão, centenas de crianças e jovens tiveram contacto com personalidades ligadas ao mar, dentro das mais variadas áreas desde Investigação, Desporto, Segurança ou Arte.

Na última sexta-feira de maio, dia 24, a Marina do Porto da Figueira da Foz foi palco de mais uma sessão de sensibilização para a importância do mar. Desta vez pretendeu-se fomentar o contacto direto de mais de 250 crianças e jovens com o meio marítimo, através do embarque em embarcações que seguiram, posteriormente, em desfile naval pelo estuário e foz do rio Mondego.

No passado dia 7 de junho aconteceu a sessão “Sea Watch - Praia, Vigilância e Lixo Marinho”, o culminar do mare Oceanus. Nesta sessão foram abordadas de forma mais prática algumas temáticas já mencionadas anteriormente, como cidadania marítima, os perigos do mar, e o lixo marinho. Para somar à experiência de embarque da sessão anterior, desta vez estiveram presentes os meios terrestres de Vigilância de Praias e Zonas Costeiras, do projeto Sea Watch da Autoridade Marítima Nacional e do Instituto de Socorros a Náufragos, as Pick-Ups Amarok, equipadas e tripuladas por elementos do ISN, e os meios de Socorro das duas Corporações de Bombeiros da Figueira da Foz. Na segunda metade da sessão, ocorreu uma limpeza de lixo marítimo na Praia do Forte, com a ajuda de todos os participantes.

A Universidade de Coimbra e, mais especificamente, o Campus da UC na Figueira da Foz deram o seu apoio na organização e na logística destes eventos, tendo presente a investigadora Cátia Marques

Fica um agradecimento ao Rotary Club da Figueira da Foz pela organização do mare OCEANUS, onde conseguiu juntar vários parceiros e dinamizar atividades para um público-alvo promissor, curioso e de olhos postos no futuro, as crianças e jovens do concelho.

Créditos fotográficos: João Serpa (https://joaoserpa.pic-time.com/-rotaryclubmareoceanus/gallery)