Atividades em 2023: Um Ano de Sucesso no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz

05 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

O ano que terminou foi o primeiro de vida do Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz (CUCFF)

Depois da inauguração, que teve lugar nos últimos dias de dezembro de 2022, as atividades letivas no CUCFF arrancaram com o curso “Temas de Turismo Costeiro”.

Ao longo do ano foram vários os cursos que passaram pelo Campus, como “Literacia dos Oceanos”, “Restauro Ecológico de Rios”, “Ferramentas para a Investigação em Ecossistemas Aquáticos”, “Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens” ou “Introdução ao Surfing”, entre vários outros, todos eles ligados ao mar.

Inclusive, no último trimestre de 2023 iniciou a pós-graduação em “Turismo Costeiro, Sustentabilidade e Cultura” que se irá prolongar até maio do ano corrente.

Em meados do ano passado, o CUCFF recebeu ainda uma aula do Mestrado de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Algumas dezenas dos mais de 500 alunos inscritos na Universidade de Verão da UC passaram também pelo Campus, num dia que incluiu várias atividades ligadas à Biologia e ao Ambiente, promovidas pelo MAREFOZ – Laboratório da Universidade de Coimbra.

Em fevereiro de 2023, o CUCFF foi palco da celebração do 7º aniversário do MAREFOZ, que incluiu uma conferência dedicada ao tema “Hub Azul da Costa Atlântica: Estratégia Regional para uma Economia Azul Sustentável”. Ainda dentro do tema da Economia Azul, o Campus reservou alguns dias para acolher o BiotechSTARS – Programa de Empreendedorismo Biotecnológico -, que pretende promover e apoiar uma cultura bio empreendedora.

Para além das atividades da UC, o Campus recebeu outros eventos, como o encontro anual do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), a sessão de apresentação do programa de I&D, Blue Bio Value Innovation, o 7º Simpósio da AMONET (Associação de Mulheres Cientistas) e o Festival Internacional de Tema Clássico, FESTEA.

Um ano que marca o início da História do CUCFF e que cimentou as bases para um futuro de crescimento e impacto na Universidade de Coimbra e na Figueira da Foz.