7º Simpósio da AMONET no Campus da UC na Figueira da Foz

11 dezembro, 2023≈ 3 mins de leitura

No dia 6 de dezembro, o Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz foi lugar de partilha de experiências no 7º Simpósio da AMONET – Associação de Mulheres Cientistas.

O dia iniciou com um webinar sobre Comunicação e Ciência no Feminino, dado por Vera Sequeira e Ana Carvalho.

De seguida, o Campus da UC recebeu a visita de cerca de 40 alunos do 12º ano da Escola Secundária Bernardino Machado da Figueira da Foz, para assistirem a um vídeo sobre Mulheres Cientistas, mas também para usufruírem de um momento de “speed-dating” com as investigadoras da AMONET. Em pequenos grupos de 4 ou 5 estudantes por cada membro da AMONET, conversaram, questionaram e partilharam ideias e pensamentos sobre a temática previamente anunciada.

No início da tarde, o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão inaugurou a sessão de abertura, juntamente com a presidente da AMONET, Ana Costa Freitas.

Depois de uma palestra sobre o tema “Igualdade de Género na Academia”, apresentada pela ex-reitora da Universidade de Aveiro, Helena Nazaré, foi tempo de entregar o prémio AMONET Maria Helena Rocha Pereira, patrocinado pelo município da Figueira da Foz.

Este prémio homenageia Maria Helena Rocha Pereira, a primeira mulher doutorada na Universidade de Coimbra, na área de Estudos Clássicos e foi atribuído à investigadora de Estudos de Género, Maria do Mar Pereira. Depois de algumas palavras do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, e da presidente da AMONET, Ana Costa Freitas, foi tempo de voltar às palestras.

Com temas diversificados, tais como Mulheres na Ciência em África, ou o papel da AMONET no futuro, foi assim que o dia terminou neste encontro de mulheres cientistas na Figueira da Foz.

No final de um dia inspirador, foi com muito gosto que recebemos a AMONET no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz.