/ Quem somos / Investigação

Geossistemas e Evolução da Terra

O grupo de investigação da Grande Temática 1 (GT1) contribui para uma melhor compreensão das interações entre os diferentes geossistemas numa visão integrada da evolução da Terra. Há um forte enfoque nas interações entre os diferentes sistemas terrestres, particularmente aqueles que conduziram à evolução da crosta continental e da vida. Os membros contribuem para dois programas principais: 1A. Tectónica de placas, crosta continental e paleogeografia e 1B Paleoclima, paleoambientes e adaptações das espécies.

Elisa Preto
Coordenadora
Silvério Figueiredo
Subcoordenador
Inês Pereira
Subcoordenadora

1A. Tectónica de placas, crosta continental e paleogeografia

O programa 1A. procura desvendar os processos geológicos que moldaram a litosfera ao longo do tempo. Através de abordagens multidisciplinares e observações multiescala, contribui para interpretar:

1.B. Paleoclima, paleoambientes e adaptações das espécies

O programa 1B. aborda a evolução intrincada dos ecossistemas terrestres e a forma como as formas de vida, desde as espécies individuais até aos ecossistemas inteiros, responderam às mudanças no clima e nas forças geodinâmicas. Também realiza levantamentos exaustivos de bacias sedimentares para avaliar as condições paleoambientais e as histórias tectónicas e explora a prospectividade dos recursos. As áreas incluem:

Em estrito alinhamento com os objectivos do CGeo, o grupo oferece contribuições nas dimensões científica, educacional e de desenvolvimento social. Está vocacionado para liderar novas abordagens aos desafios científicos, investindo na transferência de conhecimento. Esta visão integrada dos sistemas da Terra contribui para o ensino da sustentabilidade, um dos principais objectivos do CGeo. Contribui como especialista na dinâmica das paleocomunidades oceânicas, analisando a paleobiodiversidade e a sua distribuição ao longo do tempo (ODS 14) e procura proteger, restaurar e promover a utilização sustentável dos ecossistemas terrestres antigos (ODS 15), e aborda o desenvolvimento societal, contribuindo para o turismo, lazer e hospitalidade através da caraterização dos recursos do território, nomeadamente geológicos e do subsolo, para que possam ser reutilizados como um recurso turístico valioso.