Uma equipa internacional está a realizar trabalhos de identificação de virgens esculpidas em Pedra de Ançã nas igrejas de Trás-os-Montes

Ezequiel Vázquez Fernández, responsável pela Unidade Raman-IR da Universidade de Santiago de Compostela e Pablo Barreiro Castro, investigador da Universidade de Vigo estão a trabalhar na identificação de virgens esculpidas em pedra de Ançã com David Martín Freire-Lista da UTAD e investigador do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra. Este último está a conduzir a candidatura da Pedra de Ançã a Global Heritage Stone Resource (Pedra Património Mundial).

28 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

A Pedra de Ançã é extraída no município de Cantanhede. Esta pedra tem sido muito utilizada em esculturas religiosas católicas, especialmente virgens. Desta forma, as esculturas na Pedra de Ançã espalharam-se por todo o território português, chegando às regiões mais distantes. O distrito de Vila Real situa-se no centro-norte de Portugal, a aproximadamente 200 Km de Cantanhede.

A geologia de Trás-os-Montes está constituída principalmente por granitos e rochas metassedimentares. Estas rochas, sobretudo o granito, têm sido utilizadas na maior parte do seu património edificado. No entanto, a qualidade escultórica da Pedra de Ançã motivou que muitas freguesias a adquirirem esculturas com ela esculpidas. Em muitos casos, estas esculturas viriam a ser as padroeiras de muitas freguesias portuguesas. Desta forma, a Pedra de Ançã é uma pedra patrimonial fortemente ligada às tradições e identidade da população.

Um dos objetivos deste trabalho é a identificação de esculturas em Pedra de Ançã no distrito de Vila Real (Portugal). Desta forma, a candidatura da Formação calcário de Ançã será mais robusta. Além disso, foi feito um trabalho de caracterização na Pedra de Ançã. As técnicas utilizadas foram microscopia de petrografia de fluorescência, fluorescência de raios X e espectroscopia Raman. Esta caracterização incide sobre a conservação de esculturas em Pedra de Ançã.

As esculturas identificadas e estudadas foram: Santa Maria Maior, localizada na igreja matriz de Alijó; Santa Maria da Ribeira, situada na Matriz da Freguesia de Lampaça (Valpaços); Santa Maria a Maior, localizada na igreja matriz de Chaves; Santa Maria de Covas do Barroso, localizada na igreja matriz de Covas do Barroso; e Nossa Senhora das Neves, situada em Vilarinho de Freires (Peso da Régua), Nossa Senhora da Lapa do Santuário de Nossa Senhora da Lapa (Quintela).

Este trabalho está a ser financiado com fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (PORTUGAL) no âmbito do projeto UIDB/00073/2020 da unidade de I&D Centro de Geociências (CGEO) e Estímulo ao Emprego Científico, Apoio Individual CEECIND/03568/2017. Os cientistas internacionais são beneficiários do programa IACOBUS e Erasmus+.