Candidatura do Calcário de Ançã a Pedra Património Mundial da UNESCO apresentada em Viena

A candidatura do Calcário de Ançã a Pedra Património Mundial da UNESCO foi hoje apresentada em Viena na Assembleia Geral da União Europeia das Ciências Geológicas.

26 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

David Freire-Lista, investigador do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, que coordena o projeto, destacou as características desta pedra ornamental que a tornaram matéria prima de eleição de edifícios, túmulos e monumentos com grande relevância na História de Portugal.
Utilizada com grande expressão na arte sacra, aquém e além fronteiras, o Calcário de Ançã reúne todos os requisitos para se tornar brevemente Pedra Património Mundial da UNESCO, juntando-se, assim, a uma lista que integra o mármore de Estremoz, o calcário lioz e a brecha da Arrábida.