/ Infraestruturas

Laboratório de Geologia Sedimentar e Registo Fóssil

O Laboratório de Geologia Sedimentar e Registo Fóssil agrega recursos humanos e infra-estruturas laboratoriais de apoio às atividades do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, capazes de responderem às necessidades da indústria e às preocupações ambientais da sociedade, nomeadamente ao nível da formação de novos quadros.

Maria Helena Henriques
Coordenadora Laboratório Geologia Sedimentar e Registo Fóssil

Propósitos

• Aprofundar o conhecimento paleontológico e biostratigráfico do Paleozóico Inferior de Portugal, através da interpretação do registo fóssil de Trilobita, Graptolithina e Conodonta, e desenvolver modelos paleogeográficos e paleoambientais para o Paleozóico da Península Ibérica;
  • Aprofundar o conhecimento dos limites estratigráficos dos episódios mais relevantes que caracterizam a história geológica da Bacia Lusitânica durante o Mesozóico, com ênfase em estudos de alta resolução baseados na interpretação das associações registadas de macrofósseis (Ammonoidea, Brachiopoda) e micro-fósseis (Foraminifera, Nanofósseis Calcários);
  • Aprofundar o conhecimento da História da Bacia Lusitânica, através da interpretação da geometria e proveniência do seu enchimento sedimentar, com a vista à aplicação na avaliação do potencial em hidrocarbonetos;
  • Desenvolver atividade de investigação académica no domínio da Geoconservação e da Educação para Desenvolvimento Sustentável.

Equipamentos

O Laboratório acolhe e gere coleções de Ammonoidea, Brachiopoda, Foraminifera e Nanoplâncton Calcário do Jurássico da Bacia Lusitânica, que resultam de trabalhos científicos realizados em perfis de referência e publicados em diferentes revistas e livros.
  • Equipamento mecânico para preparação de fósseis (macro-fósseis);
  • Equipamento fotográfico para a reprodução gráfica de material paleontológico (macro-fósseis);
  • Equipamento laboratorial para processamento de amostras de microfósseis (conodontes, foraminíferos, nanoplâncton calcário);
  • Equipamento para análise microscópica e à lupa binocular de microfósseis;
  • Recursos bibliográficos online e offline para determinação taxonómica de macro-fósseis e micro-fósseis;
  • Equipamento informático para processamento de dados;
  • Mobiliário para aulas práticas e/ou seminários com capacidade para um máximo de 10 pessoas, com equipamento informático de projeção de som e imagem;
  • Coleções didáticas de fósseis de diversos grupos taxonómicos.

Prestação de Serviços

Coordenação de programas de pós-graduação em Exploração de Hidrocarbonetos na Bacia Lusitânica para técnicos de empresas petrolíferas internacionais (Exemplo: Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A. e Hydro – Oil & Gás).

Coordenação de Programas de Formação em Geologia do Petróleo, no âmbito do Mestrado em Geociências da Universidade de Coimbra, lecionados em Portugal e em Angola.

Consultoria na área de Exploração de Hidrocarbonetos na Bacia Lusitânica, no âmbito da biostratigrafia e da análise de bacias sedimentares.

Consultoria na área da Geoconservação, em articulação com vários municípios (Exemplo: Cantanhede, Arouca).

Determinações taxonómicas e informação biostratigráfica de alta resolução.

A instalação dos equipamentos necessários para o processamento e análise de microfósseis beneficiou do apoio financeiro do Consórcio Galp-Partex-Petrobras. As atividades de investigação são financeiramente apoiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra.