Seminário “Alterações Climáticas – Património & Artes”

A investigadora do CEIS20 Vânia Rodrigues participou, no passado dia 20 de Outubro, no Seminário “Alterações Climáticas – Património & Artes”, tendo apresentado os trabalhos no domínio da sustentabilidade e ecologia nas artes performativas em curso no âmbito do projecto de I&D Modes of Production | Performing Arts in Transition.

01 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

A investigadora do CEIS20 Vânia Rodrigues participou, no passado dia 20 de Outubro, no Seminário “Alterações Climáticas – Património & Artes”, tendo apresentado os trabalhos no domínio da sustentabilidade e ecologia nas artes performativas em curso no âmbito do projecto de I&D Modes of Production | Performing Arts in Transition. Em particular, apresentaram-se as linhas gerais do Estudo “Práticas Ecológicas e Sustentáveis nas Artes Performativas em Portugal” que conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e cuja primeira fase de inquirição, abrangendo centenas de estruturas artísticas, começará brevemente a ser implementado.

O Seminário, dedicado ao impacto das alterações climáticas no Património Cultural e Artes, foi organizado pela Direção-Geral do Património Cultural (Operador do Programa Cultura), a Direção-Geral das Artes (Parceiro do Programa Cultura), o Riksantikvaren e o Arts Council Norway, com o apoio da Embaixada da Noruega em Lisboa. Promovido através do Fundo de Relações Bilaterais do Programa Cultura, este Seminário teve lugar em três locais distintos, no Museu Nacional de Etnologia, no Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática e no Hub Criativo do Beato. O evento contou com a participação de vários especialistas em alterações climáticas na área do património e artes, bem como a apresentação de projetos financiados através do Programa Cultura, Programa Crescimento Azul e Programa Ambiente, que visam promover a consciencialização e sensibilização do impacto das alterações climáticas.