Justin O’ Connor em Coimbra

Justin O'Connor, Professor na University of South Australia, estará presencialmente no Anfiteatro IV (5º piso da FLUC), com uma comunicação intitulada "Reclaiming Art and Culture for the Common Good". Este encontro acontece no âmbito dos Eixos do Conhecimento Interdisciplinar do CEIS20. A sessão será ministrada em inglês e tem entrada livre.

24 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

Justin O'Connor é Professor de Economia Cultural na Universidade da Austrália do Sul e foi Visiting Chair da Escola de Gestão Cultural da Universidade de Xangai Jiaotong, entre outros trabalhos académicos e de investigação na Austrália, Europa e Ásia. A sua carreira abrange investigação, ensino e consultoria em todo o mundo, tendo sido recentemente integrado na rede internacional de peritos da UNESCO.

O’Connor foi um pioneiro no campo das indústrias criativas: enquanto Director do Manchester Institute for Popular Culture na Manchester Metropolitan University e como primeiro presidente do Manchester's Creative Industries Development Service (CIDS), a primeira agência de desenvolvimento económico local do Reino Unido dedicada às indústrias criativas. Estabeleceu-se, igualmente, como uma das mais destacadas vozes críticas dessa agenda cultural e urbana dominante.

O seu próximo livro "Culture is Not an Industry: Reclaiming Art and Culture for the Common Good" é o pretexto para a sua intervenção em Coimbra, no Programa de Pós-Graduação em Gestão das Artes e Sustentabilidade. A sessão permitirá uma conversa acerca de uma abordagem renovada e fundamental da cultura, retirando-a da política "sectorial" e colocando-a no centro do serviço público, a par da saúde, da educação, ou das infra-estruturas essenciais. Debateremos essas ideias de política cultura transformadora e tentaremos perceber se há esperança na recente ideia de cultura como "bem público global" (Mondiacult, 2022).