Estados Gerais - Salvaguardar e Transformar o SNS (Aveiro)

Dia 29 de junho realizar-se-á na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro a 8ª conferência dos Estados Gerais - Transformar o SNS.

03 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

A VIII conferência dos Estados Gerais – Salvaguardar e Transformar o SNS realizar-se-á em Aveiro no próximo dia 29 de junho, no Auditório Joaquim José da Cunha, em parceria com a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

A VIII Conferência tem por tema central - Estratégias Locais de Saúde (consulte o enquadramento da sessão aqui).

Programa:

• Em 2024 foi desencadeado o “big bang” das unidades locais de saúde (ULS). Uma reorganização massiva dos serviços do SNS em ULS. Mas parece evidente que as ULS terão de ir muito para além da simples fusão da administração e da gestão de um conjunto heterogéneo de organizações, com uma grande diversidade de equipas e de profissões. Sobretudo quando trazem consigo modos de ver, de pensar e de agir enraizados muito diferentes entre si.
  • Sob determinadas condições, as ULS podem vir a facilitar a coordenação, a integração e a continuidade de cuidados às pessoas. No entanto, isso não decorrerá apenas de criar ULS. Serão necessários processos complexos e laboriosos de liderança conectiva e de transformação cultural e organizacional.
  • O principal desafio para as ULS é o de conseguirem virar-se para “fora de si”. Para a sua missão humanista e populacional, para as comunidades que servem e para o propósito de proteger e promover a sua saúde e bem-estar. Este processo requer planeamento estratégico e governação integrada em saúde, tendo por base o conceito multidimensional das estratégias locais de saúde.
  • Uma mudança de tal complexidade e abrangência requer um programa bem planeado, sistemático e permanente de formação e de avaliação formativa contínua de todos os dirigentes envolvidos.

Consulte o programa provisório aqui.

A inscrição é gratuita mas obrigatória através do seguinte link: https://forms.gle/zGpzNkhxBfxKCPrE6

Pode ainda consultar as primeiras 7 conferências, respetivos programas, discussões e resumos na área designada no site da Fundação SNS: https://www.fundacaosns.pt/projetos/transformar-o-sns/estados-gerais.