Biografia
Doutora em História e em Ciências da Educação e pós-doutora em Tecnologias da Educação e da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sendo, atualmente, diretora do Mestrado em Ensino de História no 3º CEB e no ES. Nos últimos anos tem coordenado diversos cursos de formação de professores em ambientes digitais, primeiro na Universidade de Coimbra, onde foi docente até 2022, e, atualmente, na Universidade do Porto. As suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores, das Tecnologias Educativas e do Cinema na Educação. Entre os projetos de investigação em que tem participado, destacam-se os projetos “UC-AIPED, Aprendizagem e Inovação Pedagógica”, da Reitoria da Universidade de Coimbra (entre 2020 e 2022), “Competências Digitais dos Professores Portugueses (CoDiProPT), que coordenou entre 2018 e 2022 e “Cidades do norte da Lusitânia em cenários de aprendizagem 3D” (que coordena desde o início de 2023). Tem participado em diferentes publicações nacionais e internacionais e sido oradora convidada, tanto em Portugal como no estrangeiro, nessas mesmas áreas. Tem também publicadas várias dezenas de artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e livros.
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
sem refª, iDanha: novos links, novas leituras históricas criativas, iDanha, Pedro C. Carvalho (IR), Universidade de Coimbra (CEIS20), Universidade Nova de Lisboa, Município de Idanha-a-Velha, LAFIV, sem refª, sem URL por agora, outubro de 2023 a maio de 2025. [co-iR, projeto financiado, concurso internacional, com orçamento atribuído ao ceis20, projeto em curso]
CNPq: 409881/2022-8, Inovação Tecnológica e Educação em Comunidades Ribeirinhas: contribuições à concepção de cidades inteligentes na Amazônia, ITEC, Mauro Margalho Coutinho (IR), Universidade da Amazónia, Universidade Federal do Tocantins, Centro Universitário Facens, Universidade Federal do Pará, Universidade de Coimbra (CEIS20), CNPq, 409881/2022-8, https://www.margalho.pro.br/site-humanidades/, dezembro de 2022 a dezembro de 2024. [membro da equipa, projeto financiado, concurso internacional, sem orçamento atribuído ao ceis20, projeto em curso].
Sem refª, Cidades do Norte da Lusitânia Romana em 3D: Ensaio sobre a sua história em cenários híbridos de aprendizagem, sem acrónimo, Sara Dias-Trindade (IR), CEIS20, Universidad Francisco de Vitoria (Madrid), Universidad Complutense de Madrid, CEIS20, sem refª, https://silva.fw.uc.pt/iii/ceis20/projeto-cidades-romanas-3d, fevereiro de 2023 a janeiro de 2024. [IR, projeto financiado pelo CEIS20, sem concurso, projeto em curso]
sem refª, SABERES DE MORIN E FREIRE NA TEIA DE INTERCONEXÃO DA VISÃO DA COMPLEXIDADE E DA EDUCAÇÃO CRÍTICA: SUBSÍDIOS PARA MUDANÇA PARADIGMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, sem acrónimo, Marilda Brehens (IR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná-UFPR, Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR, Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra e Universidade do Minho, CNPq, sem refª, https://www.pefop.com.br/, 2022 a 2024. [membro da equipa; projeto financiado; concurso internacional; sem orçamento atribuído ao CEIS20, projeto em curso].
sem refª, sem título completo, POCH Equal.STEAM, Cláudia Cavadas (IR), Universidade de Coimbra, POCH, sem refª, https://www.uc.pt/equal.steam/, setembro de 2022 a julho de 2023. [membro da equipa, projeto financiado, concurso nacional, sem orçamento atribuído ao ceis20, projeto concluído].
sem refª, O Campus Digital de Educação, Formação, Empregabilidade e Cidadania, EDUCONLINE@PRIS, José António Moreira (IR). Universidade Aberta, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, Ministério da Justiça, Ministério da Justiça dos Açores, Ministério da Justiça do Governo Regional dos Açores (entidade financiadora), Portaria n.º 2042/2018, https://www.educonlinepris.uab.pt/, desde 2018. [membro da equipa; projeto financiado; sem concurso; sem orçamento atribuído ao CEIS20, projeto em curso].
sem refª, Avaliação das Competências Digitais dos Professores portugueses, CODIPRO, Sara Dias- Trindade (IR), Universidade de Coimbra, Universidade Estadual da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, projeto não-financiado, sem refª, sem URL, 2018-2023. [IR; projeto não financiado; sem concurso; sem orçamento, projeto concluído].
TED 54/2017, Pesquisa aplicada para integração inteligente orientada ao fortalecimento das redes de atenção para resposta rápida à sífilis, Sífilis NÃO. Ricardo Valentim (IR), LAIS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ministério da Saúde do Brasil, Universidade de Coimbra, Universidade Complutense de Madrid, Universidade Aberta, Fundo Nacional de Saúde, TED 54/2017, https://lais.huol.ufrn.br/?projetos=sifilis-nao, 2017- 2023. [membro da equipa, concurso internacional, sem orçamento atribuído ao ceis20, projeto em curso].
Sem refª, Paradigma da Complexidade e Transdisciplinaridade como pilares epistemológicos para geração de construtos, saberes e práticas na formação pedagógica de Professores, Marilda Brehens (IR), PUC-Paraná, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, Universidade do Minho, financiado pelo CNPq, sem refª, 2017 a 2022. [membro da equipa; projeto financiado; concurso internacional; sem orçamento atribuído ao ceis20, projeto concluído].
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Pós-doutoramento:
Sara Dias-Trindade - Carlos Alberto Dainese, Elaboração de design instrucional para capacitação docente na construção do pensamento matemático com o MIT App Inventor, CEIS20, em curso. [a) pós-doutoramento; b) 1 de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024; c) instituição nacional; sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Ilka Márcia R. de Souza Serra, Competências digitais: diagnóstico e estratégias formativas para a fluência pedagógica com tecnologias dos professores da Universidade Estadual do Maranhão, CEIS20, 2022. [a) pós-doutoramento; b) 1 de novembro de 2019 a 31 de maio de 2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade, Karilany Dantas Coutinho, Sífilis Não: internacionalização, governança e transdisciplinaridade, CEIS20, 2022). [a) pósdoutoramento; b) 1 de janeiro de 2020 a 30 de abril de 2022; c) instituição nacional; d) com bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade, Ricardo Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim, Sífilis Não: internacionalização, integração e articulação disciplinar das pesquisas, CEIS20, 2022. [a) pós-doutoramento; b) 1 de janeiro de 2020 a 30 de abril de 2022; c) instituição nacional; d) com bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Suzana Gilioli Da Costa Nunes, "Avaliação do nível de proficiência digital de professores: um estudo no estado do Tocantins", CEIS20, 2021. [a) pós-doutoramento; b) 1 de maio de 2019 a 31 de janeiro de 2021; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Marcos Ota "Competências digitais docentes: intencionalidade pedagógica em ambientes digitais de aprendizagem". CEIS20, 2020. [a) Pós-Doutoramento; b) 1 de fevereiro de 2019 a 30 de dezembro de 2020; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Jesus Manuel Delgado Mendez “Educação para a cidadania com
tecnologias digitais e audiovisuais em presídios”. CEIS20, 2020. [a) Pós-Doutoramento; b) 1 de agosto de 2019 a 31 de outubro de 2020; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade – Daniel Mill, - Pesquisas sobre Educação a Distância no Brasil e Portugal: análise dos grupos que estudam a temática nos dois países , CEIS20, 2018. [a) pós-doutoramento; b) 1 de abril de 2017 a 31 de julho de 2018; c) instituição nacional; sem bolsa de financiamento]
Doutoramento:
Sara Dias-Trindade - Diego Alatorre Guzmán, “Alfabetização, Design e Democracia: Didáctica Multimodal para a Educação Participativa”. Doutoramento em Estudos Contemporâneos - Universidade de Coimbra. Em curso. [a) Doutoramento; b) 2021-2025; c) nacional; d) com financiamento]
Sara Dias-Trindade - Janaína Valentim, “Um olhar além do concreto: formação humana mediada por tecnologia para a saúde no sistema prisional” Doutoramento em Estudos Contemporâneos - Universidade de Coimbra. 19 de dezembro de 2023. [a) Doutoramento; b) 2019-2023; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Bianca Jussara Borges Clemente, “Práticas de letramento em comunidades virtuais: o gênero fanfiction”. Doutoramento em Estudos Contemporâneos - Universidade de Coimbra. 28 de julho de 2023. [a) Doutoramento; b) 2019-2023; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Ana Conceição Alves Santiago, “Proficiência tecnológica digital e as demandas da sociedade do conhecimento: competências e fluência dos professores da educação básica na Bahia”. Doutoramento em Educação - Universidade do Estado da Bahia. 2 de agosto de 2023. [a) Doutoramento; b) 2018-2023; c) internacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Micheline Veras de Moura, “Construção de Recurso Educacional: Um Modelo fundamentado em conceitos da Educação e Medicina Baseada em Evidências”. Doutoramento em Estudos Contemporâneos - Universidade de Coimbra. 28 de dezembro de 2023. [a) Doutoramento; b) 2018-2023; c) nacional; d) com financiamento]
Mestrado
Sara Dias-Trindade - Soraia Dantas, A utilização de jornais na aprendizagem em história, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 23 de outubro de 2023. [a) mestrado; b) 2022/2023; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Ana Vítor, O mobile learning na educação patrimonial, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 19 de outubro de 2023. [a) mestrado; b) 2022/2023; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Luís Pontes, Desenvolver a consciência e a sensibilidade histórica pelo recurso ao cinema, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de fevereiro de 2023. [a) mestrado; b) 2021/2023; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - André Rodrigues, A evidência e a multiperspetiva no trabalho com fontes escritas na aula de história, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 27 de fevereiro de 2023. [a) mestrado; b) 2020/2023; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Gilles Reis de Jesus, A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 27 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Sandra Cristina Coelho Velosa Fernandes Esperança, A Sala de Aula Invertida: Contributos para a Autoaprendizagem e Construção de Conhecimento em História e Cultura das Artes, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Rodrigo André Vitorino Vaz, Fora da sala de aula também se aprende!: A Importância das Visitas de Estudo no Ensino da História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 24 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Marco António Guedes Cosme, A educação digital na aula de história, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 24 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Luís Pedro Gomes Pinto, A relação entre a utilização de imagens em movimento e a empatia histórica no ensino de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 10 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Jorge Gabriel Neves de Sousa Santos, Gamificação digital no ensino de história: Uma experiência pedagógica no ensino secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 6 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Inês Branco Soares, As fontes históricas no contexto de sala de aula de história: um estudo com o 9º ano de escolaridade, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 11 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Fábio André Dias Almeida, A análise de propaganda nas aulas de história: do conhecimento histórico à cidadania, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 4 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Elisa Levi Costa Sousa, Contribuições da educação artística para o ensino da História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 27 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Eduardo Filipe Rodrigues Miguel Ferreira, A iconografia e a significância histórica: estudo de caso sobre construção de conhecimento histórico com alunos do 9º ano do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - César Paisana Adão, A literatura enquanto recurso de aprendizagem em História: um estudo com alunos do 3º CEB, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 17 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Bernardo Leitão Oliveira, O papel do documento escrito na construção de evidência histórica: Uma experiência com alunos do Ensino Secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 11 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Ana Daniela Maia Lopes, As potencialidades do documento iconográfico no ensino de história: uma experiência no ensino secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 12 de julho de 2022. [a) mestrado; b) 2020/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - João Francisco Clemente Vieira Chá-Chá, As visitas de estudo virtuais na disciplina de História no Ensino Secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 21 de julho de 2022. [a) mestrado; b) 2020/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Gerson Pereira, Utilização do texto literário na aula de história, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 18 de fevereiro de 2022. [a) mestrado; b) 2020/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Ricardo Manuel Coelho Teixeira, "A Política Pombalina: transformações no ensino em Portugal e na Universidade de Coimbra" - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 16/12/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2016/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Sandra Simões, “A avaliação formativa e sumativa enquanto elemento fundamental na formação dos alunos” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 15/12/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Regina Pascoal, “O uso da empatia para a construção do conhecimento histórico: estratégias e recursos diversificados numa turma do 7º ano” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 14/12/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Ana Inês Figueiredo, “A importância da empatia histórica no ensino da História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 14/12/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Leonardo Ferreira, “A música enquanto recurso didático na aula de história” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 13/12/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Miguel Santos, “Tecnologias Digitais e Aprendizagens ativas nas aulas de História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 07/12/2021. [a) mestrado; b) 2019/2021; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento]
Sara Dias-Trindade - Raquel Fagundes, “A aprendizagem baseada em projetos (ABP) na consolidação e na comunicação de conhecimento histórico” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 02/12/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Diogo Cabral, “A utilização do telemóvel na aula de história” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 26/11/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Ana Luísa Belle, “A empatia histórica como ferramenta essencial para viabilizar a projeção do aluno em diferentes momentos históricos e criar maior afinidade com a disciplina história” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 19/11/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Bernardo Henriques, “A utilização de fontes escritas no desenvolvimento da noção de evidência histórica” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 10/11/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Tiago Ferreira, “Invadir, roubar, destruir. Uma abordagem didática em volta das invasões francesas” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 28/10/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Joel Perpétuo, “Cinema no ensino em História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 25/10/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - José Urbano, “Adaptação dos estilos de aprendizagem ao aluno de história” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 25/10/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Tiago Moura, “A importância da multiperspetiva e da empatia no ensino-aprendizagem em História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 22/10/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - João Liceia, “O ensino da história local no concelho da Figueira da Foz: aplicação didática no ensino básico e secundário” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 21/10/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Henrique Neto, “Conhecimento factual substantivo na educação histórica” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 20/10/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Léandre Aurélio, “A utilização da imagem fixa na aprendizagem em história: um estudo de caso com alunos do 3º ciclo do ensino básico” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 13/10/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Fábio Silva, “O recurso ao remix cultural através do uso de iconografia nas aulas de história” – Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 28/09/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Diogo Xavier Ferreira Cardoso, Diogo Xavier Ferreira Cardoso, "É assim que a luz entra - o texto literário no ensino da História" - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 09/06/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2017/2021; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - David Romano, “Estratégias para o desenvolvimento da aprendizagem cooperativa nas aulas de História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 17/12/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Diana Lobo, “Evidência histórica na construção do ensino e da aprendizagem na aula de História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 17/12/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Sérgio Couto, “A história local no ensino de História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 15/12/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Clementina Araújo, “As visitas de estudo na promoção do sucesso nas aulas de História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 15/12/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Daniel dos Reis Nunes, “A Banda Desenhada como veículo para o ensino em História em contextos sociais e económicos desfavoráveis” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 10/12/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Miguel Pinheiro, “O cinema no ensino de História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 10/11/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Catarina Sobral Escoval, “A utilização de documentação iconográfica na aula de História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 03/11/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Ana Beatriz Senra Moniz, “A história local e o património dos Açores no século XIX como meios de produção de pensamento histórico e crítico dos alunos” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 22/10/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Rúben Cardoso Amado Gomes, "Cidadania e o ensino da história - quais os requisitos para um aluno ser realmente bom? " - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 31/10/2019. [a) Relatório de Mestrado; b) 2018/2019; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Miguel Ângelo Filipe Pestana, "A utilização de ferramentas digitais na consolidação de conhecimentos na disciplina de História e o seu impacto no Autoconceito Académico" - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 22/10/2019. [a) Relatório de Mestrado; b) 2018/2019; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Cristiana Salomé Teixeira Almeida, "Desenvolvimento de empatia histórica com alunos de 7º ano" - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 14/10/2019. [a) Relatório de Mestrado; b) 2018/2019; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Pedro Miguel Soares Gomes Semedo, "Reflexão sobre a prática docente: a lecionação de HCA ao Ensino Profissional; a promoção das literacias da informação, comunicação e tecnológicas pelo Professor Bibliotecário" - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 08/10/2019. [a) Relatório de Mestrado; b) 2018/2019; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Valério Nuno da Silva Santos, "As visitas de estudo no contexto da história local e regional" - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 30/09/2019. [a) Relatório de Mestrado; b) 2018/2019; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Hélder Filipe Silva Gomes Brandão, “O Holocausto: antissemitismo e o plano de extermínio racial nazi”, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 30/10/2018. [a) Relatório de Mestrado; b) 2016/2018; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Édi Ferreira Carreira, "A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico Abordagens Didáticas na Aula de História" - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 26/10/2018. [a) Relatório de Mestrado; b) 2017/2018; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Cláudia Filipa Nicolau Carvalho, “Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História”, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 23/10/2018. [a) Relatório de Mestrado; b) 2017/2018; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Flávio Alexandre Nico Moura, “A propaganda no Estado Novo”: uma abordagem de Ensino/aprendizagem construtiva e cooperativa”, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 30/10/2018. [a) Relatório de Mestrado; b) 2017/2018; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Beatriz Pereira Ferreira, “A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio”, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 16/10/2018. [a) Relatório de Mestrado; b) 2017/2018; c) nacional; d) sem financiamento]
Sara Dias-Trindade - Carlos Miguel Mesquita Araújo, “A inquisição em Portugal uma abordagem pedagógica”, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 09/02/2018. [a) Relatório de Mestrado; b) 2016/2018; c) nacional; d) sem financiamento]