Chamadas

Chamada até 31 de janeiro de 2023

18 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© Aaron Burden

A Revista Lusófona de Educação tem aberta a sua call for papers até ao dia 31 de janeiro de 2023. Entre os editores convidados, está o investigador Álvaro Nieto Ratero.

A imprensa periódica pedagógica tem significado uma forma diferente de comunicar com o mundo exterior, com o mundo não meramente educativo. Embora se tenha tornado numa plataforma para mostrar as preocupações dos seus protagonistas, daqueles que fazem o ensino, daqueles que vivem o processo ensino-aprendizagem, tem igualmente servido para iniciar as crianças mais novas no mundo da leitura e da escrita.

No entanto, embora os meios de comunicação social possam mudar, o que não mudará é a principal função das publicações periódicas pedagógicas, que é aproximar a sociedade da realidade da educação num período histórico específico.

Aceitam-se artigos teóricos e empíricos e estudos comparativos. Serão também aceites entrevistas e recensões de livros recentes publicados sobre o assunto.

Eixos temáticos: a imprensa infantil; a imprensa dos estudantes universitários; a imprensa dos professores, tanto do ensino primário como do secundário; a imprensa dos professores universitários; a imprensa das congregações religiosas; a imprensa da administração educacional; a imprensa educativa nas ditaduras do século XX; a imprensa das associações de professores e movimentos sindicais ligados à educação; experiências concretas com a imprensa pedagógica na sala de aula; a imprensa educativa como uso didático; a imprensa pedagógica em papel versus digital; a imprensa educativa em diferentes contextos; secções pedagógicas na imprensa em geral.

Línguas de submissão dos textos: português, francês, inglês e castelhano.

Submissão: até 31 de Janeiro de 2023
Notificação dos autores: até Abril de 2023
Publicação prevista: 2ª metade de 2023

Conheça as condições de submissão e outras informações no website da RLE.