Chamadas

Até 20 de maio

01 fevereiro, 2023≈ 4 mins de leitura

© Gráficos Associados

Encontra-se aberta a Chamada de Propostas para a Segunda conferência internacional Música Analítica: Interdisciplinary Approaches to Musical Time. A conferência é organizada pelo Centro de Estudos Interdisciplinares | CEIS20, e a Comissão Organizadora é co-liderada pelo investigador José Oliveira Martins (CEIS20, Universidade de Coimbra) e Richard Cohn (Yale University)

A subsmissão de propostas pode ser feita até 20 de maio.

Para mais informações, consulte o website Música Analítica 2023.

Chamada de propostas: Objetivos e Âmbito

Desde a década de 1980, tem havido um notável recrudescimento de estudos sobre o tempo musical numa variedade de campos de investigação nas humanidades, bem como nas ciências comportamentais e biológicas. Quarenta anos depois, existem poucos espaços para a divulgação da investigação sobre o tempo musical para além das fronteiras disciplinares e discursivas. Inspirado pela convicção de que a partilha interdisciplinar de resultados e perspectivas fortalece tanto a investigação fundamental como a aplicada, o Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, em conjunto com a Música Analítica, convida à apresentação de propostas de investigação numa conferência sobre Abordagens Interdisciplinares ao Tempo Musical. Esta conferência proporcionará uma plataforma para que académicos de todas as disciplinas partilhem resultados e métodos, para que se vislumbre uma comunidade intelectual mais unificada e para estimular fóruns de colaboração.

O tempo e a temporalidade na/da música apresentam problemas complexos que beneficiam de uma pluralidade de métodos, teorias e subjetividades. Música Analítica 2023 aborda o tempo musical nos seus múltiplos significados e relações com os fenómenos, na sua diversidade na história e na cultura, e nos seus muitos modos experienciais. Sem colocar limitações às disciplinas que podem contribuir para um conjunto robusto de conversas, os organizadores da conferência preveem e acolhem propostas de:

• todas as disciplinas da musicologia, incluindo a teoria e análise musical, a musicologia histórica, a etnomusicologia, os estudos de música popular e a história da teoria musical;

• vários domínios das ciências humanas, incluindo estudos clássicos, estudos medievais e do início da modernidade; dança, cinema, poesia e outras artes afins; e filosofia do tempo;

• antropologia, história cultural global e estudos de áreas internacionais;

• ciências do comportamento, incluindo a perceção musical e a cognição;

• neurociência cognitiva;

• ciência da computação e inteligência artificial.

Será dada prioridade a apresentações de investigação original que indiquem direções futuras estimulantes, ou a apresentações que resumam e discutam o significado mais amplo de grupos de investigação recentes em campos e subcampos específicos. Também daremos prioridade a propostas que respondam com sensibilidade ao desafio da inteligibilidade simultânea através do fosso discursivo que separa as disciplinas científicas e humanísticas.