Editorial – Giovanni Zanotti

O futuro investigador contratado pelo CEIS20 no âmbito do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual, Giovanni Zanotti, assina o Editorial da Newsletter de maio.

17 maio, 2024≈ 4 mins de leitura

© Giovanni Zanotti

Filosofia, teoria crítica e o CEIS20

Em 1937, Max Horkheimer publicou dois ensaios na revista do Instituto para Pesquisa Social, por ele dirigido. No primeiro, “Teoria tradicional e teoria crítica”, apresentou as diretrizes de um programa de investigação científica, original nos seus princípios e nas suas finalidades: isto é, por um lado, baseado no diálogo constante com os métodos e os resultados mais avançados de diferentes disciplinas, e, por outro, conscientemente voltado para o horizonte da emancipação social. No segundo ensaio, “Filosofia e teoria crítica”, esclareceu as relações entre a investigação empírica assim entendida e a reflexão sobre as suas condições conceptuais de possibilidade.

Hoje, quase noventa anos depois, o termo “teoria crítica”, em sentido amplo, indica uma pluralidade de abordagens distintas, porém norteadas por objetivos científicos e éticos comuns: uma perspectiva que se mantém viva perante os desafios e as contradições das ciências e das sociedades contemporâneas, e que não apenas conservou o seu carácter interdisciplinar, como também adquiriu uma dimensão transnacional. Para além da contribuição de novos modelos filosóficos (por exemplo, o pós-estruturalismo francês), a própria intenção original da teoria crítica, apoiada na dialética de Hegel e na crítica da economia política de Marx, diferenciou-se em uma riqueza de tradições locais, incluindo, no Sul Global, a reflexão em torno da dinâmica cultural e material de “centro” e “periferia” em contextos pós-coloniais.

“Filosofia e teoria crítica” é o nome que, ressoando com o segundo ensaio de Horkheimer, melhor resume também o sentido geral da linha de investigação que apresentarei ao CEIS20 para colaboração intra e interinstitucional. Numa ótica comparativa, proponho-me estudar a história de diversas tradições de crítica dialética do mundo contemporâneo (principalmente a alemã, a francesa e a brasileira), com foco em questões epistemológicas e filosófico-políticas, mas em contínua interação com outros saberes, especialmente no que diz respeito à história das instituições políticas europeias e das relações internacionais (com ênfase nos países lusófonos).

Neste sentido, a natureza interdisciplinar da investigação do CEIS20 e, em particular, o seu património de estudos europeus, atlânticos e globais, constituirão a mais valiosa base de interlocução. Por meio de parcerias nacionais e internacionais, participação em grupos de investigação, organização de eventos científicos e publicações, espero contribuir para a discussão sobre assuntos centrais da teoria crítica e, mais geralmente, das ciências humanas hoje, quais sejam: o diálogo intercultural, a cooperação transnacional, a solução de conflitos e a redução das desigualdades.

Giovanni Zanotti, Doutor em Filosofia pela Universidade de Pisa, Professor Visitante na Universidade de Brasília e futuro Investigador Auxiliar do CEIS20