Congresso Pensar o Século XX confirma oradores convidados

Odd Arne Westad, Franco "Bifo" Berardi, Lilia Schwarcz e Vanessa Schwartz

25 outubro, 2022≈ 5 mins de leitura

"Berlarmino", Fernando Lopes (1964)

© Augusto Cabrita

Estão confirmados os quatro oradores convidados para o Congresso organizado pelo CEIS20 Pensar o Século XX – Olhares do século vinte e um. Franco "Bifo" Berardi, Lilia Schwarcz, Odd Arne Westad e Vanessa Schwartz estarão neste encontro que terá lugar no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2023. A data final para envio de propostas é 18 de novembro.

Consulte as suas biografias em seguida.

Consulte o Website do Congresso para mais informações.


congresso-pensar-sec-xx-keynote

Odd Arne Westad, Elihu Professor of History and Global Affairs, Yale University

Odd Arne Westad é um especialista em história internacional e global moderna, com enfoque na história do leste asiático desde o século XVIII. Publicou 16 livros, a maior parte dos quais sobre história asiática e global do século XX. Desde meados dos anos 2000, Westad debruça-se sobre aspetos de história pós-colonial e global, bem como a história da China moderna. As três principais obras deste período são A Guerra Fria Global, Império Inquieto e A Guerra Fria: Uma História Mundial. Atualmente, Westad interessa-se sobretudo pelas histórias do império e do imperialismo, principalmente na Ásia, mas também no resto do mundo. Procura perceber igualmente a emergência das reformas económicas da China no final do século XX e como os seus resultados mudaram a economia global.

Lilia Moritz Schwarcz, Professora de Antropologia, Universidade de São Paulo

Lilia Moritz Schwarcz é Professora em Antropologia da Universidade de São Paulo e Global Scholar e Visiting Professor na Universidade de Princeton (EUA). As suas publicações incluem, em português: Retrato em branco e negro (1987), A longa viagem da biblioteca dos reis (2002), O sol do Brasil (2008), Dicionário da Escravidão e da Liberdade (2018), com Flavio Gomes, Sobre o autoritarismo no Brasil (2019); e em inglês: Spectacle of Races: Scientists, Institutions and Racial Theories in Brazil at the End of the XIXth Century (Farrar Strauss and Giroux, 1999), The Emperor's Beard: D. Pedro II a tropical king (Farrar Strauss and Giroux, 2004), Brazil: a biography (com Heloisa Starling) (Farrar Strauss and Giroux and Penguin UK, 2015), Lima Barreto sad visionary, The Brazil Reader: History, culture, politics (com James Green e Victoria Langland) (2018, Duque University Press), About authoritarianism (Princeton University Press, 2021), Death Dancer: the Spanish Flu in Brazil (2020), Black Encyclopedia (2021), The Kidnapping of independence (2022).

Franco "Bifo" Berardi, escritor e ativista

Franco Berardi, também conhecido como Bifo, é escritor e ativista dos media. Estudou em Bolonha na década de 1960 e foi membro da organização Poder Obrero. Na década de 1970, fundou a revista A/traverso e participou no movimento Autonomista. Na década de 1990, organizou o primeiro Congresso Europeu sobre mutação digital (Cibernauti, Bolonha, 1994). Em 1995, publicou o livro Neuromagma. Colaborou com várias revistas como Metropoli (Roma), Semiotexte (Nova Yorque) e Chimeres (Paris). Nos últimos anos, publicou Respirare, The Threshold, The Third Unconscious. O seu próximo livro é dedicado ao tema da deserção como única possibilidade ética e como estratégia de luta e libertação.

Vanessa Schwartz, Professor of History, Art History and Critical Studies, University of Southern California

Vanessa Schwartz é especialista em cultura visual europeia e americana dos séculos XIX e XX, especialmente em fotografia, cinema e design. O seu livro mais recente, Jet Age Aesthetic: The Glamour of Media in Motion, foi publicado em 2020 (Yale University Press), com o apoio da College Art Association e da Furthermore Foundation. Coeditou, com Jason Hill, Getting the Picture: The Visual Culture of the News (2015). Foi também co-curadora de "Enfin le cinéma!", que abriu no Musée d'Orsay de Paris, em setembro de 2021, e de "City of Cinema: Paris 1850-1907", que abriu no LACMA em fevereiro de 2022. Tem publicado sobre Paris no final do século XIX e as origens da cultura visual de massa em livros como Spectacular Realities: Early Mass Culture in fin-de-siècle Paris (1998), Cinema and the Invention of Modern Life (1995) e It’s So French! Hollywood, Paris and the Making of Cosmopolitan Film Culture (2007). É também autora de Modern France: A Very Short Introduction (2011).

Partilhe