Oportunidades de Financiamento

15 maio, 2022≈ 4 mins de leitura

© CEIS20

ATUALIZAÇÃO
O reembolso de emolumentos de reconhecimento para bolseiros FCT, pode ser consultado aqui.

Ata N.º1 — Fixação de critérios

Ata N.º 2 — Aplicação de critérios

Ata N.º 3 — Aplicação de critérios - Entrevista

O Doutoramento em Estudos Contemporâneos do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20) visa a formação de investigadores autónomos, imaginativos e rigorosos no estudo de práticas, ideias e sistemas das sociedades contemporâneas e modernas, a partir de abordagens interdisciplinares.

Através de financiamento da FCT, as Bolsas de Doutoramento visam desenvolver, por um período de até quatro anos, propostas de investigação interdisciplinar que contemplem perspetivas da história, ciências da comunicação, educação e humanidades digitais, ciência política, geografia, entre outras áreas das humanidades, artes e ciências sociais. Estas Bolsas de Doutoramento distinguem-se por fomentar a investigação que transcende o enfoque monodisciplinar, com vista a construir conhecimento que articule ou integre diferentes metodologias, epistemologias e teorias para a produção dos saberes científico e/ou artístico na complexidade contemporânea.

As propostas dos/as candidatos/as deverão alinhar-se com a investigação interdisciplinar que estrutura a missão científica do Centro de Estudos Interdisciplinares, atendendo a quatro eixos com ampla abrangência: (i) desigualdades, fronteiras e mobilidades; (ii) media e sociedade na era pós-digital; (iii) democracia, tempo presente e memória das ditaduras; (iv) teoria em humanidades, artes, ciências sociais e tecnologias sociais. Estes eixos pretendem promover um estudo integrado dos desafios colocados às sociedades contemporâneas, assente na imaginação e no rigor científico, capaz de construir um espaço de interação e uma ecologia de olhares, escutas e saberes.

Para mais informações, aceda aqui.

Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20)

O Centro de Estudos Interdisciplinares posiciona-se num ecossistema global de investigação científica e artística como uma unidade de investigação dedicada à criação contemporânea de conhecimento interdisciplinar.

Os/As estudantes do Doutoramento em Estudos Contemporâneos são acolhidos na comunidade de investigação do Centro, ficando em contacto direto com um corpo docente de alto reconhecimento científico com um marcado perfil internacional, que promove dinâmicas de investigação abertas a novos campos e métodos, quadros conceptuais, formação e tecnologias. A equipa de investigação do Centro está organizada em oito grupos com afinidades disciplinares e acolhe vários projetos de investigação com financiamento nacional e internacional.

O Centro está comprometido com os princípios da ciência aberta, ciência cidadã, igualdade/diversidade de género e princípios de sustentabilidade, e oferece uma infraestrutura de apoio à gestão, comunicação científica, bibliotecas especializadas, espaço de trabalho e equipamento. O Centro organiza e acolhe regularmente eventos inscritos nos discursos e dinâmicas internacionais com dimensão interdisciplinar, publica três revistas especializadas com avaliação por pares, e oferece uma rede de colaborações e protocolos internacionais, nacionais e locais, incluindo diferentes faculdades da UC, municípios, bibliotecas e escolas.