Delfos como reto para la educación mediática

"O objetivo final da educação mediática, segundo a UNESCO, é formar mentes críticas. A conceção do seu currículo deixa claro que para o conseguir é suficiente o conhecimento das realidades que interagem com a mente na experiência dos media. Não é necessário saber como funciona a nossa própria mente.

Não é sensato que, quase trinta anos depois de o português António Damásio ter desmantelado o paradigma cartesiano, continua a reinar na educação midiática, o que não é ser fiel ao Conócete a ti mismo que o oráculo délfico estabeleceu há 29 séculos como princípio de sabedoria.

Na era das redes sociais e do cérebro como uma rede de redes, não somos fiéis a Delfos se não revermos conceitos como o pensamento crítico ou as interacções entre a razão e a emoção, entre a consciência e o inconsciente, entre o circuito do automatismo e o circuito deliberativo, entre o behaviorismo e o cognitivismo."

Joan Ferrés Prats


Joan Ferrés Prats | Biografia

Joan Ferrés Prats é doutorado em Ciências da Informação. Foi professor do ensino secundário e professor de Estudos de Comunicação Audiovisual na Universidade Pompeu Fabra, estando atualmente reformado. Fundou e dirigiu, durante dez anos, o Departamento Audiovisual da Edebé, em Barcelona, onde foi argumentista e produtor de audiovisuais educativos. Especialista em Comunicação Audiovisual e Educação, trabalhou principalmente nos domínios das competências mediáticas, da relação entre competências mediáticas e competências emocionais e da procura de um novo estilo na comunicação educativa e cultural.

As suas últimas publicações incluem: Educar en una cultura del espectáculo (Paidós, 2000), La educación como industria del deseo. Un nuevo estilo comunicativo (Gedisa, 2008) y Las pantallas y el cerebro emocional (Gedisa, 2014). Joan Ferrés Prats coordenou uma investigação sobre o nível de competências mediáticas dos cidadãos espanhóis. Atualmente, coordena o projeto “Delfos en la era digital”.