Publicação de "A Parte Pelo Todo. Relatório do Inquérito Práticas Ecológicas e Sustentáveis nas Artes Performativas em Portugal"

Este estudo exploratório é o resultado de um amplo inquérito de escuta dos posicionamentos, práticas e necessidades de uma parte da comunidade artística em Portugal, cujos resultados (parciais) são agora partilhados e analisados. Trata-se de uma publicação produzida no quadro de uma investigação mais ampla, que se encontra atualmente ainda em curso.

13 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

Este documento é produto de uma pesquisa no âmbito do projeto FCT GREENARTS (2022.01609.PTDC) que surge na sequência dos esforços que se têm vindo a desenvolver no sentido de estruturar e densificar a pesquisa em torno das interseções entre os regimes de produção e criação, bem como das transformações, discursivas e práticas, da produção artística face às crescentes exigências de sustentabilidade social e ambiental. A investigação em curso localiza a produção artística e cultural enquanto elemento central dos principais debates sociais, dedicando-se, nomeadamente, a refletir acerca da inscrição das formas de produção e mediação das artes no imperativo ecológico e nos desafios multimodais suscitados pela crise ambiental global.

Esta publicação foi possível através da parceria institucional celebrada entre a Universidade de Coimbra, através do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) e a Direção-Geral das Artes (DGARTES).

Partilhe