Professor Thomas Schmidt na Pós-Graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade

No próximo dia 6 de Junho, a Pós-Graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade recebe o Professor Thomas Schmidt, para uma aula sobre governança, ética e modelos de liderança, a partir das suas pesquisas no contexto teatral alemão.

02 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

Thomas Schmidt é Professor de Gestão de Teatro e Diretor do Mestrado em Gestão de Teatro e Música na Universidade de Música e Artes Performativas de Frankfurt, Alemanha, desde 2010. Foi Diretor Executivo e posteriormente CEO do Teatro Nacional de Weimar (2003-2013). Foi professor convidado na Universidade de Harvard (2014). Os seus ensaios “Theatre, Krise und Reform”, 2016 (Theatre, Crisis and Reform) e “Macht und Struktur im Theatre“, 2019 (Power and Structure in Theatre. Asymmetries of Power) estão entre os estudos críticos mais influentes sobre o teatro alemão. Atualmente, Thomas Schmidt e o seu grupo de pesquisa investigam as relações complexas entre as políticas culturais e os mecanismos de promoção das organizações e artistas no campo das artes performativas.

A Pós-Graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade (FLUC-CEIS20) é um programa formativo pioneiro oferecido pela Universidade de Coimbra, associado à agenda de investigação Modos de Produzir - Artes Performativas em Transição e ao projeto exploratório FCT GREENARTS. Coordenado por Vânia Rodrigues e Fernando Matos Oliveira, este ciclo de estudo situa-se na intersecção dos estudos artísticos, da gestão das artes, da eco-produção, da eco-ética e da eco-dramaturgia, relacionando os modos de produção artística com o amplo desafio ecológico. Conta com diversos convidados nacionais e internacionais e dirige-se, em primeira instância, aos profissionais do setor das artes e da cultura. A segunda edição deste programa deverá ser anunciada em breve.