A decorrer
A Canção de Coimbra em Debate: uma Proposta de Investigação Integrada
IR José Oliveira Martins
Co-IRs Leonor Losa e Rui Cidra
CEIS20 da Universidade de Coimbra está a lançar uma plataforma científica para o estudo da Canção de Coimbra e práticas culturais associadas. Sendo um projeto a longo prazo, pretende constituir-se como um espaço inclusivo e multidisciplinar que possa endereçar a Canção de Coimbra na sua diversidade e complexidade de géneros e práticas musicais, contextos de sociabilidade, geografias e trajetórias históricas.
A fase inicial deste projeto será dedicada essencialmente ao mapeamento de fontes e de auscultação da comunidade que preserva, recria e reinventa estas tradições. Nesse sentido, vimos apelar à participação de todas e todos aqueles que estão empenhados na memória e compreensão desta expressão musical singular. Pretendemos, pois, que este projeto científico seja construído em debate e em estreita colaboração com a comunidade da Canção de Coimbra.
FID - Film and Interreligious Dialogue
Coord. Sérgio Dias Branco
CEIS20 (UC)/CECC(UCP)/CITER(UCP)/CGMC(SOAS-UL)/APECER(UC)/LIPA(UC)
Concluídos
EDUCONLINE@PRIS: O Campus Digital de Educação, Formação, Empregabilidade e Cidadania
IR José António Moreira
Co-IR Sara Dias Trindade
O Campus Digital EducOnline@Pris é um projeto desenvolvido em parceria entre a Universidade Aberta (UAb) e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) que promove a educação e a formação nos estabelecimentos prisionais em Portugal. O portal agregador do Campus foi criado, tendo por base duas plataformas Moodle, centrando-se nos serviços mais importantes da gestão de conteúdos educativos. Para além destes dois sistemas de aprendizagem, o Campus, possui ainda uma terceira plataforma agregada de recursos digitais -Escola Virtual- que permite ao estudante recluso aceder a conteúdos de todas as áreas disciplinares.
Instituição responsável: Universidade Aberta; Parceiros: Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), Universidade de Coimbra, Entidade financiadora: DGRSP.
CompDig: Digital Skills of Portuguese Teachers
Teachers need to acquire digital skills that allow them to use digital technologies effectively. In the project “Avaliação das competências digitais dos docentes portugueses”, from CEIS20 - Univ. de Coimbra, based on the results achieved, strategies were defined to be implemented in the sense of continuous training adequate to overcome the difficulties encountered, helping teachers to promote the aforementioned competences, complementing existing pedagogies and methodologies with new strategies focused on projects, research or adaptive learning methods.
In this sense, the UC’s E@D Unit hosts the 3 training workshops prepared within the scope of this project, with a view to filling the weaknesses and need for training in terms of digital assessment, training students in the use of digital and teaching and learning strategies in digital environments.
These Training Workshops were accredited by the CCPFCP, each lasting 25 hours, focusing on the development of skills in terms of the use of digital technologies to differentiate and personalize digital environments through diversified and innovative resources.
IGAEDIS. Da Civitas Igaeditanorum à Egitânia. A construção e evolução da cidade e a definição dos seus territórios da época romana até à doação dos Templários (séculos I a XII)
IR Pedro Carvalho
Projeto de Investigação Plurianual aprovado pela Direção Geral do Património Cultural, entre agosto de 2016 e dezembro de 2019. Projeto enquadrado por um protocolo celebrado em junho de 2017 entre o Município de Idanha-a-Nova, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.