A decorrer
Joaquim – O Conde de Ferreira e seu legado
IR Nuno Coelho
CEIS20, Direção-Geral das Artes
Financiamento CEIS20 Funding: Pilot Actions
Apresentação do Projeto
Projeto de investigação científica e artística formulado a partir da análise, exploração e interpretação da vida e obra de Joaquim Ferreira dos Santos, conhecido como Conde de Ferreira, e seu legado na contemporaneidade, com especial foco na sua dimensão patrimonial, material e económica. O método de indagação usará processos qualitativos de investigação e de diálogo interdisciplinar – com contributos das áreas de História, Sociologia, Economia, Arquitetura, Design e Artes Visuais e Performativas – para entender e articular, no tempo presente, a subjetividade da experiência humana. O projeto materializa-se: 1) na organização de um seminário científico; 2) na produção de uma exposição, complementada por um programa de duas conversas, duas visitas guiadas e uma oficina; 3) na edição de duas publicações; 4) no desenvolvimento de uma dissertação de mestrado; e 5) em comunicações em congressos.
Objetivos
1) Produção de conhecimento interdisciplinar, convocando especialistas de diferentes áreas de saber, nomeadamente da História (da Saúde, da Pedagogia e da Escravatura), da Economia e da Sociologia, contribuindo para abordagens inovadoras e potenciadoras de novos discursos científicos;
2) Produção de investigação artística formulada a partir das respetivas áreas disciplinares de atuação das pessoas convidadas para a equipa, nomeadamente da Arquitetura, do Design e das Artes Visuais e Performativas, orientada pelo Investigador Principal da presente proposta (curadoria e coordenação editorial);
3) Fomento de interação e articulação entre produtores científicos e agentes culturais radicados em Portugal (com especial foco na cidade do Porto) com outros localizados em diferentes geografias (nomeadamente de Angola, Brasil e Holanda) que se debruçam sobre temas análogos aos da presente proposta, permitindo a partilha de saberes, de experiências e de metodologias potenciadoras do desenvolvimento das suas atividades (científicas e artísticas) e das suas formas de indagação;
4) Posicionar o meio académico e artístico português num debate alargado, nos contextos nacional e internacional, sobre práticas científicas e artísticas promotoras de reflexão crítica do passado coletivo.
Cidades do Norte da Lusitânia Romana em 3D: Ensaio sobre a sua história em cenários híbridos de aprendizagem
Coordenação Científica: Ricardo Costeira da Silva and Pedro C. Carvalho
Equipa CEIS20 Ricardo Costeira da Silva, Pedro C. Carvalho
Universidad Francisco de Vitoria (Madrid), Universidad Complutense de Madrid
Financiamento CEIS20 Funding: Pilot Actions
Este projeto tem como objetivo preparar conteúdos pedagógicos e museográficos digitais para apresentação de percursos histórico-arqueológicos de espaços públicos e privados das cidades romanas de Conímbriga e de Idanha-a-Velha. Este produto será testado em duas versões adequadas a dois tipos de público-alvo. Uma tem por base uma aplicação in situ e imediata que proporciona ao visitante uma experiência sensorial imersiva. Uma segunda, é destinada ao ambiente escolar e procura dotar o contexto letivo de recursos facilitadores da percepção e apreensão de conteúdos científicos em linha com os programas educativos ministrados. Espera-se, deste modo, colmatar uma falha ainda hoje existente, relativa à articulação do conhecimento científico produzido em espaços arqueológicos e os conteúdos programáticos previstos nas Aprendizagens Essenciais e enriquecer, através do digital, o acesso ao conhecimento quer por parte do público generalista, quer do público escolar e que assenta na modelagem virtual de alguns edifícios da cidade romana de Conímbriga e produção de conteúdos pedagógicos relativos a esses mesmos espaços em articulação com os espaços modelados em Idanha-a-Velha, recursos esses que permitirão aos alunos uma janela sobre um passado “já não visível” e compreensão, in situ, do que foram as cidades de Conímbriga e de Idanha-a-Velha e como elas se integram no amplo espaço histórico-geográfico do Império Romano e de um tempo que está na origem do nosso - a nossa matriz cultural é também, na origem, marcadamente romana.
reprogram-eu.ceis20@uc.pt
IR: Sérgio Neto
Coordenação Científica: Joana Ricarte
Equipa CEIS20 Clara Isabel Serrano, Vanessa Nunes
Financiamento CEIS20 Funding: Pilot Actions
O REPROGRAM-EU (intencionalmente homófono de ‘reprogram you’) irá desenvolver uma investigação exploratória destinada a analisar de que forma os jovens cidadãos europeus se relacionam com a União Europeia (UE) e a testar um modelo de intervenção da forma como a Ação de Investigação e Inovação do Horizonte Europa combate a atual ascensão dos extremismos no continente através de uma programação cultural criativa e participativa. Considerando Portugal como um estudo de caso, irá reunir dados originais transnacionais de pontos de vista de jovens europeus sobre os valores e políticas que caracterizam a União, assim como a sua correlação com sentimentos de (des)identificação com o bloco.
Epistemologicamente, este projeto lida com a relação entre valores, políticas e identidades a partir de uma perspetiva intersubjetiva e interdisciplinar, baseando-se em métodos quantitativos e qualitativos. Irá avaliar o conhecimento dos estudantes universitários sobre a interligação entre estas dinâmicas, analisando de baixo para cima a forma como uma influencia a outra, o seu impacto na posicionalidade dos indivíduos relativamente à UE e nos processos de (re)construção de identidade. Posteriormente, esta proposta de investigação e ação irá testar um modelo de intervenção baseado nas potencialidades da programação cultural e, mais especificamente, em representações em plataformas de teatro adaptadas para promover o debate relacionado com desafios sociais contemporâneos, como a ascensão dos extremismos, as políticas exclusivistas e as crises da democracia. Para este fim, o REPROGRAM-EU irá fornecer uma oferta de formação alternativa aos estudantes da Universidade de Coimbra com a implementação de workshops de teatro participativo e disruptivo, seguidos de apresentações públicas dirigidas à comunidade, inspirada pelas técnicas do Teatro do Oprimido. As atividades e resultados do REPROGRAM-EU irão contribuir para construir sociedades resilientes e promover a inclusão, valores democráticos e direitos humanos ao proporcionarem um método de reprogramação cultural, política e individual na União Europeia, visando igualmente comunidades académicas e não-científicas.
Esta investigação destina-se a provocar um impacto político prático, assim como a transformação social. Aborda questões atuais e importantes da agenda internacional que vão para além do estudo de caso proposto, lidando com as ligações entre o aumento das desigualdades, a precariedade e a falta de perspetivas a nível individual com a tendência mundial da ascensão dos extremismos, a marginalização da diferença e a promoção de políticas exclusivistas, que têm desgastado as instituições democráticas e permitido o aumento da desconfiança neste sistema. Esta investigação irá promover o debate e chamar a atenção para estas questões e para as condições necessárias para combatê-las, agindo no seio das fronteiras da Universidade de Coimbra e para além destas. Sendo igualmente transformador INS na natureza, uma vez que se baseia numa abordagem de investigação e ação, o REPROGRAM cumpre e responde aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: número 4 – Educação de Qualidade; 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e 17 – Parcerias e Meios de Implementação. Os seus resultados irão promover valores inclusivos, pensamento político e identidades no âmbito da comunidade da Universidade de Coimbra, assim como na cidade de Coimbra em geral, divulgando o uso das artes como ferramenta para a cocriação da democracia, inclusão social e direitos humanos. A sua estratégia de alcance e sustentabilidade também aponta para o desenvolvimento de parcerias destinadas a “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para um desenvolvimento sustentável” (SDG17), na medida em que tenciona ser uma fase exploratória para uma aplicação mais abrangente do projeto de investigação.
Concluídos
Financiamento pelo CEIS20 no âmbito do financiamento plurianual do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra/CEIS20 pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Investigador responsável: João Rui Pita (2ª fase: 2017-2019; 3ª fase: 2020-2022).
Financiamento pelo CEIS20 no âmbito do financiamento plurianual do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra/CEIS20 pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Investigadores responsáveis: Ana Leonor Pereira e João Rui Pita (2017-2020), Victoria Bell.