4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
INVESTIGADORES RESPONSÁVEIS
Fernando Matos Oliveira (FLUC)
Leonor Losa (FLUC)
Vânia Rodrigues (FLUC)
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grupo4.ceis20@uc.pt |
OBJETIVOS GERAIS
O Grupo 4 promove abordagens interdisciplinares às práticas artísticas, compreendendo-as na sua dimensão estética e cultural, nas suas diferentes temporalidades, e nos seus contextos de produção histórica e inscrição sócio-política.
Entendendo que a arte é intrinsecamente interdisciplinar e reclama formas de investigação plurais, o Grupo 4 acolhe diferentes aproximações epistemológicas à produção artística:
a) Enquanto objeto sensível, ocupando-se dos seus processos de subjetivação, modos de configuração da experiência e das suas condições de inteligibilidade estética e conceptual. Esta abordagem presta especial atenção aos regimes da arte e à heterogeneidade que define o discurso, a prática e a experiência da arte na contemporaneidade.
b) Enquanto objeto de indagação, ocupando-se do modo como a arte reflete e inflecte as dinâmicas sociais, culturais e filosóficas histórica e contemporaneamente. Esta abordagem compreende a arte como agente da produção do presente, e protagoniza formas de indagação acerca da sociedade mediadas pela produção artística e cultural.
c) Enquanto contexto de produção de reflexão, compreendendo as diferentes formas de representação artística e expressiva (cinema, música, artes plásticas, artes performativas, cultura expressiva) enquanto regimes de produção de conhecimento particulares, fomentando as práticas de investigação artística emergentes e promovendo a reflexão em torno da arte enquanto sistema de saber.
Constituindo-se como plataforma de diálogo e convergência, promovendo a integração em redes nacionais e internacionais, o Grupo 4 acolhe na Universidade de Coimbra investigadores e artistas de diferentes contextos institucionais, como o Colégio das Artes, a Faculdade de Letras ou o Teatro Académico de Gil Vicente.
PRINCIPAIS LINHAS DE INVESTIGAÇÃO
- Interseção entre as esferas política e social;
- Produção de imagens/ sons/ gestos de alteridade e identidade contemporânea;
- Condições materiais, ideológicas e estéticas da produção artística em diferentes momentos históricos e no presente;
- Natureza interdisciplinar da criatividade e o esbatimento e intersecção das fronteiras entre as diferentes artes;
- Formas de mediação histórica e de representação do tempo protagonizadas por diferentes contextos, sujeitos e objetos artísticos;
- Reconfiguração das fronteiras de identidade que compõem a experiência dos sujeitos na contemporaneidade (género, classe, etnicidade, religião, etc.) mediadas pela expressão artística e o sujeito criativo;
- Inscrição das formas de produção e mediação das artes no imperativo ecológico e nos desafios multimodais da sustentabilidade ambiental e social;
- Inscrição das formas de produção artística nos movimentos de participação cívica e ativismo social que caracterizam as dinâmicas de participação política do presente;
- Articulação entre os regimes da arte e as estruturas sensíveis que premeiam os diferentes períodos históricos.