Investigação

Com o significado original de se investigar ou estudar algo de perto (registado em 1570-1590), na década de 1630 o conceito de investigação ganhou o significado de “investigação científica diligente e direcionada à descoberta” com o qual estamos tão familiarizados. Bem no século 20, a pesquisa começou a ser cada vez mais ligada ao desenvolvimento e à inovação.

No nosso centro, a investigação, o desenvolvimento e a inovação andam de mãos dadas, variando em escala desde um projeto de investigação individual até pequenos projetos exploratórios e ações-piloto de curta duração, e além disso, até à investigação em grande escala desenvolvida em consórcios nacionais/internacionais, mas todos deles num diálogo/colaboração entre Artes, Humanidades e Ciências Sociais. Nosso centro foi fundado há 25 anos como um centro de produção de conhecimento interdisciplinar, no decurso de uma “revolução metodológica” (Denzin & Lincoln; 2008, vii), quando “ocorreu uma suavização das fronteiras disciplinares entre as ciências sociais e as humanidades” (ibidem). É por isso que nós no CEIS20 acreditamos em incentivar os/as cientistas de diferentes áreas a trabalhar juntos/as em grandes questões complexas.

A estratégia de pesquisa do CEIS20 é avançada por meio de quatro eixos de domínio cruzado sobre questões cruciais, como democracia, desigualdades, era pós-digital e teorias das artes e tecnologias sociais. Nossos/as investigadores/as promovem conhecimento e trabalho coletivo por em oito grupos centrados em disciplinas. A dinâmica de trabalho de investigação representa a cultura única do Centro, aberta a novos campos e métodos, quadros conceituais, formação e tecnologias. Atualmente, o centro acolhe quatro projetos financiados pela UE (incluindo uma ERC e uma MSCA) e vários projetos nacionais. Adotamos os princípios de ciência sustentável, aberta e cidadã, com a igualdade de género e diversidade subjacentes. O progresso geral é monitorizado por uma Comissão de Acompanhamento Externa internacional de especialistas de renome mundial.

Eixos Interdisciplinares

Com o objetivo de promover a interdisciplinaridade e operacionalizar as conexões entre as duas linhas temáticas e os sete grupos (e núcleos) de investigação que o estruturam, o CEIS20 assume em 2018 desenvolver quatro eixos temáticos de investigação de cariz fortemente interdisciplinar, capazes de aglutinar diferentes áreas de saber, potenciar o trabalho colaborativo e contribuir para a afirmação do Centro à escala regional, nacional e internacional. Ponderadas as temáticas onde o Centro detém um significativo património de produção e transferência de conhecimento, bem como aquelas que por deterem um carácter estratégico importa mobilizar, estes quatro eixos apresentam-se como prioritários, nomeadamente ao nível da preparação de candidaturas a projetos de diferentes instituições. Potencializando as parcerias estabelecidas através de redes de investigação e exigindo uma nova cultura de trabalho interdisciplinar, pretende-se que possibilitem, também, uma interação mais próxima com as diferentes componentes da Formação Avançada do Centro.

Grupos de Investigação

Aqui encontrará todos os Grupos do CEIS20, com as respetivas apresentações e principais linhas de investigação.

Diálogos Interdisciplinares

Numa lógica de melhoria contínua dos processos de pesquisa e investigação científica e de estímulo a novas práticas, temáticas e soluções criativas, o CEIS20 criou espaços de debate, diálogo e reflexão: o Momento CEIS20, Projectos em Diálogo e a Oficina de ideias. Neste contexto, deve também ser enquadrado o Encontro de Jovens Investigadores.
Simultaneamente, observa-se com uma periodicidade trimestral as reuniões de Coordenadores – linhas, grupos e corpo editorial –, promovendo momentos em que a dinâmica de investigação do Centro é discutida e avaliada, bem como são perspetivados os objetivos, as necessidades e as realizações de diferentes eventos científicos.

Projetos

Embora limitados no tempo e condicionados por diferentes tipos de critérios institucionais vinculados aos requisitos dos vários concursos, os projetos de investigação são a alma de qualquer centro de investigação. Financiados através de uma variedade de canais, acordos, protocolos e redes competitivas e comunitárias, desde municipais, regionais e nacionais até bilaterais e europeias, os projectos de investigação contribuem para o sucesso do centro porque ajudam a

  • promover visibilidade (inter)nacional e a construir comunidades de investigação;
  • manter-se atualizado nas metodologias existentes e criar metodologias inovadoras;
  • ficar reconhecido entre pares e redes internacionais;
  • publicar com rigor e qualidade;
  • envolver os stakeholders de forma ativa.

Os investigadores do CEIS20 desenvolvem projetos individuais financiados através de agências competitivas como a FCT, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Comissão Europeia, bem como colaboram com toda a gama de atores institucionais na realização de esforços de investigação para enfrentar desafios sociais complexos.

Para apoiar iniciativas de investigação emergentes dos/as investigadores/as do CEIS20, a Coordenação Científica do CEIS20 atribuiu recentemente fundos para criar um programa de financiamento interno para projetos até 12 meses que sirvam como ações piloto para promover a adesão ativa ao financiamento competitivo e à construção de consórcios.

Redes e Parcerias

Consulte as várias redes e parcerias que o CEIS20 é membro ativo.

Prémios e Distinções

Financiamento

Nesta secção poderá encontrar informações essenciais sobre as oportunidades de financiamento disponíveis para apoiar a investigação científica. Reconhecendo a importância crucial que os recursos financeiros desempenham no impulso para a inovação e a descoberta, o nosso Centro fornece orientações abrangentes sobre diversas fontes de financiamento, como programas de fundos europeus, fundos nacionais, bem como outras opções de financiamento.

Espaço do/a Investigador/a

O Espaço do/a Investigador/a foi especialmente criado para atender às necessidades dos/as investigadores/as do CEIS20, no qual é disponibilizado um conjunto abrangente de recursos essenciais para a sua atividade científica, reunidos de forma organizada e facilitando o acesso aos principais mecanismos de apoio à investigação.