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Doutoramento em Estudos Contemporâneos

Estudar as incertezas da complexidade contemporânea

O Doutoramento em Estudos Contemporâneos (DEC) assume-se como um reservatório de conhecimento e práticas científicas, metodológicas e pedagógicas, capazes de enfrentar as incertezas da complexidade contemporânea. Para isso, dota-se de um ambiente intenso de promoção e criação de conhecimento interdisciplinar, no qual promove o estudo dos processos e sistemas complexos inerentes às relações entre os domínios da Humanidade, da Sociedade e do Artefacto (material e imaterial), enquadrados nas transformações interativas do tempo, da natureza e do meio ambiente.

Vetor fundamental do projeto científico do CEIS20, o DEC concretiza-se no estudo das relações existentes entre os atos intencionais de criação humana, a influência e condicionamento de ambientes naturais ou artificiais e os sistemas complexos que daí resultam. Cultiva-se a investigação do conhecimento interconectado, alicerçado em pensamento crítico e inclusivo, reunindo um vasto e destacado corpo docente e investigadores com um marcado perfil internacional.

Objetivos a atingir e competências a desenvolver

O DEC produz e dissemina conhecimento científico, capaz de promover e estruturar soluções tecnológicas que viabilizem respostas às necessidades inerentes da complexidade contemporânea.

Com este objetivo e um programa curricular disciplinar e tematicamente diverso no âmbito das humanidades, artes e ciências sociais (incluindo abordagens às ciências da vida e tecnologias), o DEC forma investigadores autónomos, rigorosos, audazes e imaginativos, dotados de raciocínio científico e crítico, capazes de pensar a complexidade contemporânea e intervir nela com base no uso e produção de conhecimento interdisciplinar.

Congregando ferramentas teóricas e metodológicas, e abordagens epistemológicas de diferentes disciplinas, como a história, a ciência política, os estudos artísticos, as ciências da informação, as ciências da comunicação, as ciências da educação e as ciências da saúde, os estudantes do DEC ampliarão significativamente o seu grau de autonomia, confiança e eficácia enquanto investigadores, sendo capazes de estruturar abordagens interdisciplinares e/ou comparativas em temas micro, meso ou macro. Terão maior capacidade de conceber, aplicar e avaliar soluções tecnológicas que, derivadas de várias área.

Ao participar ativamente na estrutura de formação avançada do CEIS20, os/as doutorandos/as do DEC inserem-se no ecossistema global de produção de conhecimento interdisciplinar desta unidade de investigação. Têm acesso a inúmeras palestras e conferências com especialistas nacionais e internacionais, oportunidades de formação complementar, integração em equipas de projetos científicos, organização de eventos e publicações, constituição de redes e missões, beneficiando de um especial enquadramento financeiro para a sua investigação e internacionalização. Neste âmbito, realiza-se regularmente o Encontro de Jovens Investigadores. Ao promover competências e produção de conhecimento transversal, o DEC prepara investigadores juniores para carreiras dentro e fora da academia, promovendo relações com a sociedade civil, o meio empresarial e os organismos públicos.


Estrutura Curricular

  • O Curso de 3º Ciclo em Estudos Contemporâneos tem a duração de 4 anos (240 ECTS).
  • O 1º Ano do Curso consta de 3 Seminários semestrais de 30 horas cada (15x2 horas semanais).
  • A passagem para o 2º Ano do Curso depende da obtenção de classificações positivas a todas as unidades curriculares e de uma média igual ou superior a 14 valores no conjunto do 1º Ano.
  • Aos estudantes que concluam apenas o 1º Ano do programa de doutoramento será atribuído um Diploma de Curso de Especialização.
  • Do 2º a 4º Anos haverá três Seminários de Acompanhamento unidades curriculares anuais de natureza tutorial, orientadas pelo investigador integrado do CEIS20 responsável pela orientação da tese de doutoramento.
  • Do 2º ao 4º anos decorre a investigação para elaboração da TESE, unidade curricular plurianual.

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