Os Winter Seminars – Discussing Long-Term Analysis, organizados pelo CEIS20, regressam em março de 2024 com uma sessão sobre “Street food: feeding the city”, que terá lugar no dia 21 de março, às 16:00h (GMT - Lisboa). Contará com a participação de Alexandra Livarda (Instituto Catalão de Arqueologia Clássica (ICAC), Espanha), com uma comunicação intitulada "Feeding the Roman cities: an archaeobotanical approach to tastes and commerce in the Roman provinces", e João Pedro Gomes (Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Portugal) com o título “Feeding the streets: food services in Early Modern Lisbon”.

A inscrição é gratuita.

Dulce Freire, Leonardo Aboim Pires e Mariana Rodrigues – CEIS20
Grupo de Pesquisa 8 – Laboratório de Longo Prazo em Mudança de Paisagens

Notas biográficas
Alexandra Livarda é uma investigadora do Instituto Catalão de Arqueologia Clássica (ICAC, Espanha) e estuda as interações entre humanos e plantas ao longo do tempo. A sua investigação atual centra-se na arqueologia da alimentação no mundo romano e medieval, bem como na agricultura do Egeu do Bronze Final ao início da Idade do Ferro, e no desenvolvimento de novas ferramentas metodológicas para a identificação de práticas agrícolas passadas combinando arqueologia experimental e computacional. Publicou amplamente sobre uma série de tópicos, desde o surgimento da agricultura até o desenvolvimento dos gostos e do comércio de alimentos no passado histórico. Também dirigiu ou (co)/dirigiu projetos de investigação arqueobotânica em vários projetos, incluindo alguns dos locais mais emblemáticos do Egeu, como o Palácio Menor em Cnossos, Creta e Lefkandi, Eubeia.

João Pedro Gomes é investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra associado ao projeto de investigação "DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia", onde desenvolve investigação nas áreas da história da doçaria portuguesa, cultura material associada à mesa e à cozinha, literatura culinária/gastronómica, bem como práticas sociais e culturais em contexto alimentar, com especial enfoque na Idade Média e Moderna portuguesa. Publicou artigos em diversas revistas, além de capítulos de livros. Doutorou-se (2023) em "Património Alimentar: Culturas e Identidades" pela Universidade de Coimbra, com a tese "Os Doces Portugueses. Origens de um património alimentar (séculos XVI a XVIII).

Form not found