O Seminário Luso-Brasileiro “História da Educação: Memórias, Instituições e Vivências Escolares” é um espaço dedicado ao compartilhamento de estudos em andamento e/ou concluídos, visando aprofundar reflexões relacionadas com a história das instituições escolares, memórias docentes e vivências pedagógicas, concebidas em suas diversas facetas. Os vestígios encontrados nos acervos escolares e nas memórias docentes representam um campo fértil para compreender a materialidade das relações historicamente construídas, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Portanto, a preservação e guarda desses vestígios contribuem significativamente para a realização de pesquisas sobre a trajetória histórica das instituições educativas, das trajetórias docentes, bem como sobre as vivências e conhecimentos desenvolvidos em seu interior.

Os objetivos deste seminário são: promover o encontro entre pessoas que investigam na área da educação com foco na história da educação; favorecer o debate teórico problematizador sobre memórias docentes, refletindo sobre os ambientes e vivências escolares diante dos modelos educacionais consolidados em diferentes temporalidades.

Consulte todas as informações sobre a atividade e aceda ao link de inscrição.