Menores especialmente vulneráveis: A responsabilidade social e educativa

Com a publicação do Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho, a inclusão dos alunos na escolaridade obrigatória ganhou novo sentido no sistema de ensino português. No normativo, explica-se que “visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos”. Assim, as práticas de inclusão têm necessariamente de atender a tais diversidades, contando-se, entre elas a(s) vulnerabilidade(s) dos alunos. Na ação, detemo-nos neste aspeto, incidindo na responsabilidade social e escolar pelos menores vulneráveis, destacando o papel dos profissionais de educação e formação. Destinatários. Professores dos diversos níveis de ensino e disciplinas. Estudantes do Ensino Superior, Educadores e Formadores em geral.


Entidade Formadora CCPFC/ENT-AP-0496/21

PLANO DE AÇÃO DE FORMAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO

Esta formação, coorganizada pelo CEIS20, conta com as investigadoras integradas Helena Damião e Isabel Festas na sua Comissão Organizadora (Grupo 5 – Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais).

Conteúdos
1. Perspetivas de inclusão e vulnerabilidade(s) dos menores
2. Responsabilidade social pelos menores vulneráveis
3. Responsabilidade educativa da escola
4. Responsabilidade dos profissionais de educação e formação

Objetivos
1. Retomar os conceitos de “inclusão” e “vulnerabilidade”
2. Refletir sobre a responsabilidade de instituições sociais (com destaque para a escola) e dos seus profissionais

Formador
Daniel de la Rosa Ruiz, professor doutorado da Universidade Francisco de Victoria (Madrid)

Regime Misto
Presencial – Local: 4.8 da FPCE-UC
E-Learning – Dados de acesso enviados, posteriormente, aos inscritos Inscrição: https://forms.gle/vhqPV6TzKrGsw6x27

Data
7 de dezembro de 2023
N.º horas. 3 horas – 17h00 às 20h00

Entidades organizadoras
Associação de Professores de Latim e Grego(APLG) |Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | Mestrado de Educação Inclusiva e Sociedade do Conhecimento | Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra

Equipa organizadora
Maria Helena Damião, Célia Mafalda Oliveira, Isabel Festas, Maria José Ayuso, Isaltina Martins

Referências bibliográficas

  • de la Rosa Ruiz, D., Giménez Armentia, P. & de la Calle Maldonado, C. (2019). Educación para el desarrollo sostenible: el papel de la universidad en la Agenda 2030. Revista Prisma Social, (25), 179–202. https://revistaprismaso-cial.es/article/view/2709
  • Giménez Armentia, P., de la Rosa Ruíz, D. & Barahona Esteban, Á. (2021). El papel de la Universidad en la erradicación de la pobreza y la desigualdad: Edu-cación para la responsabilidad social. Cuadernos Salmantinos de Filosofía, 47, 353–380. https://doi.org/10.36576/summa.132194
  • de la Rosa Ruiz, D., Giménez Armentia, P. & Barahona Esteban, A. (2022). Una propuesta educativa de formación integral desde la Universidad. Revista Prisma Social, (37), 58-81. https://revistaprismasocial.es/article/view/4614
  • de La Rosa-Ruiz, D. (2023). Measurement and analysis of education for sustai-nable development in vulnerable environments within the framework of the 2030 Agenda. International Journal of Sociology of Education, 12(3), 293–316. https://doi.org/10.17583/rise.12351

Nota biográfica do formador/conferencista
Licenciado em Humanidades y Periodismo y Docência. Professor de Responsabilidade Social do Departamento de Humanidades da Universidade Francisco de Victoria (Madrid). Diretor da Cátedra Santander de Responsabilidade Social. A sua principal linha de investigação é a educação para a justiça social e o papel da escola na formação, bem como a educação para menores vulneráveis.