21 de março | 14h30 | Sala de Seminários + Online

Olalla López Costas (Universidade de Santiago de Compostela), investigadora na área de Arqueologia e Doutorada em Antropologia Física e Forense, é a próxima convidada para a os Eixos do Conhecimento InterdisciplinarCiclo de Palestras do Doutoramento em Estudos Contemporâneos (DEC), com a comunicação intitulada “Un pasado tóxico: esqueletos, metales y epidemias”.

A sessão será ministrada em Castelhano e será igualmente transmitida através da plataforma Zoom e do canal do Youtube do CEIS20.

4.3%20Olalla.png

IMG_8369.png

olalla-lopez-costas-pt

Resumo
Através de diferentes estudos de caso de Espanha, Portugal, Suécia e Finlândia, esta comunicação vai analisar uma história diferente. Nela, os esqueletos são os protagonistas, pois através da sua análise observamos como os avanços tecnológicos têm tido um impacto na nossa saúde. Vamos falar da poluição metálica no Império Romano, da importância do trabalho das mulheres no mundo Viking, mas também de como as novas rotas comerciais mudaram os hábitos alimentares ou causaram epidemias.

Biografia
Olalla López Costas é Investigadora de Arqueologia na Universidade de Santiago de Compostela (USC) e coordenadora da Unidade de Bioarqueologia do CRETUS (USC-EcoPast). Licenciada em Biologia, é doutora em Antropologia Física e Forense, e é investigadora e professora colaboradora na Universidade de Estocolmo. A sua principal linha de trabalho é a reconstrução do estilo de vida, bem como a relação entre os seres humanos e o ambiente, através do estudo de restos humanos e materiais necrópoles. Tem também trabalhado na reconstrução paleo-ambiental através da análise de turfeiras e sedimentos lacustres. É investigadora principal do projeto ERC Consolidator Grant "PollutedPast: Environmental metal pollution revealed in archaeological human remains". É uma forte defensora da quebra de barreiras entre disciplinas.