28 de fevereiro | 16h | Anfiteatro VI, FLUC

jean-michel-guieu-pt

Jean-Michel Guieu (Université de Paris-1 Panthéon-Sorbonne) estará presencialmente no Anfiteatro VI da Faculdade de Letras da UC, atividade incluída nos Eixos do Conhecimento Interdisciplinar – Ciclo de Palestras do Doutoramento em Estudos Contemporâneos (DEC), com a comunicação intitulada “The rebirth of the European Idea. From World War II to the foundation of the Council of Europe”.
A sessão será igualmente transmitida através da plataforma Zoom e do canal do Youtube do CEIS20.

Resumo
O trauma da Segunda Guerra Mundial reavivou fortemente uma consciência europeia e o ativismo pró-europeu conheceu então uma verdadeira "era de ouro", que culminou com o "Congresso da Europa" realizado em Haia em Maio de 1948, reunindo cerca de 800 participantes.

O contexto da Guerra Fria desempenhou também um papel crucial em prol da unidade europeia. O Plano Marshall deu origem à Organização para a Cooperação Económica Europeia, mas as ambições desta instituição foram largamente contrariadas pelas diferenças fundamentais entre a abordagem francesa e britânica em relação à unidade europeia, que também caracterizaram as negociações que levaram à criação do Conselho da Europa em 1949.

No entanto, o projeto europeu adquiriu a partir deste momento fundador três características importantes que marcariam a sua história durante muito tempo: a sua ocidentalização, a sua dimensão principalmente económica e a impossibilidade de construir a Europa sobre o binómio franco-britânico.

Biografia
Jean-Michel Guieu é Professor Associado de História Contemporânea na Universidade de Paris-1 Panthéon-Sorbonne. Os seus principais interesses de investigação dizem respeito ao estudo do pacifismo e activismo pró-europeu, à Liga das Nações e à história do direito internacional. Publicou nomeadamente Le Rameau et le Glaive. Les militants français pour la Société des Nations (Presser de Sciences Po, 2008), Gagner la paix 1914-1929 (Seuil, 2015). Também coeditou vários volumes sobre Le Congrès de l'Europe à La Haye, 1948-2008 (Peter Lang, 2009), Les Défenseurs de la paix, 1899-1917 (Presses universitaires de Rennes, 2018), La paix dans la guerre. Espoirs et expériences de paix, 1914-1919 (Éditions de la Sorbonne, 2022).