Um balanço dos 3 dias do encontro

O Congresso Internacional "Pensar o Século XX. Olhares do século vinte e um" reuniu vários/as investigadores/as e oradores/as convidados/as, como Franco “Bifo” Berardi, Lília Moritz Schwarcz, Odd Arne Westad e Vanessa Schwartz, para discutir e refletir sobre o século XX e o seu impacto no século XXI.

Os oradores convidados permitiram-nos discutir temas como cultura, história, política e economia. Franco “Bifo” Berardi, por exemplo, abordou o impacto do sistema capitalista nas subjetividades contemporâneas, afirmando que apenas a deserção e a recusa coletivas podem constituir o caminho para uma mudança contra o “abismo” da atualidade. Já Lília Moritz Schwarcz falou sobre as grandes “marcas” que determinaram o início de um novo século, como as Grandes Guerras, a apelidada “Gripe Espanhola”, que foi no início do século passado acompanhada de um boom de vendas de cloroquina, e como se viveu então num tempo anacrónico, de notícias fabricadas e fotografias manipuladas pelos regimes autoritários, estabelecendo um paralelismo muito claro com o século atual.

Odd Arne Westad abordou o caso das reformas económicas Chinesas dos últimos anos do século XX e a forma como moldaram totalmente o mercado económico global neste início de novo século, enquanto Vanessa Schwartz falou sobre a conceção do tempo no século XX, e em particular como o cinema mudou a perceção temporal, apelidando os anos 50 de “The Jet Age”, com uma forte influência na sociedade contemporânea.

O congresso foi igualmente um momento para os/as investigadores/as apresentarem o seu trabalho e trocarem ideias e opiniões com outros/as investigadores/as e alunos/as. Todos/as os/as participantes debateram sobre aspetos relevantes da história do século XX, nas várias áreas da sua investigação: história e memória, história da arte, estudos culturais, artísticos e literários, filosofia, ciências da comunicação, pedagogia, humanidades digitais, economia e ciências sociais, estudos do clima e do ambiente, ciências naturais e tecnologia, estudos urbanos e das mobilidades.

O CEIS20 e a Comissão Científica do Congresso agradecem o acolhimento da FEUC a este evento, e também a participação de todos os intervenientes, em especial ao seus quatro oradores convidados, e a Cláudia Cavadas (Vice-Reitora para a Investigação e o 3º Ciclo, UC), Delfim Leão (Vice-Reitor para a Cultura e a Ciência Aberta, UC) e Álvaro Garrido (Diretor da Faculdade de Economia, UC).

Relembramos que está aberta, até 31 de março, a submissão de propostas para a Revista Estudos do Século XX, sob o mesmo tema do Congresso, e aceita artigos em inglês, português, francês ou espanhol.